*

Offline Paula Fernandes

  • C.C
  • Ouro
  • ***
  • 89
  • 1
Horário
« em: Maio 06, 2013, 04:06:40 pm »
Bom dia,

A minha dúvida é a seguinte:
A empresa que tem como actividade venda de artigos de papelaria, os funcionários andam a fazer a distribuição nas carrinhas.
A empresa tem de tratar da isenção de horário das viaturas bem como dos funcionários.
Esta é obrigada a pagar subsídio de refeição e é obrigada a pagar subsídio por isenção de Horário?

Desde já agradeço a ajuda dos colegas

Cumprimentos
Paula




*

Offline Isaura Sobral

  • Assessor
  • Diamante
  • *****
  • 1112
  • 35
Re: Horário
« Responder #1 em: Maio 06, 2013, 04:41:35 pm »
O subsidio de refeição só é obrigatório se estiver estipulado em IRCT. Quanto à isenção de horário, não é sempre obrigatório. Quando os trabalhadores exercem as suas funções dentro do horário de trabalho devem  fazer-se acompanhar do horário de trabalho.

Há aqui no forum um documento sobre o assunto.


*

Offline Paula Fernandes

  • C.C
  • Ouro
  • ***
  • 89
  • 1
Re: Horário
« Responder #2 em: Maio 07, 2013, 09:40:00 am »
Obrigada pela ajuda.
Vou procurar o documento.


*

Offline Isaura Sobral

  • Assessor
  • Diamante
  • *****
  • 1112
  • 35
Re: Horário
« Responder #3 em: Maio 07, 2013, 02:49:54 pm »
De acordo com o art.º 218 do código do trabalho a isenção de horário é admissível nas seguintes situações:
a) Exercício de cargo de administração ou direcção, ou de funções de confiança, fiscalização ou apoio a titular desses cargos;
b) Execução de trabalhos preparatórios ou complementares que, pela sua natureza, só possam ser efectuados fora dos limites do horário de trabalho;
c) Teletrabalho e outros casos de exercício regular de actividade fora do estabeleciment o, sem controlo imediato por superior hierárquico.
2 - O instrumento de regulamentação colectiva de trabalho pode prever outras situações de admissibilidad e de isenção de horário de trabalho.

A isenção de horário implica o pagamento, ao trabalhador, de uma remuneração especial e ainda em conformidade com o art.º 219 do CTa isenção não prejudica o direito a dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar, a feriado ou a descanso diário.


Esclarecimento da ACT:

"1. Trabalhadores que conduzam viaturas equipadas com tacógrafo
O registo da actividade destes trabalhadores é feito exclusivamente através da utilização das folhas de registo (discos-diagrama), no caso de tacógrafo analógico, ou através de cartões, no caso de tacógrafo digital. Não é, pois, necessário, nem horário fixo, nem qualquer livrete individual de controlo, pois o tacógrafo assegura todos os registos necessários.

2. Pessoal afecto à exploração de veículos automóveis
A Portaria 983/2007, de 27 de Agosto, é aplicável aos trabalhadores que sejam consideradosaf ectos à exploração de veículos automóveis, entendendo-se como tais aqueles queutilizam o veículo automóvel no exercício da sua actividade e em que tal utilização édeterminante para a actividade exercida, não constituindo o veículo, por conseguinte, senão mero meio de transporte que acessoriamente permite o desenvolviment o da actividade contratada.
Deste modo, são considerados «pessoal afecto à exploração de veículos automóveis» todos os trabalhadores cujo local de trabalho primordial seja o veículo, cuja utilização seja indissociável da actividade principal exercida, embora estejam adstritos a um estabeleciment o para efeitos organizacionai s e administrativo s. É o caso, por exemplo, do motorista, distribuidor,servente de carga ou ajudante de motorista.
a) Se o trabalhador afecto à exploração de veículos tiver um horário móvel, que naturalmente lhe permite gerir com flexibilidade o limite diário de trabalho, o mesmo deveutilizar apenas um livrete individual de controlo, não precisando de qualquer outro tipo de horário, controlo ou registo, nele registando o tempo de trabalho, incluindo o prestado ao serviço de outros empregadores, os respectivos tempos de disponibilidad e, intervalos de descanso e descansos diários e semanais.
b) Se o trabalhador tiver um horário fixo (ex: das 9h às 18h), esse horário deve ser afixado no estabeleciment o e uma cópia do mesmo guardada dentro da viatura, devendo ainda, complementarme nte, para efeitos de registo dos tempos de trabalho (art.º 202º Código do Trabalho), utilizar um livrete individual de controlo.
 
3. Pessoal não afecto à exploração de veículos automóveis
Como resulta do parecer da ACT, a contrario sensu, «pessoal não afecto à exploração de veículos» são os restantes trabalhadores, ou seja, todos aqueles que podem instrumentalme nte utilizar a viatura da empresa para efectuarem as suas funções mas em que a mesma não é indissociável da actividade principal por eles exercida, ou, dizendo de outro modo, em que a viatura não é determinante para a prossecução da respectiva actividade.
É o caso dos vendedores, que apenas precisarão da viatura para efectuarem os contactos com os clientes, dos inspectores de vendas, dos técnicos ou encarregados de obras, enfim, de qualquer escriturário que precisa da viatura para se deslocar aos serviços de finanças, de segurança social, bancos, correios, etc., etc….
A eles aplica-se o disposto nos artigos 202º e 215 do Código do Trabalho, devendo:
a) ser realizado o registo dos tempos de trabalho em suporte adequado (relógio de ponto, suporte de papel ou informático, etc.);
b) ser/estar afixado o mapa de horário de trabalho no local onde exercem a sua actividade ou a que se encontram adstritos (sede, estabeleciment o).
Ou seja, não têm que utilizar o livrete individual de controlo e, face ao entendimento da ACT, estarão também dispensados de ter um horário fixo dentro da viatura, pois o local onde exercem a sua actividade e ou estão afectos é a sede/estabelecimento da empresa e não o veículo. Sem prejuízo, consideramos nada têm a perder em guardar fotocópias do horário de trabalho fixo dentro de todas as viaturas, que pode ser exactamente igual ao que têm afixado nas sedes/estabelecimentos.
A ACT vem presumindo que qualquer trabalhador encontrado num local de trabalho fora do respectivo horário está a trabalhar. Como a viatura é também um local de trabalho, o vendedor ou outro trabalhador (não afecto à exploração de veículos) encontrado fora do horário estará, assim, presumivelment e, a trabalhar.
Pela nossa parte, além de considerarmos que tal presunção é ilidível (ou seja, pode ser contrariada, admite prova em contrário), também achamos que na viatura, fora do seu horário, o trabalhador ou não está a trabalhar – porque, designadamente, a empresa lhe permite a utilização da viatura fora do horário, para qualquer fim pessoal ou particular, ou porque tem interesse em que o mesmo se desloque nela a fim de evitar passagens diárias obrigatórias pelo estabeleciment o, ou porque o trabalhador está deslocado, fora da sua região, e precisa da viatura para se deslocar para tomar as refeições e se alojar – ou então está a trabalhar, em regime necessariament e de trabalho suplementar, o qual, nos termos da lei, deve ser registado (apenas) no final da sua prestação e pago como tal…"



*

Offline Paula Fernandes

  • C.C
  • Ouro
  • ***
  • 89
  • 1
Re: Horário
« Responder #4 em: Maio 07, 2013, 03:57:46 pm »
Mt obrigada pela ajuda.

+500

 

Horário Atendimento

Iniciado por Fátima MendesQuadro Contabilidade Analitica I e II

Respostas: 0
Visualizações: 991
Última mensagem Junho 17, 2009, 11:54:25 am
por Fátima Mendes
Isenção Horário

Iniciado por Luisa05Quadro Recursos Humanos

Respostas: 1
Visualizações: 1598
Última mensagem Julho 01, 2011, 06:01:43 pm
por raquelsofiam
Isenção de Horario

Iniciado por MonicaMQuadro Recursos Humanos

Respostas: 8
Visualizações: 4044
Última mensagem Junho 25, 2012, 10:57:05 am
por metaiuris
horário de trabalho

Iniciado por bfQuadro Outros Assuntos Legais

Respostas: 2
Visualizações: 1766
Última mensagem Novembro 04, 2011, 11:51:56 am
por bf
Isenção de horário

Iniciado por Paula FernandesQuadro Direito Laboral

Respostas: 0
Visualizações: 650
Última mensagem Maio 06, 2013, 11:08:47 am
por Paula Fernandes
Booking.com

Mensagens recentes

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Dezembro 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 [13] 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31