collapse

Pesquisa



Divergência E-Fatura

  • 13 Respostas
  • 13863 Visualizações
*

Offline miguelmarques

  • ***
  • 133
  • 0
  • Sexo: Masculino
Divergência E-Fatura
« em: Julho 24, 2013, 08:41:09 am »
Bom dia colegas.

Onte recebi a seguinte mensagem da AT.

"Da análise à sua declaração periódica do IVA relativa ao mês de março de 2013 e da informação recebida na AT através do sistema e-fatura, verificámos o seguinte:
O valor do IVA dedutível, declarado na sua declaração periódica, é superior ao valor agregado do IVA constante das faturas comunicadas pelos seus fornecedores.
Apesar de terem sido consideradas nesta análise as possíveis razões da divergência, subsistiram diferenças por esclarecer, podendo, porém, resultar, em alguns casos, de faturas que não nos foram comunicadas pelos seus fornecedores."

Existe algumma forma de eu verificar se todas as faturas que eu tenho no mês 3 foram declaradas pelos fornecedores? É que só estou a conseguir ver, aquelas que têm o suposto beneficio fiscal, reparações, cabeleireiros. ....

Sinceramente gostava de responder mas com algum fundamento. Já verifiquei as faturas e parece-me correto o iva que deduzi.

Gostava de saber como agiriam nesta situação

Obrigado

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #1 em: Julho 24, 2013, 11:22:43 am »
Em princípio será facturas anuladas, que o o campo do estado do documento não é para ser transmitido ao e-factura e por isso origina que o e-factura tenha mais valor em facturas emitidas, do que a declaração de IVA em facturas válidas e lançadas (excctamente por causa da diferença entre emissão e validade e lançamento).

*

Offline r_carrao

  • **
  • 31
  • 0
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #2 em: Julho 24, 2013, 04:27:42 pm »
Eu recebi um e-mail exactamente igual. Também estive a verificar e parece-me que na minha declaração está tudo OK. Mandei um mail à AT a perguntar se havia alguma forma de saber quais as facturas e valores comunicados pelos fornecedores, mas ainda não obtive resposta. Assim que me respondam aviso.

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #3 em: Julho 24, 2013, 07:03:58 pm »
Boa tarde,

Colega se fores à e-fatura no:

MENU consultar fatura: seleccionas o período que pretendes verificar de faturas.

Por exemplo: 01-01-2013 a 31-01-2013 consultar e depois verificas as faturas que estavam no ficheiro.

Se forem mais que 50 faturas (junto se verificares encontras um ficheiro excell), exportas o ficheiro, depois podes confirmar as lançadas na contabilidade com as que estão nesse ficheiro. E partir daí será fácil detectares quais as que estão anuladas e justificares com cópia da mesma.

Se for mais fácil transforma o ficheiro em excell no formato xls para fazeres logo o somatório do IVA declarado no saft e comparares com aquele que foi na declaração periódica do IVA.

Se o IVA for trimestral terás de exporta 3 ficheiros caso os peças mês a mês.

*

Offline Gongas

  • **
  • 12
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #4 em: Julho 25, 2013, 12:20:08 pm »
D. Rosinda isso é facil fazer quando uma firma tem pouca documentação não quando uma firma tem 4 pastas por mes e ter na minha posse um leke de 31 firmas para elaborar tdo...aonde é k as finanças pensa que temos tempo pra tudo...kk dia vou dormir no escritorio.

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #5 em: Julho 25, 2013, 01:56:31 pm »
Eu recebi um e-mail exactamente igual. Também estive a verificar e parece-me que na minha declaração está tudo OK. Mandei um mail à AT a perguntar se havia alguma forma de saber quais as facturas e valores comunicados pelos fornecedores, mas ainda não obtive resposta. Assim que me respondam aviso.

D. Rosinda isso é facil fazer quando uma firma tem pouca documentação não quando uma firma tem 4 pastas por mes e ter na minha posse um leke de 31 firmas para elaborar tdo...aonde é k as finanças pensa que temos tempo pra tudo...kk dia vou dormir no escritorio.

O colega tem toda a razão, no que se refere a ser fácil ou difícil...mas a minha intervenção não foi no sentido de ser fácil, mas sim onde o colega poderia confirmar as faturas declaradas.

Pois também não estou satisfeita com esta situação, que causa transtornos desnecessários, uma vez que quando se envia o ficheiro e diz estar enviado com sucesso, na informação reportada essas faturas que depois posteriormente não se consegue identificar no portal como anuladas, não estão nessa informação.

Por esse motivo também não compreendo porque estão ser enviadas para os sujeitos passivos divergências quando essas se tratam de faturas anuladas, que o próprio sistema faz o rastreio não as contabilizando inicialmente na sua submissão. E depois não faz a filtragem á posterior.

 

*

Offline feca12

  • ***
  • 87
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #6 em: Julho 25, 2013, 02:15:56 pm »
Boa tarde,

Quando se refere a faturas dos fornecedores como vamos consultar no e-fatura?

*

Offline FIALHO

  • ***
  • 109
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #7 em: Julho 25, 2013, 04:34:00 pm »
Tenho conhecimento que muitos colegas estão a receber o referido email. mas que não esta certo  então no meu caso  recebi referente a uma empresa que por acaso no trimestre em questão  tem  bastantes aq. intracomunitár ias é evidente que os Espanhóis não vão comunicar tais facturas.
cumpts.

*

Offline r_carrao

  • **
  • 31
  • 0
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #8 em: Julho 26, 2013, 11:55:03 am »
Eu já tinha tentado no e-factura. O problema é que só consigo aceder às facturas de mecânica e almoços. Então e as de fornecedores de existências estão onde? Não encontro.

*

Offline Mar

  • ***
  • 79
  • 0
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #9 em: Julho 29, 2013, 04:50:49 pm »
Pois estou exactamente com o mesmo problema...
Não se consegue tirar do e-factura os documentos declarados por todos os fornecedores.. . para poder cruzar com a contabilidade e justificar as diferenças.

Alguém tem ideia como fazer isto?

Obrigada & Cumprimentos

*

Offline j0rge

  • ****
  • 490
  • 6
  • Sexo: Masculino
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #10 em: Julho 30, 2013, 02:38:42 pm »
Também estou com um problema semelhante. Envie um email vamos ver se obtenho caso contrario não sei como resolver a situação. A informação do email é insuficiente.
Se por acaso foi encontrada divergências  e fizerem sentido, os TOC é que pagam as multas de substituição? Tem que ser. Agora o nosso trabalho vai ser controlado assim ? Recebemos batota e meia e responsabiliza m-nos por tudo.

Vão dando noticias.

Cumps.

*

Offline r_carrao

  • **
  • 31
  • 0
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #11 em: Julho 30, 2013, 06:35:14 pm »
Ainda não recebi qualquer feedback por parte da AT. Não vou fazer nada até eles dizerem alguma coisa. Ora se eu verifiquei novamente a minha declaração e me parece tudo bem, como vou substitui-a sem saber o que tenho mal?! Enfim... é o que temos.

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #12 em: Julho 30, 2013, 08:52:33 pm »
Pois estou exactamente com o mesmo problema...
Não se consegue tirar do e-factura os documentos declarados por todos os fornecedores.. . para poder cruzar com a contabilidade e justificar as diferenças.

Alguém tem ideia como fazer isto?

Obrigada & Cumprimentos

Ainda não recebi qualquer feedback por parte da AT. Não vou fazer nada até eles dizerem alguma coisa. Ora se eu verifiquei novamente a minha declaração e me parece tudo bem, como vou substitui-a sem saber o que tenho mal?! Enfim... é o que temos.

Agradeçam à Comissão de Protecção dos Dados Pessoais, por causa deles é que nos foi retirado o acesso a estes dados Emos. Srs.
Informamos, que após conferência, não há diferenças entre o imposto dedutível declarado e a soma do imposto dedutível constante dos respectivos documentos de suporte.
Depois se eles quiserem que inspeccionem.. .

Eles não vão dar os valores do IVA dedutível, muito menos discriminado, isso estava disponível no início mas já não, agradeçam à Comissão de Protecção dos Dados Pessoais.


Também estou com um problema semelhante. Envie um email vamos ver se obtenho caso contrario não sei como resolver a situação. A informação do email é insuficiente.
Se por acaso foi encontrada divergências  e fizerem sentido, os TOC é que pagam as multas de substituição? Tem que ser. Agora o nosso trabalho vai ser controlado assim ? Recebemos batota e meia e responsabiliza m-nos por tudo.

Vão dando noticias.

Cumps.
Ninguém te obriga a nada, só aceitas fazer contabilidades por truta e meia porque queres, tens bom remédio, ou aumentas ou renúncias que há ai muitos contabilistas trabalhadores que não são mal agradecidos.

*

Offline j0rge

  • ****
  • 490
  • 6
  • Sexo: Masculino
Re: Divergência E-Fatura
« Responder #13 em: Julho 30, 2013, 09:48:29 pm »
Se eles tem os dados porque não os fornecem logo a partida ? depois conferimos.

O que acontece é que esta a por em causa o nosso trabalho e erros acontecem aos melhores ( maos dias tds temos) e ter logo uma multa acenar não é .....
« Última modificação: Julho 30, 2013, 09:49:14 pm por j0rge »

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
12 Respostas
8099 Visualizações
Última mensagem Junho 25, 2014, 06:42:18 pm
por saraleite
2 Respostas
3068 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 13, 2015, 12:42:09 pm
por patriciafagundes
2 Respostas
1909 Visualizações
Última mensagem Abril 29, 2015, 08:43:42 pm
por Francisco Mesquita
4 Respostas
4171 Visualizações
Última mensagem Julho 21, 2015, 04:02:55 pm
por GITA
2 Respostas
3171 Visualizações
Última mensagem Junho 08, 2017, 09:39:51 am
por DianaQuinhentas

Mensagens recentes

A reforma do mínimo de existência por Fnando
[Hoje às 08:06:29 pm]


Re: Renda e Contrato de Arrendamento por RicardoADV
[Hoje às 03:40:28 pm]


Re: Renda e Contrato de Arrendamento por AndreiaM
[Hoje às 03:27:08 pm]


Re: Renda e Contrato de Arrendamento por RicardoADV
[Hoje às 03:12:56 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por AndreiaM
[Hoje às 03:04:06 pm]


Re: Renda e Contrato de Arrendamento por AndreiaM
[Hoje às 02:52:22 pm]


Renda e Contrato de Arrendamento por RicardoADV
[Hoje às 02:42:10 pm]


Re: Inscrição OCC - Exame OTOC por gfjsilva
[Hoje às 11:02:07 am]


Re: Mais Valias - Regime Transitório por paulalage
[Abril 15, 2024, 11:59:14 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por Mar
[Abril 15, 2024, 04:31:06 pm]


Re: IRS - Venda de ouro - herança por AndreiaM
[Abril 15, 2024, 02:55:09 pm]


Re: Mais Valias - Regime Transitório por AndreiaM
[Abril 15, 2024, 02:37:21 pm]

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Hoje às 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 [16] 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.