collapse

Pesquisa



Votação

A Primeira parte do exame FEV 2013 correu-me:

Excelente.
3 (2.7%)
Razoavel.
70 (63.6%)
Mal.
26 (23.6%)
Muito mal.
2 (1.8%)
Não pretendo responder.
2 (1.8%)
Não fiz exame
7 (6.4%)

Votos totais: 106

Votação encerrada: Março 10, 2013, 11:47:36 am

Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013

  • 23 Respostas
  • 15492 Visualizações
*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« em: Fevereiro 23, 2013, 11:42:14 am »
Caríssimos/as colegas "Pré-TOC",


Esperamos que vos tenha corrido de forma positiva a realização da primeira parte da prova (visto a segunda ter sido anulada por irregularidade s nas respostas), mesmo com a situação que se coloca e visto esta ser absolutamente inesperada gostava de contar mesmo assim com a vossa opinião relativa a parte já realizada. Participem por favor.



Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:
1 - Versão
2 - Parte
3 - Questão (sequencial)
4 - Alínea por si escolhida.
5 - Grau de dificuldade encontrado na resolução.
6 - O forum "contabilistas. net" contribui positivamente na sua preparação para a prova?
7 - Acha importante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais "propostas de resolução"?
 
NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Analise ao exame FEV 2013".
http://contabilistas.info/index.php?board=158.0

Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho
« Última modificação: Fevereiro 23, 2013, 01:22:48 pm por contabilistas.net »
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Dora A

  • ****
  • 420
  • 10
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação no Exame OTOC FEV 2013
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2013, 12:51:11 pm »
Bom dia colegas,
 O teste foi anulado na 2ª parte, lá teremos ir novamente, que nervos.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2013, 01:03:33 pm por Dora A »
Cumprimentos
Dora A

*

Offline Alex

  • **
  • 34
  • 0
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #2 em: Fevereiro 23, 2013, 01:38:58 pm »
Boa tarde,

É inadmissível mas a 2ª parte do exame foi anulada porque a versão C continha as respostas certas a cinzeto!?!?!?
Dá para acreditar?!? A OTOC deveria se passar a chamar a Desordem TOC.
E agora o que vamos fazer? quando será o exame? e quem não puder na data definida?
Gostaria de saber a V/ opinião sobre este assunto.

Obrigada.





*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #3 em: Fevereiro 23, 2013, 01:52:54 pm »
A 2a parte foi anulada mas eu gostava de participar no debate da 1a parte. Acho que teremos de repetir a 2a parte apenas, pelo monos foi isso que foi dito na comunicação lida pelos júris na minha sala.
Versão B
1 nao respondi...
2 arrisquei na d - Nenhuma das anteriores
3 arrisquei na c - Deve ser reconhecido... 7816
4 c - o trespasse não está sujeito a Iva
5 b - o reporte não pode exceder 75% do LT
6 não respondi...
7 c - 22%
8 c - o Toc pode acumular funções não precisa de autorização da entidade patronal
9 arrisquei na b - pode patrocinar (nao estou nada segura... temo ter errado)
10 b - pode manter relação profissional
11 c - rendimentos cat A... 15000€ (há opiniões divergentes)
12 c - 7500
13 c - credito 242 de 2500€
14 c - aumenta custo mercadorias vendidas
15 d - 37,5%
16 nao respondi
17 d - gasto do período
18 a - EBITDA
19 b - no balanço
20 a - 21500€ (mas há quem diga 19000€... Não sei quem terá razão...)
21 d - nenhuma das anteriores (mas tenho duvidas...)
22 d - nenhuma das anteriores
23 c - nenhuma das anteriores
24 b - nunca é aceite (mas há quem diga que pode excepcionalmen te ser e a pensar bem na volta errei...)
25 b - reconhecer uma provisão

- O contabilistas. net é fundamental e imprescindível para o sucesso na preparaçao para a realização do exame de acesso à ordem

- As propostas de resolução são apenas propostas e podem diferir em algumas questoes da grelha da Otoc mas é sem dúvida uma base de apoio para a análise da nossa prestação e também para o estudo das futuras preparações de colegas para realizarem o exame de acesso! Se a proposta deverá ser dividida por temas e colocada em tópico próprio isso já é uma decisão do fórum. A minha opinião como tem sido feito é excelente mas a mudar alguma coisa sugiro é que no debate individual das questões deve ser introduzido uma entrada com a resolução "oficial" da pergunta!

Obrigada por tudo!!!
Saudações (",)
Saudações cordiais (",)

*

Offline Alex

  • **
  • 34
  • 0
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #4 em: Fevereiro 23, 2013, 02:21:16 pm »
A minha resolução do teste da parte I:

1 - Poderá adoptar NCRF-PE
2 - Nenhuma das anteriores - Contingências
3 - Não deve ser efetuado nenhum registo contabilistico
4 - trespasse - operação não sujeita IVA
5 - nenhum das anteriores
6 - deverá advertir q viola a lei
7 - respondi erradamente - correta -iva 23%
8 - pode acumular o exercicio de toc c sociedade profissionais
9 - não poderá patrocinar
10 - não pode prestar assistência
11 - rendimentos cat. A - 15.000€ ( valor pago)
12 - 7.500
13- a credito 242 - 2.500
14 - aumenta o custo das mercadorias vendidas
15 - 37,5%
16 - nao fiz
17 - um gasto do periodo
18 - não puderá mudar de critério de mensuração a meio do periodo
19 - no balanço, deduzido o saldo caixa e depositos bancários
20 - 19.000
21 - nenhuma das anteriores
22 - nenhuma das anteriores
23 - custo das vendas - pq achei que se tratava de uma locação operacional - acho q está errada
24 - pode excepcionalmen te
25 - deveria ter reconhecido uma provisão


- Agradeço todo o apoio ao contabilistas. net.



Obrigada !!!

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #5 em: Fevereiro 23, 2013, 02:29:50 pm »
Veja o que é aqui referido neste tópico por favor.

Citar
Caríssimos/as colegas "Pré-TOC",


Esperamos que vos tenha corrido de forma positiva a realização da primeira parte da prova (visto a segunda ter sido anulada por irregularidade s nas respostas), mesmo com a situação que se coloca e visto esta ser absolutamente inesperada gostava de contar mesmo assim com a vossa opinião relativa a parte já realizada. Participem por favor.



Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:
1 - Versão
2 - Parte
3 - Questão (sequencial)
4 - Alínea por si escolhida.
5 - Grau de dificuldade encontrado na resolução.
6 - O forum "contabilistas. net" contribui positivamente na sua preparação para a prova?
7 - Acha importante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais "propostas de resolução"?
 
NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Analise ao exame FEV 2013".
http://contabilistas.info/index.php?board=158.0

Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho




Boa tarde,

Eu fui a exame hoje, a minha versão é a A e gostava de saber se já alguém tem a resolução da 1ºparte, visto que a 2ºparte já temos a solução ;).
Obrigado.

:)
Sofia
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline António S

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #6 em: Fevereiro 23, 2013, 02:46:11 pm »
Olá a todos,

Relativamente à anulação da 2ª parte do exame, foi uma grande falha (quase inqualificável) o que aconteceu. Não sei como é que a OTOC irá repor à "Ordem", pois esta situação poderá condicionar a vida daqueles que se submeteram a exame e cumpriram criteriosament e com as suas obrigações. Na minha perspectiva penso que deveria ser dado a escolher entre realizar novamente exame (só a 2ª parte) ou ficar com a nota relativa apenas à primeira parte, de forma a minimizar os prejuízos a todos aqueles que tinham a sua vida organizada e que contavam efectuar o exame todo hoje.
Vamos aguardar para ver o que a Ordem irá decidir, mas pela comunicação que foi dada parece que teremos todos que efectuar a 2ª parte, e se assim for, penso que deveria ter o mesmo grau de dificuldade da deste exame.

O quadro com as respostas que foi colocado neste fórum já está a funcionar ou irá ser ainda criado, pois quando tentei aceder deu erro.

Cumprimentos.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2013, 02:47:55 pm por António Salta »

*

Offline phiillippa

  • ****
  • 235
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2013, 02:49:44 pm »

Boa Tarde

1- a minha versão era B.
2- parte I
3- respostas foram:
 1)b respondi NCRF-PE mas penso que está incorrecta , uma vez que não li o artigo todo devia ser NCRF porque a mãe está obrigada a NCRF e segundo o artº 9 do dec lei158/2009 nº 3 "nos casos em que uma pequena entidade integre o perimetro de consolidação de uma entidade que apresente demonstrações financeiras aquela não pode aplicar o regime de NCRF-PE"
 2) d)nenhuma das anteriores uma vez que não foi efectuada ainda e pode não vir a ser efectuada reconhecia so no anexo;
 3)  a) não reconhecer contabilistica mente- com o mesmo raciocinio.
 4) não fiz;
 5) b) 75% segundo o artº 52-nº2 circ;
 6) nao fiz;
 7)c) deverá liquidar iva a taxa de 22%;
 8)não fiz ;
 9) b) poderá patrocinar o curso de mestrado -uma vez que é só o nome da firma que apareçe.artº53 nº 1;
 10-b) sem certeza de que pode manter a sua relação profissional e prestar assistencia de gestão a sapataria da esposa;
 11- c) rendimento da categoria A do irs devendo ser considerado 15000€;
 12-7500€;
 13-c) 242 por 2500€;
 14- b) reduz o cmv ,mas esta mal pode devia ser aumentar o cmv....
 15- b) 62,5%;
 16- c) reduzir 125 pares de botas ;
 17-d) gasto do periodo;
 18- b) não pode alterar o critério de mensuração a meio do periodo de reporte.;
 19- não fiz;
 20- respondi d) sem certeza uma vez que não estava a conseguir chegar a nenhum dos resultados.;
 21- d) nenhuma das anteriores;
 22-a) gasto operacional de natureza fixa, mas sem certeza, acho que devia ser a d) gasto operacional variavel.;
 23- d) nenhuma das anteriores -considero que era gasto de investiment.
 24- a) pode ser excepcionalemn te aceite para efeitos fiscais;
 25- b) deveria reconher uma provisão para os processos em curso.

5- o grau do exame médio;
6- o forum contribuiu positivamente,para o meu estudo nas resoluções de exames anteriores e de duvidas existentes.
7-acho importante disponibilizar em a proposta de resolução para termos uma ideia de como nos correu e com o que podemos contar.

os meus melhores cumprimentos
FC
Cumprimentos
Filipa Costa

*

Offline Sofia Silva

  • **
  • 20
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #8 em: Fevereiro 23, 2013, 02:57:41 pm »
Boa tarde,

As respostas à parte I - Versão A:
1- NCM
2- redução de rendimentos D/718
3 - Não deve ser efetuado qq registo
4 - haverá lugar a isenção de iva
5  - 75%
6- não respondi
7- 23%
8 - não respondi
9- poderá ser patrocinado
10 - não respondi
11 - rendimento cat a 15000€
12 - 7500
13 - C/242 - 2500
14 - reduz cmv (li mal :( ) - aumenta cmv
15 - 37,5%
16 - não respondi
17 - gasto do periodo
18 - não pode utilizar fifo e cmp
19 - fluxos de caixa
20 - 18500 (!!)
21 - não pode aplicar o metodo QD
22 - nenhuma das anteriores
23 -não respondi
24 - não respondi
25 - deveria ter reconhecido uma provisão

Não achei esta parte dificil, mas a informação muito densa :(

Obrigado!!

*

Offline mansotania

  • **
  • 37
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #9 em: Fevereiro 23, 2013, 03:40:55 pm »
Boa tarde,

É inadmissivel o erro do OTOC, uma vez que eles exigem tanto de nós e depois acontece semelhante coisa.

Não sei se estão de acordo comigo, mas ter de repetir o exame seria uma falta de consideração para todos os que tanto se esforçaram para o realizar hoje. O mais justo seria eles atribuirem a cotação total a todos os membros estagiários.

Pode não ser a solução que a OTOC desejaria, em termos financeiros, mas seria a mais justa.

Enfim, vamos ver o que eles decidem, mas, para mim, voltar a repetir o exame está fora de questão.

Cumprimentos
Tânia Rodrigues

*

Offline TiagoMarques

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #10 em: Fevereiro 23, 2013, 04:13:05 pm »
Boa Tarde,

Concordo plenamente que este exame devia ser atribuida a pontuação máxima a todos os que ficaram prejudicados com esta situação, no meu caso daqui a um mês estarei ausente de Portugal se o exame se realizar no dia 23-03-2013 não o poderei ir fazer. Estou bastante preocupado com esta situação. Veremos o que a ordem vai fazer.

Cumprimentos

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #11 em: Fevereiro 23, 2013, 04:31:55 pm »
Solicito que neste tópico abordem o que é pedido.

Obrigado
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline John5

  • **
  • 7
  • 0
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #12 em: Fevereiro 23, 2013, 05:20:40 pm »
Boa tarde,

É inadmissivel o erro do OTOC, uma vez que eles exigem tanto de nós e depois acontece semelhante coisa.

Não sei se estão de acordo comigo, mas ter de repetir o exame seria uma falta de consideração para todos os que tanto se esforçaram para o realizar hoje. O mais justo seria eles atribuirem a cotação total a todos os membros estagiários.

Pode não ser a solução que a OTOC desejaria, em termos financeiros, mas seria a mais justa.

Enfim, vamos ver o que eles decidem, mas, para mim, voltar a repetir o exame está fora de questão.

Concordo em pleno ctg até pk n vou voltar a estudar novamente. Estive um mês a estudar afincadamente sem contar com o curso de preparação desde Dezembro que andei nele. Eles agr que nos dêem a cotação das questões anuladas como têm vindo a fazer. Não vou despender nem mais um minuto a estudar. A incompetência é deles, e podem ter a certeza, eu e muitos mais vamos mandar cada um uma carta para a OTOC a protestar esta situação para que nos dêem a cotação às 25 questões. É inadmissível o que aconteceu. Tanto tempo perdido a estudar para acontecer isto. N vou retornar a estudar para ir de novo a exame. Quem me garante que isto não se repete novamente? Façam cm eu e mandem uma carta a protestar.

*

Offline cpribeiro

  • **
  • 7
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #13 em: Fevereiro 23, 2013, 09:17:30 pm »
Boas noite, não sei se é relevante para o caso mas como se debate tambem aqui a anulação da 2ª parte do exame fica aqui a noticia para quem achar interessante.. .

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3070859&page=1

*

Offline Lubinta

  • ****
  • 433
  • 10
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação na parte I do Exame OTOC FEV 2013
« Responder #14 em: Fevereiro 24, 2013, 09:02:58 am »
Bom dia,
 
1- a minha versão era B.

2- parte I

3- respostas foram:
 1) b) NCRF-PE;
 2) b) Como uma redução dos rendimentos em 2013(...);
 3) a) Não reconhecer contabilistica mente;
 4) Inicialmente escolhi a resp c), por ser uma cessão de inventários, mas depois fui ler o artigo sobre transmissões  e deixou-me confusa, respondi a  a) sujeita a IVA;
 5) b) 75% segundo o artº 52-nº2 circ;
 6) Nesta questão tive muitas dificuldades, inicialmente respondi a b), mas troquei para a c);
 7) b) deverá liquidar iva a taxa de 23%, fiquei com duvidas por ser uma revenda, mas como é a empresa do continente que está a facturar...;
 8- Inicialmente coloquei a c) porque pode acumular, mas troquei pela a) porque se no contrato individual de trabalho mencionar exclusividade, o TOC não pode acumular, só autorizado pela Entidade Patronal;
 9) c) Não poderá patrocinar o curso de mestrado ;
 10) d) Muitos dúvidas, o meu raciocinio foi se o TOC, exercer funções de TOC, irá beneficiar com a situação e no CD art. 2º, diz-nos que " No exercício das suas funções, os técnicos oficiais de contas devem respeitar as normas legais e os princípios contabilístico s geralmente aceites, adaptando a sua aplicação à situação concreta das entidades a quem prestam serviços, evitando qualquer diminuição da sua independência em razão de interesses pessoais ou de pressões exteriores (...), " e também tendo em conta o princípio da equidade;
 11) c) Rendimento da categoria A do irs devendo ser considerado 15000€;
 12) c) 7500€;
 13) c) 242 por 2500€;
 14) c) Aumenta o cmv;
 15) b) 62,5%, coloquei esta resposta mas depois de chegar a casa, acho que está errada, é a resposta d) 37,5% ( (50/80)-1);
 16) a) Reduzir o Ponto Critico de vendas para 375, mas nesta questão acho que estaria certa também a resposta c), muitas duvidas ;
 17) d) gasto do periodo;
 18- Inicialmente coloquei a c), mas acho que cai na ratoeira, porque alterei para a a);
 19) Inicialmente coloquei a a), mas depois alterei para a b), não sei se está correcto... ;
 20) respondi a), mas com muitas duvidas, depois de ter chegado a casa vi que fiz asneira,nesta;
 21) c) não pode depreciar por ser de valor reduzido;
 22) Inicialmente coloquei a a) gasto operacional de natureza fixa, mas troquei para a c) custo de distribuição, por se tratar de um toldo para a loja;
 23) d) nenhuma das anteriores;
 24) c) mas com muitas duvidas;
 25) b) deveria reconhecer uma provisão para os processos em curso.

5- O grau de dificuldade encontrado-  médio;

6- O forum foi uma mais valia, eu trabalho no departamento financeiro de um Hotel, e como tal é contabilidade diferente da que se faz num escritório normal de contabilidade, muitas das coisas já tinha esquecido e serviu para reavivar alguns conceitos que dei nas aulas, porque se é algo que não fazemos diariamente, acaba por ser esquecido, e já dei esta matéria há quase uns 6 anos.... Mais uma vez aproveito para agradecer ao Contabilistas. net, todo o apoio que tem dado, MUITO OBRIGADA! :) ;

7- Considero importante disponibilizar em a proposta de resolução para termos uma ideia real de como nos correu a 1ª parte e aproveitar para estudar mais um pouco para a 2ª parte, apesar de ter sido vergonhoso, eu tirei duas semanas para estudar, mas sinto que poderia ter estudado mais, e ter aproveitado melhor o mês de Dezembro e Janeiro, e para mim isto é mais uma oportunidade. Para mim é a 1ª vez que vou, mas do que oiço nem sempre é a 1ª que se passa e que a 2ª parte é mais complicada. Por isso considero que seja uma oportunidade, para quem se costuma espalhar na segunda parte, de estudar um pouco mais e preparar-se, bem psicologicamen te, só para uma segunda parte.

Muito Obg, e um bom estudo para 2ª parte.
Eu vou aproveitar bem esta segunda oportunidade!
AS
« Última modificação: Fevereiro 24, 2013, 09:05:42 am por Lubinta »

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
25 Respostas
14537 Visualizações
Última mensagem Março 20, 2013, 12:54:10 pm
por Liliana Cunha
17 Respostas
14643 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 10, 2014, 01:45:33 pm
por Sandra Elias
34 Respostas
12671 Visualizações
Última mensagem Outubro 13, 2014, 11:31:19 am
por CatarinaR.
42 Respostas
14694 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 17, 2015, 01:55:49 pm
por Alexandra Cavaqueira
24 Respostas
13465 Visualizações
Última mensagem Outubro 19, 2015, 08:42:25 pm
por EuricoMota

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30