*

Offline r_carrao

• C.C
  • Prata
  • **
  • 31
  • 0
NIF clientes no anexo campo 40
« em: Dezembro 11, 2013, 11:52:56 pm »
Boa noite colegas,

Depois de entregar a declaração de iva fiquei com uma duvida que vou passar a explicar, e agradecia que me esclarecessem. Na empresa onde trabalho, quando reparamos que existem erros nas facturas depois de imprimidas (não chegam a ir ao cliente), fazemos uma nota de crédito para estorno da mesma factura. Até aqui não havia problema porque liquidava o iva da factura e regularizava o iva da nota de crédito, ficando tudo igual em termos de valores. Agora com este anexo, coloquei os NIF's e respectivos valores destes créditos. Dito isto, o problema que veja aqui é o facto de eu colocar a regularização de iva, mas o cliente não vai colocar porque não recebeu essa nota de crédito. No meu ponto de vista não há qualquer problema porque o valor que estou a regularizar a meu favor, liquido ao mesmo tempo. Assim, acham que vou ter chatices com a AT?
Obrigado.

*

Offline vanessa agostinho

• Bronze
  • *
  • 1
  • 0
Re: NIF clientes no anexo campo 40
« Responder #1 em: Dezembro 12, 2013, 01:06:14 am »
É possível, dado que no CIVA art. 78 diz no n.º 5  "Quando o valor tributável de uma operação ou o respectivo imposto sofrerem rectificação para menos, a regularização a favor do sujeito passivo só pode ser efectuada quando este tiver na sua posse prova de que o adquirente tomou conhecimento da rectificação ou de que foi reembolsado do imposto, sem o que se considera indevida a respectiva dedução."

Por outra palavras só poderemos regularizar o IVA a nosso favor com a devido comprovativo, seja através de declaração ou assinatura do cliente na n. credito, comprovando que de facto recebeu e teve conhecimento da sua emissão.

*

Offline r_carrao

• C.C
  • Prata
  • **
  • 31
  • 0
« Responder #2 em: Dezembro 12, 2013, 09:47:15 am »
Mas o que se põe aqui é que a "factura creditada" nem sequer saiu do escritório, e assim o cliente não pode assinar. Mal damos pelo erro, anulamos a factura e fazemos outra definitiva.

*

Offline JPR

• C.C
  • Prata
  • **
  • 6
  • 0
« Responder #3 em: Dezembro 12, 2013, 10:07:54 am »
Bom dia,

Aqui na empresa também temos essa questão, nomedamente alguns clientes que nos devolvem a fatura e fazemos uma NC para a anular e juntamos a fatura à NC que emitimos.

No entanto o cliente não fica nem com a fatura (que devolveu) nem com a NC.

Neste caso, não devemos mencionar no anexo estes casos e devemos abater na DP o valor da NC à base tributável e ao imposto a liquidar de forma a que não altere o valor final do iva a entregar ao estado.
A AT pode questionar a divergencia na declaração (porque no imposto para está tudo bem) e terá que justificar.

Espero ter ajudado.

*

Offline r_carrao

• C.C
  • Prata
  • **
  • 31
  • 0
« Responder #4 em: Dezembro 12, 2013, 10:35:32 am »
Neste caso o valor de IVA a entregar nunca vai ser alterado. Tirar o valor do IVA da factura e do crédito, ou colocar os dois é igual porque se "anulam". Estou a tentar falar para eles, mas não está fácil.

+500

*

Offline r_carrao

• C.C
  • Prata
  • **
  • 31
  • 0
« Responder #5 em: Dezembro 12, 2013, 11:11:46 am »
Já consegui falar com eles. Dizem que não há problema porque tenho os documentos em minha posse. De qualquer forma aconselham para na próxima vez não liquidar nem regularizar nestas circunstâncias.
Obrigado a todos pela ajuda.

*

Offline debsousa

• C.C
  • Diamante
  • 4609
  • 107
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
« Responder #6 em: Dezembro 12, 2013, 12:53:22 pm »
Se não liquidar nem regularizar, eles possivelmente vão dizer que os valores declarados não correspondem aos valores do SAF-T. Não é?
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline r_carrao

• C.C
  • Prata
  • **
  • 31
  • 0
« Responder #7 em: Dezembro 12, 2013, 02:15:34 pm »
Exactamente. Mas eles dizem para fazer assim. Isto está bastante confuso, e sem saber bem o que fazer...

*

Offline r_carrao

• C.C
  • Prata
  • **
  • 31
  • 0
« Responder #8 em: Dezembro 12, 2013, 02:41:53 pm »
Falei outra vez com a AT. Desta vez disseram-me que tenho de alterar fazendo da seguinte forma:
nestes casos, em que o crédito é interno, devemos colocar o valor (somá-los no caso de ser mais que um) numa linha apenas com o nosso NIF, e artº 78 nº6. Parece-me mais correcto assim. Só espero que depois não me venham chatear...

*

Offline debsousa

• C.C
  • Diamante
  • 4609
  • 107
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
« Responder #9 em: Dezembro 12, 2013, 03:00:36 pm »
 ???
Nos gabinetes nós lançamos, muitas vezes, por listagens do programa, como é que sei se é interna?? E vou colocar o nif da empresa emitente da NC??
Grande baralhada!
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline r_carrao

• C.C
  • Prata
  • **
  • 31
  • 0
« Responder #10 em: Dezembro 12, 2013, 03:16:25 pm »
Pois, eu também lanço por listagem, mas tenho a vantagem de ser dependente nesta empresa. Assim, vejo os créditos um a um para saber se é estorno ou não.
Quanto ao nif do emitente, já não sei que diga. Parece-me mais correcto do que pôr o nif dum cliente que depois não vai regularizar na sua declaração. Aquela questão de não colocar nada e dar diferente ao saf-t, também me disseram que não podia ser, tem de bater certo.

*

Offline dbotelho15

• C.C
  • Platina
  • 768
  • 6
« Responder #11 em: Dezembro 12, 2013, 06:06:22 pm »
Os programas têm a possibilidade de anular a factura internamente sem ter necessidade de emitir NC. Caso não seja possível anular a factura no respectivo mês terá de emitir NC e o cliente terá de tomar conhecimento da regularização do IVA.

Pois, eu também lanço por listagem, mas tenho a vantagem de ser dependente nesta empresa. Assim, vejo os créditos um a um para saber se é estorno ou não.
Quanto ao nif do emitente, já não sei que diga. Parece-me mais correcto do que pôr o nif dum cliente que depois não vai regularizar na sua declaração. Aquela questão de não colocar nada e dar diferente ao saf-t, também me disseram que não podia ser, tem de bater certo.
Cumprimentos,
Botelho

*

Offline ruifsrodrigues

• C.C
  • Ouro
  • 86
  • 5
  • Doutor
« Responder #12 em: Dezembro 12, 2013, 06:17:05 pm »
Os programas têm a possibilidade de anular a factura internamente sem ter necessidade de emitir NC. Caso não seja possível anular a factura no respectivo mês terá de emitir NC e o cliente terá de tomar conhecimento da regularização do IVA.

Concordo com o colega terá de dar sempre conhecimento ao adquirente e tere prova de tal, para que possa efectuar a respectiva regularização a seu favor como tipificado no artº 78º nº5, pois se a fez internamente e  sem dar conecimento à outra parte, e com o cruzamento da informação entre o SP fornecedor e o SP adquirente poderá ter problemas, ecomo diz o artº atrás citado sem porva por parte do adquirente não poderá efectuar a respectiva regularização a favor do seu cliente.
Cumprimentos
Rui Rodrigues

*

Offline r_carrao

• C.C
  • Prata
  • **
  • 31
  • 0
« Responder #13 em: Dezembro 12, 2013, 06:44:27 pm »
Na AT disseram-me que se a factura e respectivo crédito não saem do escritório não é preciso dar conhecimento. Não me faz grande sentido chegar ao cliente "olhe, assine-me aqui este crédito que eu enganei-me". Além disso não me parece que alguém assine um crédito sem receber nada em troca.

*

Offline ruifsrodrigues

• C.C
  • Ouro
  • 86
  • 5
  • Doutor
« Responder #14 em: Dezembro 12, 2013, 07:29:32 pm »
Na AT disseram-me que se a factura e respectivo crédito não saem do escritório não é preciso dar conhecimento. Não me faz grande sentido chegar ao cliente "olhe, assine-me aqui este crédito que eu enganei-me". Além disso não me parece que alguém assine um crédito sem receber nada em troca.
Caro colega, você é que sabe mas o que diz o código não é isso veja o artº78, nº5, as regularizações a efectuar a favor do SP só podem ser feitas com conhecimento do adquirente, caso contrário não o pode, peça á At que lhe enviem esse entendimento po email
Cumprimentos
Rui Rodrigues

Mod.22 Anexo D - Campo 9 - Campo 901 e 902

Iniciado por GVideiraQuadro Encerramento de contas

Respostas: 2
Visualizações: 870
Última mensagem Maio 29, 2016, 10:50:59 am
por GVideira
Anexo campo 40 e 41

Iniciado por debsousaQuadro IVA

Respostas: 1
Visualizações: 2274
Última mensagem Novembro 30, 2013, 06:22:50 pm
por Dany14
anexo campo 40 e 41

Iniciado por ficarlaQuadro IVA

Respostas: 2
Visualizações: 1573
Última mensagem Fevereiro 04, 2014, 01:09:16 pm
por ficarla
Campo L60 do anexo L

Iniciado por Pedro X.Quadro IES

Respostas: 0
Visualizações: 761
Última mensagem Julho 03, 2015, 09:00:41 am
por Pedro X.
Campo 403 404 e 414 do Anexo B do IRS

Iniciado por anamarques29Quadro IRS

Respostas: 11
Visualizações: 10436
Última mensagem Setembro 27, 2016, 03:04:49 pm
por holden
Booking.com

Mensagens recentes

Alojamento Local - Modelo 21 RFI por WagnerTDI
[Dezembro 10, 2017, 07:02:01 pm]

Re: Não perca mais tempo a ir recolher os Fundos de Compensação! :-) por Elvira Carapeto
[Dezembro 09, 2017, 06:17:55 pm]

Re: Fundo Compensação por cmlisboam
[Dezembro 09, 2017, 04:14:39 pm]

Re: Análise ao exame OCC Outubro 2017 por PedroAlmeida
[Dezembro 09, 2017, 03:14:21 pm]

Re: Não perca mais tempo a ir recolher os Fundos de Compensação! :-) por Elvira Carapeto
[Dezembro 08, 2017, 07:28:51 pm]

Re: Listagem de Rácios por afarinha
[Dezembro 07, 2017, 05:04:36 pm]

Fundo Compensação por f_contabilidade
[Dezembro 07, 2017, 03:59:59 pm]

Re: Tickets de infância por Filipe_RR
[Dezembro 07, 2017, 03:55:34 pm]

Notificações de Obrigações Fiscais a Clientes por Softwhere
[Dezembro 07, 2017, 02:30:07 pm]

Re: O meu resultado no exame OCC Fevereiro 2017 por slorvao
[Dezembro 07, 2017, 12:34:53 pm]

Restituição IVA - IPSS por Sus
[Dezembro 07, 2017, 12:01:49 pm]

Re: Divida por Vasco
[Dezembro 07, 2017, 11:48:47 am]

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Dezembro 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 [11] 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31