*

Offline Zlatan

• Estagiário OCC
  • Prata
  • **
  • 42
  • 1
Possível Recurso Questão 18
« em: Fevereiro 18, 2014, 11:35:42 pm »
Olá a todos,

Relativamente à questão 18, eu respondi :

" Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas. "

Isto porquê :

Ora vejamos, no texto diz que o investimento terá repercussões na empresa durante três anos, mas eu entendi isto, mais a nível econômico, ou seja, nós no dia-a-dia quando por exemplo comprarmos um imóvel, é um investimento avultado que irá ter repercussões durante os anos subsequentes, dai o meu entender que esta pergunta, aquele investimento inicial era apenas para o ano de 2014, aliado ao facto de no texto não ser claro que o investimento se repercutia nos anos seguintes.

Logo exclui a resposta " Nenhuma das anteriores " por esse simples facto, depois, optei pela " Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas " dado que, por norma, todos os custos inerentes a deslocações de colaboradores, inscrições e afins deveriam ser registados numa conta própria para eventos, dado que, em Portugal há a possibilidade da dedução de IVA, quando se contabiliza algo na conta de eventos, logo, optei assim pela resposta acima apresentada.

Acham que é possível apresentar recurso com base neste fundamento?

Reprovei com 9,3, por isso apenas, me bastava uma pergunta.

*

Offline IsabelFerreira

• C.C
  • Platina
  • 211
  • 1
Re: Possível Recurso Questão 18
« Responder #1 em: Fevereiro 19, 2014, 04:12:51 pm »
Olá colegas,

eu também respondi como o colega.
Alguém nos pode ajudar como devemos fundamentar o recurso a esta questão?

Isabel

*

Offline Cristina Teixeira

• Estagiário OCC
  • Prata
  • **
  • 9
  • 0
« Responder #2 em: Fevereiro 19, 2014, 08:47:17 pm »
Boa noite,

Eu tambem estou na mesma situação dos colegas, será que podem ajudar?

Muito Obrigado.
Cristina

*

Offline Gina21

• T. Contabilidade
  • Ouro
  • 103
  • 0
« Responder #3 em: Fevereiro 19, 2014, 08:55:46 pm »
Boa noite,

respondi o mesmo que os colegas.
Também agradecia a ajuda.

Cumprimentos,
´Gina21

*

Offline Zlatan

• Estagiário OCC
  • Prata
  • **
  • 42
  • 1
« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2014, 09:07:45 pm »
Ainda hoje " discuti " isto com os meus colegas no trabalho, eles dizem que se a OTOC considerou nenhuma das anteriores, pelo facto de se diferir o custo total da feira, pela parte que diz que o investimento terá repercussões durante 3 anos, é muito limitativo.

Eu posso ter uma campanha publicitária que espero que tenha repercussões durante 3 anos, mas contabilizo tudo como custo do momento em que é celebrado o contrato. E falaram-me também das formações que nós efetuamos, espera-se que tenha repercussões durante 3 anos e não é por isso que vamos deixar de contabilizar como gasto do exercício.

Concordam?

+500

*

Offline IsabelFerreira

• C.C
  • Platina
  • 211
  • 1
« Responder #5 em: Fevereiro 21, 2014, 11:19:19 am »
Concordo plenamente.

Mas será que não temos que justificar com base em alguns artigos, ou pode ser apenas explicado como os colegas fizeram?

*

Offline Rosinda Cristina

• C.C
  • Diamante
  • 1572
  • 106
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
« Responder #6 em: Fevereiro 21, 2014, 12:11:42 pm »
Concordo plenamente.

Mas será que não temos que justificar com base em alguns artigos, ou pode ser apenas explicado como os colegas fizeram?

A título de Exemplo:

«Questão nº?? – Contestação da resposta dada como correta pela Ordem.

1.1-A Questão
………..
1.2-A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea
………..

1.3-Contestação
(escrever a argumentação que motiva a contestação)
………..

1.4-Análise conclusiva da melhor opção de resposta:
………..

Bibliografia:
………..»

Na minha opinião, sempre que possível deverão utilizar uma base legal (legislação), normas, artigos, portarias, livros, etc...uma base que acresce mais valor á vossa defesa.

*

Offline Zlatan

• Estagiário OCC
  • Prata
  • **
  • 42
  • 1
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2014, 02:10:15 pm »
Olá Rosinda,

Consegue me ajudar a fundamentar a minha revisão desta pergunta, para a resposta :

" Todas as despesas deverão ser reconhecidas como Gastos em 2014 e contabilizadas nas respectivas contas de gastos por naturezas. "

Obrigado desde já.

*

Offline nafonso

• Estagiário OCC
  • Ouro
  • 68
  • 2
« Responder #8 em: Fevereiro 23, 2014, 02:16:44 pm »
Olá Rosinda,

Consegue me ajudar a fundamentar a minha revisão desta pergunta, para a resposta :

Obrigado desde já.

Boa Tarde,

Tenho a mesma questão, para fundamentar.

Obrigada,
NA

*

Offline Dantedy

• C.C
  • Platina
  • 516
  • 340
« Responder #9 em: Fevereiro 23, 2014, 05:13:39 pm »
Façam a argumentação, escrevam tudo (têm o exemplo da @Rosinda) e pesquisem tudo (NCRF) e depois se puserem aqui, logo posso ajudar-vos.

*

Offline Zlatan

• Estagiário OCC
  • Prata
  • **
  • 42
  • 1
« Responder #10 em: Fevereiro 23, 2014, 05:28:27 pm »
Façam a argumentação, escrevam tudo (têm o exemplo da @Rosinda) e pesquisem tudo (NCRF) e depois se puserem aqui, logo posso ajudar-vos.

Estive agora a analisar esta questão, contudo, não consigo encontrar nenhuma NCRF que se aplique a este caso concreto. Apenas a NCRF 6, na fundamentação à parte de não considerar como um Ativo Intangível.  :(

Já agora, partilho contigo uma duvida que me surgiu . .

No caso de uma viagem, estadia a um parceiro de negócio, onde se espera que terá repercussões no futuro, esse custo deveria ser diferido?

*

Offline Dantedy

• C.C
  • Platina
  • 516
  • 340
« Responder #11 em: Fevereiro 23, 2014, 07:15:08 pm »
Estive agora a analisar esta questão, contudo, não consigo encontrar nenhuma NCRF que se aplique a este caso concreto. Apenas a NCRF 6, na fundamentação à parte de não considerar como um Ativo Intangível.  :(

As questões da OTOC são construídas a partir de cada tema, como é indicado no conteúdo programático. Embora existem muitos 1.1.1 e 1.2.1 e afins, eles normalmente abordam sempre os mesmos temas (fazendo com que muitos sub-temas estejam lá apenas para decoração).

Desta feita, os temas com AI e gastos estão no mesma tema e correspondem a NCRF 6 (excepto o tema Acréscimos e diferimentos, que deverá ser este o caso, ou seja, uma questão com dois tema), normalmente usada para encontrar a resposta correcta. A partir desta norma, confirma-se que aquele investimento não pode ser um AI. O problema é o que se faz com os gastos. Quando a OTOC escolhe nenhuma das anteriores (a pior coisa que podem fazer a meu ver, pois é mais difícil saber a justificação concreta deles), apenas temos a certeza que a resposta A, nem a resposta C estão correctas a seu ver - provavelmente porque um dos gastos é diferido ou o gasto diz respeito a exercícios seguintes e portanto, o gasto de 2015 e 2016 só será reconhecido no ano a que respeitam.

Já agora, partilho contigo uma duvida que me surgiu . .

No caso de uma viagem, estadia a um parceiro de negócio, onde se espera que terá repercussões no futuro, esse custo deveria ser diferido?

Relativamente a dúvida que apresentas-te: as despesas de viagens e estadia poderão ser diferidas, mas propriamente se foi efectuado um contrato de publicidade ou algo parecido/similar (seguro, outros fornecimentos e serviços externos), que tratá benefícios para a empresa durante n exercícios (no que confere a execução de um serviço por terceiros), o que implica que todas as despesas necessárias, dizem respeito a n exercícios e por isso devem ser reconhecidas no exercício a que diz respeito e por isso usamos o diferimento. Se fosse apenas uma viagem e estadia para encontrar com um parceiro de negocio, sendo que tais despesas foram pagas a entidades competentes que realizaram o seu serviço, faria-me sentido apenas reconhecer nesse período o gasto com viagens e estadias, pois foi um despesa necessária apenas para pôr os negócios em dia com o meu parceiro de negócios.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2014, 07:25:20 pm por Dantedy »

*

Offline Rosinda Cristina

• C.C
  • Diamante
  • 1572
  • 106
« Responder #12 em: Fevereiro 23, 2014, 07:47:41 pm »
Olá Rosinda,

Obrigado desde já.

Olá Rosinda,

Obrigado desde já.

Boa Tarde,

Tenho a mesma questão, para fundamentar.

Obrigada,
NA

Quanto mais argumentações trouxeram, quanto mais da vossa pesquisa partilharem connosco, tal como publicações de artigos e a vossa  interpretação sobre a NCRF para este caso da Q18 mais fácil será para nós intervir e ajudar-vos a fundamentar as vossas escolhas.

São pequenos pormenores que são partilhados por vós, que nos fazem também pesquisar a questão noutro "prisma" e trazer mais valia para as vossas argumentações.

No entanto vou estar a atenta a esta questão, e ás vossas partilhas e se conseguir partilhar convosco as minhas argumentações para esta questão e as minhas dúvidas também, farei-o com certeza.

E tentem fazer tal como o exemplo que vos dei:

Concordo plenamente.

A título de Exemplo:

«Questão nº?? – Contestação da resposta dada como correta pela Ordem.

1.1-A Questão
………..
1.2-A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea
………..

1.3-Contestação
(escrever a argumentação que motiva a contestação)
………..

1.4-Análise conclusiva da melhor opção de resposta:
………..

Bibliografia:
………..»

Na minha opinião, sempre que possível deverão utilizar uma base legal (legislação), normas, artigos, portarias, livros, etc...uma base que acresce mais valor á vossa defesa.

*

Offline Rosinda Cristina

• C.C
  • Diamante
  • 1572
  • 106
« Responder #13 em: Fevereiro 23, 2014, 08:09:42 pm »

Vejam também as análises prévias de CF, antes da grelha oficial da OTOC do colega Dantedy:

AQUI: http://contabilistas.info/index.php?topic=15958.60

*

Offline Rosinda Cristina

• C.C
  • Diamante
  • 1572
  • 106
« Responder #14 em: Fevereiro 23, 2014, 08:30:46 pm »
Em anexo alguns conceitos teóricos da NCRF-6 e alguns casos práticos para que todos possamos analisar se nos trás mais valia para as argumentações da Q18.

Possivel Recurso da questão 23

Iniciado por Fátima MendesQuadro Analise ao exame FEV 2012

Respostas: 3
Visualizações: 465
Última mensagem Março 17, 2012, 07:50:03 pm
por AndreiaM
Possível recurso da questão 33

Respostas: 0
Visualizações: 419
Última mensagem Março 16, 2012, 11:16:33 am
por Fátima Mendes
Possivel Recurso da questão 44

Respostas: 6
Visualizações: 547
Última mensagem Maio 24, 2012, 10:06:27 pm
por filipa_as
Possivel Recurso da questão 43

Respostas: 1
Visualizações: 386
Última mensagem Março 20, 2012, 07:32:51 pm
por silvac
Possível recurso da questão 10

Iniciado por Fátima MendesQuadro Analise ao exame JUN 2012

Respostas: 7
Visualizações: 600
Última mensagem Julho 13, 2012, 01:15:45 pm
por TANIACOSTA
Booking.com

Mensagens recentes

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Dezembro 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 [13] 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31