collapse

Pesquisa



Possível Recurso Questão 18

  • 58 Respostas
  • 36196 Visualizações
*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Possível Recurso Questão 18
« em: Fevereiro 18, 2014, 11:35:42 pm »
Olá a todos,

Relativamente à questão 18, eu respondi :

" Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas. "

Isto porquê :

Ora vejamos, no texto diz que o investimento terá repercussões na empresa durante três anos, mas eu entendi isto, mais a nível econômico, ou seja, nós no dia-a-dia quando por exemplo comprarmos um imóvel, é um investimento avultado que irá ter repercussões durante os anos subsequentes, dai o meu entender que esta pergunta, aquele investimento inicial era apenas para o ano de 2014, aliado ao facto de no texto não ser claro que o investimento se repercutia nos anos seguintes.

Logo exclui a resposta " Nenhuma das anteriores " por esse simples facto, depois, optei pela " Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas " dado que, por norma, todos os custos inerentes a deslocações de colaboradores, inscrições e afins deveriam ser registados numa conta própria para eventos, dado que, em Portugal há a possibilidade da dedução de IVA, quando se contabiliza algo na conta de eventos, logo, optei assim pela resposta acima apresentada.

Acham que é possível apresentar recurso com base neste fundamento?

Reprovei com 9,3, por isso apenas, me bastava uma pergunta.

*

Offline IsabelFerreira

  • ****
  • 230
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #1 em: Fevereiro 19, 2014, 04:12:51 pm »
Olá colegas,

eu também respondi como o colega.
Alguém nos pode ajudar como devemos fundamentar o recurso a esta questão?

Isabel

Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #2 em: Fevereiro 19, 2014, 08:47:17 pm »
Boa noite,

Eu tambem estou na mesma situação dos colegas, será que podem ajudar?

Muito Obrigado.
Cristina

*

Offline Gina21

  • ***
  • 111
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #3 em: Fevereiro 19, 2014, 08:55:46 pm »
Boa noite,

 respondi o mesmo que os colegas.
Também agradecia a ajuda.


Cumprimentos,
´Gina21

*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2014, 09:07:45 pm »
Ainda hoje " discuti " isto com os meus colegas no trabalho, eles dizem que se a OTOC considerou nenhuma das anteriores, pelo facto de se diferir o custo total da feira, pela parte que diz que o investimento terá repercussões durante 3 anos, é muito limitativo.

Eu posso ter uma campanha publicitária que espero que tenha repercussões durante 3 anos, mas contabilizo tudo como custo do momento em que é celebrado o contrato. E falaram-me também das formações que nós efetuamos, espera-se que tenha repercussões durante 3 anos e não é por isso que vamos deixar de contabilizar como gasto do exercício.

Concordam?

*

Offline IsabelFerreira

  • ****
  • 230
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #5 em: Fevereiro 21, 2014, 11:19:19 am »
Concordo plenamente.

Mas será que não temos que justificar com base em alguns artigos, ou pode ser apenas explicado como os colegas fizeram?

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #6 em: Fevereiro 21, 2014, 12:11:42 pm »
Concordo plenamente.

Mas será que não temos que justificar com base em alguns artigos, ou pode ser apenas explicado como os colegas fizeram?

A título de Exemplo:

«Questão nº?? – Contestação da resposta dada como correta pela Ordem.

1.1-A Questão
………..
1.2-A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea
………..

1.3-Contestação
(escrever a argumentação que motiva a contestação)
………..

1.4-Análise conclusiva da melhor opção de resposta:
………..


Bibliografia:
………..»

Na minha opinião, sempre que possível deverão utilizar uma base legal (legislação), normas, artigos, portarias, livros, etc...uma base que acresce mais valor á vossa defesa.



*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2014, 02:10:15 pm »
Olá Rosinda,

Consegue me ajudar a fundamentar a minha revisão desta pergunta, para a resposta :

" Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas. "

Obrigado desde já.

*

Offline nafonso

  • ***
  • 68
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #8 em: Fevereiro 23, 2014, 02:16:44 pm »
Olá Rosinda,

Consegue me ajudar a fundamentar a minha revisão desta pergunta, para a resposta :

" Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas. "

Obrigado desde já.

Boa Tarde,

Tenho a mesma questão, para fundamentar.

Obrigada,
NA

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #9 em: Fevereiro 23, 2014, 05:13:39 pm »
Façam a argumentação, escrevam tudo (têm o exemplo da @Rosinda) e pesquisem tudo (NCRF) e depois se puserem aqui, logo posso ajudar-vos.

*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #10 em: Fevereiro 23, 2014, 05:28:27 pm »
Façam a argumentação, escrevam tudo (têm o exemplo da @Rosinda) e pesquisem tudo (NCRF) e depois se puserem aqui, logo posso ajudar-vos.

Estive agora a analisar esta questão, contudo, não consigo encontrar nenhuma NCRF que se aplique a este caso concreto. Apenas a NCRF 6, na fundamentação à parte de não considerar como um Ativo Intangível.  :(

Já agora, partilho contigo uma duvida que me surgiu . .

No caso de uma viagem, estadia a um parceiro de negócio, onde se espera que terá repercussões no futuro, esse custo deveria ser diferido?

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #11 em: Fevereiro 23, 2014, 07:15:08 pm »
Estive agora a analisar esta questão, contudo, não consigo encontrar nenhuma NCRF que se aplique a este caso concreto. Apenas a NCRF 6, na fundamentação à parte de não considerar como um Ativo Intangível.  :(

As questões da OTOC são construídas a partir de cada tema, como é indicado no conteúdo programático. Embora existem muitos 1.1.1 e 1.2.1 e afins, eles normalmente abordam sempre os mesmos temas (fazendo com que muitos sub-temas estejam lá apenas para decoração).

Desta feita, os temas com AI e gastos estão no mesma tema e correspondem a NCRF 6 (excepto o tema Acréscimos e diferimentos, que deverá ser este o caso, ou seja, uma questão com dois tema), normalmente usada para encontrar a resposta correcta. A partir desta norma, confirma-se que aquele investimento não pode ser um AI. O problema é o que se faz com os gastos. Quando a OTOC escolhe nenhuma das anteriores (a pior coisa que podem fazer a meu ver, pois é mais difícil saber a justificação concreta deles), apenas temos a certeza que a resposta A, nem a resposta C estão correctas a seu ver - provavelmente porque um dos gastos é diferido ou o gasto diz respeito a exercícios seguintes e portanto, o gasto de 2015 e 2016 só será reconhecido no ano a que respeitam.

Estive agora a analisar esta questão, contudo, não consigo encontrar nenhuma NCRF que se aplique a este caso concreto. Apenas a NCRF 6, na fundamentação à parte de não considerar como um Ativo Intangível.  :(

Já agora, partilho contigo uma duvida que me surgiu . .

No caso de uma viagem, estadia a um parceiro de negócio, onde se espera que terá repercussões no futuro, esse custo deveria ser diferido?

Relativamente a dúvida que apresentas-te: as despesas de viagens e estadia poderão ser diferidas, mas propriamente se foi efectuado um contrato de publicidade ou algo parecido/similar (seguro, outros fornecimentos e serviços externos), que tratá benefícios para a empresa durante n exercícios (no que confere a execução de um serviço por terceiros), o que implica que todas as despesas necessárias, dizem respeito a n exercícios e por isso devem ser reconhecidas no exercício a que diz respeito e por isso usamos o diferimento. Se fosse apenas uma viagem e estadia para encontrar com um parceiro de negocio, sendo que tais despesas foram pagas a entidades competentes que realizaram o seu serviço, faria-me sentido apenas reconhecer nesse período o gasto com viagens e estadias, pois foi um despesa necessária apenas para pôr os negócios em dia com o meu parceiro de negócios.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2014, 07:25:20 pm por Dantedy »

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #12 em: Fevereiro 23, 2014, 07:47:41 pm »
Olá Rosinda,

Consegue me ajudar a fundamentar a minha revisão desta pergunta, para a resposta :

" Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas. "

Obrigado desde já.


Olá Rosinda,

Consegue me ajudar a fundamentar a minha revisão desta pergunta, para a resposta :

" Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas. "

Obrigado desde já.

Boa Tarde,

Tenho a mesma questão, para fundamentar.

Obrigada,
NA


Façam a argumentação, escrevam tudo (têm o exemplo da @Rosinda) e pesquisem tudo (NCRF) e depois se puserem aqui, logo posso ajudar-vos.

Quanto mais argumentações trouxeram, quanto mais da vossa pesquisa partilharem connosco, tal como publicações de artigos e a vossa  interpretação sobre a NCRF para este caso da Q18 mais fácil será para nós intervir e ajudar-vos a fundamentar as vossas escolhas.

São pequenos pormenores que são partilhados por vós, que nos fazem também pesquisar a questão noutro "prisma" e trazer mais valia para as vossas argumentações.

No entanto vou estar a atenta a esta questão, e ás vossas partilhas e se conseguir partilhar convosco as minhas argumentações para esta questão e as minhas dúvidas também, farei-o com certeza.

E tentem fazer tal como o exemplo que vos dei:

Concordo plenamente.

Mas será que não temos que justificar com base em alguns artigos, ou pode ser apenas explicado como os colegas fizeram?

A título de Exemplo:

«Questão nº?? – Contestação da resposta dada como correta pela Ordem.

1.1-A Questão
………..
1.2-A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea
………..

1.3-Contestação
(escrever a argumentação que motiva a contestação)
………..

1.4-Análise conclusiva da melhor opção de resposta:
………..


Bibliografia:
………..»

Na minha opinião, sempre que possível deverão utilizar uma base legal (legislação), normas, artigos, portarias, livros, etc...uma base que acresce mais valor á vossa defesa.



*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #13 em: Fevereiro 23, 2014, 08:09:42 pm »
Façam a argumentação, escrevam tudo (têm o exemplo da @Rosinda) e pesquisem tudo (NCRF) e depois se puserem aqui, logo posso ajudar-vos.

Vejam também as análises prévias de CF, antes da grelha oficial da OTOC do colega Dantedy:

AQUI: http://contabilistas.info/index.php?topic=15958.60

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #14 em: Fevereiro 23, 2014, 08:30:46 pm »
Em anexo alguns conceitos teóricos da NCRF-6 e alguns casos práticos para que todos possamos analisar se nos trás mais valia para as argumentações da Q18.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
3415 Visualizações
Última mensagem Março 17, 2012, 07:50:03 pm
por AndreiaM
7 Respostas
3398 Visualizações
Última mensagem Julho 16, 2012, 10:46:27 pm
por c0004162
1 Respostas
2787 Visualizações
Última mensagem Julho 21, 2012, 04:03:41 pm
por mansotania
27 Respostas
6519 Visualizações
Última mensagem Março 23, 2013, 11:14:05 am
por Fátima Mendes
17 Respostas
6173 Visualizações
Última mensagem Novembro 14, 2012, 08:23:17 pm
por Liquinhas

Mensagens recentes

Re: dedução iva no gasoleo por AndreiaM
[Abril 23, 2024, 04:11:38 pm]


dedução iva no gasoleo por AlexandraCoimbra
[Abril 23, 2024, 04:06:26 pm]


Re: Compensação pecuniária de natureza global por AndreiaM
[Abril 23, 2024, 03:03:29 pm]


Re: Iva - Stocks por AndreiaM
[Abril 22, 2024, 02:59:24 pm]


Re: Apuramento do IVA por AndreiaM
[Abril 22, 2024, 02:50:03 pm]


Re: Anexo B IRS - 049B : A retenção na fonte declarada ultrapassa o valor máximo por AndreiaM
[Abril 22, 2024, 02:29:57 pm]


Apuramento do IVA por Agostt
[Abril 22, 2024, 11:58:53 am]


Dou Explicações de Contabilidade Geral, Financeira, Sociedades-Online/Presencial por CFC_05
[Abril 21, 2024, 08:09:05 pm]


Iva - Stocks por DANIELA FERREIRA
[Abril 20, 2024, 11:59:49 am]


Iva -atividade comercial ipss por DANIELA FERREIRA
[Abril 20, 2024, 11:56:26 am]


Anexo B IRS - 049B : A retenção na fonte declarada ultrapassa o valor máximo por durrr
[Abril 20, 2024, 06:10:53 am]


Re: IRS Jovem por dafoz
[Abril 20, 2024, 12:33:12 am]

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 [24] 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.