collapse

Pesquisa



[Ajuda Urgente] Saída de stocks/dar baíxa

  • 6 Respostas
  • 10560 Visualizações
*

Offline Zafila

  • **
  • 18
  • 0
  • Sexo: Feminino
[Ajuda Urgente] Saída de stocks/dar baíxa
« em: Agosto 23, 2013, 10:17:58 pm »
Não sei se posso aqui meter isto mas o desespero já é muito.  :'(

É assim a minha mãe tem um mini-mercado e agora o meu novo contabilista disse-me que tenho que dar baixa dos produtos que se estragam (fruta/legumes podres, coisas que se partem, passem o prazo de validade) e reportar isso ás finanças. E para fazer isso o contabilista disse-me para vender as coisas pelo preço de custo, mas eu estou a achar isso esquisito.

O que me preocupa mais ainda foi o "fiado" (que nunca será pago) que a minha mãe fez a umas ciganas.

*

Offline Shrek

  • *****
  • 1419
  • 71
  • Sexo: Masculino
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
Re: [Ajuda Urgente] Saída de stocks/dar baíxa
« Responder #1 em: Agosto 24, 2013, 08:46:44 am »
Bem com certeza não vai vender   coisas estragadas e partidas a preço de custo nem abaixo do preço do custo, isso vai para o lixo e o seu contabilista lança isso como quebras/sinistros. Não seria ético nem moral vender tais produtos. Talvez ele se referisse aos produtos perto de acabar a validade que os vendesse a preço de custo.
Não sei o que é desistir...

*

Offline Zafila

  • **
  • 18
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: [Ajuda Urgente] Saída de stocks/dar baíxa
« Responder #2 em: Agosto 24, 2013, 12:16:15 pm »
Finalmente uma resposta com sentido.

Até ao momento tenho dado baixa das coisas assim (ver imagem em anexo).

Segundo o que o meu novo contabilista diz eu tenho que declarar isso ás finanças e até ao momento nunca foi feito, ele também me diz para não por stock em nada (exemplo tenho 40 coca-colas minis e não necessito por esse valor na máquina) deixar essa opção desactivada e comprar coisas sem facturas.

Desde de Dezembro que a loja está aberta e ainda não deu lucro (só dá prejuízo), o dinheiro que se faz por mês chega para comprar novos produtos e pagar luz.

Eu já desisti de por senso na minha mãe, porque se ela acabar com isto quer ir meter-se num restaurante.

 
« Última modificação: Agosto 24, 2013, 12:36:16 pm por Zafila »

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5066
  • 182
  • Sexo: Feminino
Re: [Ajuda Urgente] Saída de stocks/dar baíxa
« Responder #3 em: Agosto 24, 2013, 08:16:04 pm »
Boa tarde,

Este tipo de quebras (frutas, ou os produtos que passam do prazo de validade), são consideradas normais neste tipo de actividade.
Mas, estas quebras devem estar documentadas na contabilidade, com base numa contagem física das mercadorias existentes, para que sejam aceites como custo fiscal.
Desconheço que neste tipo de quebras (normais) seja necessário a comunicação às finanças.

Espero ter ajudado


*

Offline Zafila

  • **
  • 18
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: [Ajuda Urgente] Saída de stocks/dar baíxa
« Responder #4 em: Agosto 24, 2013, 09:10:33 pm »
Isso já ajuda em muito. O contabilista X nunca me falou nada sobre o assunto e o contabilista Y veio com a história de dar baixa dos produtos ao vender pelo preço de custo.

Todos os produtos se estragam, uma vez a minha mãe estava a por os pacotes de vinho na garrafeira e um dos pacotes caiu e bem no local parecia que tinha acontecido um assassinato (do vinho), uma outra vez eu estava a mover uma caixa com cervejas e caixa cede e foi parar ao chão e lá se partiram umas 4 Super Bock mini, uma outra vez uma lixívia NeoBlanc bateu no bico de umas das caixas que tenho na Berlingo e fez logo um furo na garrafa e quando lhe peguei manchou a minha camisa nova.  :'(

No sage Retail saída de stock posso exportar a lista para Excel e .pdf (que não fica bem).

Agora resta a questão sobre meter um valor no sotck ou não (tenho 24 Fantas Mini e devo meter esse valor ou desactivo a opção de stock). Se estivesse na loja era mais fácil explicar.

*

Offline ficarla

  • ****
  • 220
  • 3
Re: [Ajuda Urgente] Saída de stocks/dar baíxa
« Responder #5 em: Agosto 29, 2013, 03:14:28 pm »
Eu basicamente tenho um cliente com os mesmo problemas que explicou anteriormente, ele tambem lança stocks o que eu lhe disse para fazer e certamente foi o que o seu contabilista lhe disse para fazer, mas não explicou bem, foi assim que o produto se estragar ou partir deve emitir uma fatura dos artigos estragados, como se fosse uma venda mas ao preço de custo, isto aplica-se na contabilidade não organizada em que não há como lançar quebras, não se faz inventário físico.

Ao não lançar stocks é um risco que não aconselho por um motivo muito simples ao faturar ao fim de alguns dias deixa de ter noção dos artigos que comprou com fatura e pode estar a faturar artigos que para todos os efeitos não comprou pois comprou sem fatura.
Passo a exemplificar compra 10 com fatura e 10 sem fatura.
Vai um cliente compra 11 exige fatura, vai faturar 11, mas legalmente so tem 10 como "inventou a uma", é facil chegar à conclusão que efetuou compras para vender sem fatura, o mesmo pode acontecer com 2 ou 3 clientes so ter 10 faturadas e passar faturas a diversos clientes de mais.

Os stocks permite ter mais controlo, pois não permite faturar a negativo, podendo na mesma poder comprar sem fatura tendo em atenção que não pode faturar quando o stock estiver a zero.

*

Offline Zafila

  • **
  • 18
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: [Ajuda Urgente] Saída de stocks/dar baíxa
« Responder #6 em: Agosto 29, 2013, 05:55:59 pm »
A contabilidade é organizada, e gosto de por stock em tudo (menos no pão) o programa Sage Retail permite-me desactivar a opção de stock.

Quando abri a loja tinha um putos que ia só para lá roubar e com a ajuda do stock pude ter a certeza que faltam itens (pacotes de leite e sumo, alguns chocolates). Ele e os amigos passam a vida a correr para lá e então eu disse a minha mãe onde ele morava e a minha mãe foi ao prédio e contou a avó dele, o puto aprendeu a lição, sempre que vai a loja vai sempre em sentido. O pai dele é GNR e ele tem um medo de morte do pai.

Ainda hoje passei no Continente e comprei umas coisitas para a loja (algo do qual tenho factura recente), a razão é pk me fica mais barato do que ir ao Recheio no caso do leite Mimosa c/morango o Recheio não tem.
« Última modificação: Agosto 29, 2013, 06:02:51 pm por Zafila »

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
4432 Visualizações
Última mensagem Setembro 26, 2012, 05:52:28 pm
por Belito
Stocks

Iniciado por miguelmarques IRC

0 Respostas
1660 Visualizações
Última mensagem Outubro 22, 2012, 12:04:50 pm
por miguelmarques
2 Respostas
5685 Visualizações
Última mensagem Dezembro 23, 2012, 05:58:35 pm
por kushinadaime
6 Respostas
3852 Visualizações
Última mensagem Outubro 16, 2014, 01:20:52 pm
por preciozu
0 Respostas
3177 Visualizações
Última mensagem Setembro 18, 2017, 12:41:07 pm
por asfig

Mensagens recentes

Re: IRS Jovem por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:47:49 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:40:05 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:37:20 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Abril 18, 2024, 02:29:32 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por brandus
[Abril 18, 2024, 12:51:17 pm]


IRS Jovem por dafoz
[Abril 18, 2024, 12:17:37 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por Mar
[Abril 17, 2024, 05:43:48 pm]


Re: Envio de simulador de IRS versão 02 por MESF
[Abril 17, 2024, 04:43:59 pm]


Regime Fiscal de Incentivo à Capitalização de Empresas (ICE) por AndreiaM
[Abril 17, 2024, 03:26:02 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por AndreiaM
[Abril 17, 2024, 02:52:03 pm]


Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Abril 17, 2024, 02:35:31 pm]


Re: A reforma do mínimo de existência por AndreiaM
[Abril 17, 2024, 02:26:32 pm]

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 [19] 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30