collapse

Pesquisa



Acrescimos

  • 20 Respostas
  • 12934 Visualizações
*

Offline Paula Morais

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Feminino
Acrescimos
« em: Março 13, 2014, 11:16:43 pm »
Boa noite!
Gostaria que me ajudassem numa assunto de acréscimos.
Foi estimado um valor de água no N um valor de 500€ (em credores por acréscimos de gastos), no entanto em N+1 o valor a pagar foi de 50€.
que conta uso para esta diferença?
Gostaria que me pudessem ajudar

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5073
  • 182
  • Sexo: Feminino
Re: Acrescimos
« Responder #1 em: Março 13, 2014, 11:33:27 pm »
Normalmente contabiliza-se na mesma conta onde foi lançado o gasto, que neste caso será "menos gasto", porque tínhamos reconhecido um gasto de 500, quando na realidade o gasto foi só de 50.

Ou, em alternativa, leva-se a uma conta 78.

Espero ter ajudado

Boa noite!
Gostaria que me ajudassem numa assunto de acréscimos.
Foi estimado um valor de água no N um valor de 500€ (em credores por acréscimos de gastos), no entanto em N+1 o valor a pagar foi de 50€.
que conta uso para esta diferença?
Gostaria que me pudessem ajudar

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Acrescimos
« Responder #2 em: Março 14, 2014, 12:32:46 am »
Não podes acrescer despesas como água ou telefone, porque eles eram manifestamente desconhecidos e imprevistos no encerramento do ano, assim o máximo que podes fazer é se os valores forem significativos, materiais, e se o prejuízo superar largamente o "lucro" do trabalho, a divulgares isto como acontecimentos após a data de relato.
Quer dizer, há empresas pequenas que por falta de dedicação das pessoas estamos a fazer  a contabilidade, se for preciso dia 31 de Maio ás 6 da tarde, e nessa altura, estas coisas são perfeitamente conhecidas, mas se calhar é melhor implementarmos neste caos toda a normalidade que possamos...

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: Acrescimos
« Responder #3 em: Março 14, 2014, 08:48:41 am »
Concordo com o colega mangovsky, colega Paula morais veja também a NCRF 4 Políticas contabilística s, alterações nas estimativas contabilística s e erros
Mestre Fábio Simões

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5073
  • 182
  • Sexo: Feminino
Re: Acrescimos
« Responder #4 em: Março 14, 2014, 09:26:12 am »
Então as grandes empresas, que fazem dotações mensais de tudo e mais alguma coisa (incluindo comunicações e água) não o podem fazer???
Sabemos que temos aquele custo mensalmente, por isso o custo é conhecido. Só não sabemos o valor exato. Por isso, ou pedimos ao fornecedor o valor que vai ser faturado, ou dotamos com base na fatura do mês anterior.

Não podes acrescer despesas como água ou telefone, porque eles eram manifestamente desconhecidos e imprevistos no encerramento do ano, assim o máximo que podes fazer é se os valores forem significativos, materiais, e se o prejuízo superar largamente o "lucro" do trabalho, a divulgares isto como acontecimentos após a data de relato.
Quer dizer, há empresas pequenas que por falta de dedicação das pessoas estamos a fazer  a contabilidade, se for preciso dia 31 de Maio ás 6 da tarde, e nessa altura, estas coisas são perfeitamente conhecidas, mas se calhar é melhor implementarmos neste caos toda a normalidade que possamos...


*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Acrescimos
« Responder #5 em: Março 14, 2014, 09:30:47 am »
Eu costumo tirar uma cópia das faturas datadas de Janeiro (referentes a Dezembro) e contabilizar o custo imputado ao ano correto. Isto porque a contabilidade de Dezembro é feita em Janeiro/Fevereiro e como tal essas faturas já são conhecidas.
Não sei se me fiz entender....
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline dbotelho15

  • ****
  • 805
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Acrescimos
« Responder #6 em: Março 14, 2014, 09:34:20 am »

Bom dia,

Eu também faço da mesma forma que a colega debsousa.

Eu costumo tirar uma cópia das faturas datadas de Janeiro (referentes a Dezembro) e contabilizar o custo imputado ao ano correto. Isto porque a contabilidade de Dezembro é feita em Janeiro/Fevereiro e como tal essas faturas já são conhecidas.
Não sei se me fiz entender....
Cumprimentos,
Botelho

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: Acrescimos
« Responder #7 em: Março 14, 2014, 09:41:34 am »
Não concordo totalmente colega debsousa. Principio do acréscimo, devemos reconhecer o que for exigível no ano corrente e diferir gasto/rendimento para ano N+1. Ao ignorar este principio, está imputar todo gasto/rendimento para apuramento de resultado o que não esta correto.
Mestre Fábio Simões

*

Offline dbotelho15

  • ****
  • 805
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Acrescimos
« Responder #8 em: Março 14, 2014, 09:45:10 am »
Colega,
Não está a ser ignorado este principio. Imputamos em N-1 o respectivo custo e em Janeiro é deduzido o IVA pela documento original.
 


Não concordo totalmente colega debsousa. Principio do acréscimo, devemos reconhecer o que for exigível no ano corrente e diferir gasto/rendimento para ano N+1. Ao ignorar este principio, está imputar todo gasto/rendimento para apuramento de resultado o que não esta correto.
Cumprimentos,
Botelho

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: Acrescimos
« Responder #9 em: Março 14, 2014, 09:54:11 am »
Se contabilizado esse gasto tirando uma fotocopia da fatura original janeiro N+1, esse gasto será não devidamente documento, logo não é aceite fiscalmente e acresce ao q.07 da mod 22. Porque se for alvo de inspeção tributaria o inspetor perguntará contabilização da fotocopia da fatura original sendo que fatura em causa não é de N-1 mas sim emitida em N+1. É minha opinião.
« Última modificação: Março 14, 2014, 09:57:31 am por Fábio Simões »
Mestre Fábio Simões

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5073
  • 182
  • Sexo: Feminino
Re: Acrescimos
« Responder #10 em: Março 14, 2014, 10:02:20 am »
Também é possível fazer como a colega dbotelho15 faz.
Se houver uma fatura emitida em janeiro que diga respeito ao período de faturação de dezembro, faz todo o sentido que se reconheça esse gasto em dezembro.
A cópia da fatura apenas serve para justificar a dotação feita nas contas de dezembro.
Em janeiro, contabiliza-se a fatura normalmente, deduz-se o IVA e anula-se a especialização feita em dezembro.

Se contabilizado esse gasto tirando uma fotocopia da fatura original janeiro N+1, esse gasto será não devidamente documento, logo não é aceite fiscalmente e acresce ao q.07 da mod 22. Porque se for alvo de inspeção tributaria o inspetor perguntará contabilização da fotocopia da fatura original sendo que fatura em causa não é de N-1 mas sim emitida em N+1. É minha opinião.

*

Offline dbotelho15

  • ****
  • 805
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Acrescimos
« Responder #11 em: Março 14, 2014, 10:05:38 am »
Exactamente... é o que costumo fazer.

Também é possível fazer como a colega dbotelho15 faz.
Se houver uma fatura emitida em janeiro que diga respeito ao período de faturação de dezembro, faz todo o sentido que se reconheça esse gasto em dezembro.
A cópia da fatura apenas serve para justificar a dotação feita nas contas de dezembro.
Em janeiro, contabiliza-se a fatura normalmente, deduz-se o IVA e anula-se a especialização feita em dezembro.

Se contabilizado esse gasto tirando uma fotocopia da fatura original janeiro N+1, esse gasto será não devidamente documento, logo não é aceite fiscalmente e acresce ao q.07 da mod 22. Porque se for alvo de inspeção tributaria o inspetor perguntará contabilização da fotocopia da fatura original sendo que fatura em causa não é de N-1 mas sim emitida em N+1. É minha opinião.
Cumprimentos,
Botelho

*

Offline almeida santos

  • ****
  • 323
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Acrescimos
« Responder #12 em: Março 14, 2014, 10:36:06 am »
Evidentemente que a cópia do documento serve para justificar o gasto e é aceite tendo em conta princípio da periodização do lucro tributável consagrado nos n.ºs 1 do art.º 18.º do CIRC.
« Última modificação: Março 14, 2014, 10:43:06 am por almeida santos »

*

Offline Dora

  • ****
  • 309
  • 13
Re: Acrescimos
« Responder #13 em: Março 14, 2014, 11:09:26 am »
Bom dia,

Concordo plenamente com o colega Almeida Santos, aliás o nº 2 do mesmo art.18º diz:

                                            Artigo 18.º
                                  Periodização do lucro tributável
 
1  -  Os rendimentos e os gastos, assim como as  outras componentes positivas ou
negativas do lucro tributável, são imputáveis ao período de tributação em que sejam
obtidos ou suportados, independenteme nte do seu recebimento ou pagamento, de
acordo com o regime de periodização económica.
 
2  -  As componentes positivas ou negativas consideradas como respeitando a períodos
anteriores só são imputáveis ao período de tributação quando na data de encerramento
das contas daquele a que deviam ser imputadas eram imprevisíveis ou manifestamente
desconhecidas.


cumps.

Dora
« Última modificação: Março 14, 2014, 11:10:16 am por Dora »

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Acrescimos
« Responder #14 em: Março 14, 2014, 02:12:05 pm »
Era isto que eu queria dizer....

Também é possível fazer como a colega dbotelho15 faz.
Se houver uma fatura emitida em janeiro que diga respeito ao período de faturação de dezembro, faz todo o sentido que se reconheça esse gasto em dezembro.
A cópia da fatura apenas serve para justificar a dotação feita nas contas de dezembro.
Em janeiro, contabiliza-se a fatura normalmente, deduz-se o IVA e anula-se a especialização feita em dezembro.

Se contabilizado esse gasto tirando uma fotocopia da fatura original janeiro N+1, esse gasto será não devidamente documento, logo não é aceite fiscalmente e acresce ao q.07 da mod 22. Porque se for alvo de inspeção tributaria o inspetor perguntará contabilização da fotocopia da fatura original sendo que fatura em causa não é de N-1 mas sim emitida em N+1. É minha opinião.
Cumprimentos,
Débora Sousa

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
24333 Visualizações
Última mensagem Abril 17, 2014, 06:14:10 pm
por zzzz
1 Respostas
5586 Visualizações
Última mensagem Abril 09, 2013, 09:09:28 pm
por kushinadaime
5 Respostas
7179 Visualizações
Última mensagem Abril 27, 2013, 07:17:45 pm
por tinag
3 Respostas
6669 Visualizações
Última mensagem Abril 21, 2016, 12:17:26 pm
por m1983
3 Respostas
3501 Visualizações
Última mensagem Junho 23, 2014, 02:28:15 pm
por dbotelho15

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30