collapse

Pesquisa



Estágio Profissional + Estágio OTOC

  • 21 Respostas
  • 12070 Visualizações
*

Offline Salete Oliveira

  • **
  • 13
  • 0
  • Sexo: Feminino
Estágio Profissional + Estágio OTOC
« em: Setembro 23, 2014, 11:53:15 am »
Bom dia Colegas,

Eu acabei a minha licenciatura este ano, e vou-me candidatar à OTOC.
A empresa que contactei disse que poderia fazer o estágio pelo IEFP. Falei com a OTOC e eles diseeram que ao fazer o estágio do IEFP, ao mesmo tempo poderia fazer o estágio para a OTOC.

Alguém me sabe dizer como devo proceder?

Obrigada
Salete Oliveira

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #1 em: Setembro 24, 2014, 09:26:01 am »
Bom dia Colegas,

Eu acabei a minha licenciatura este ano, e vou-me candidatar à OTOC.
A empresa que contactei disse que poderia fazer o estágio pelo IEFP. Falei com a OTOC e eles diseeram que ao fazer o estágio do IEFP, ao mesmo tempo poderia fazer o estágio para a OTOC.

Alguém me sabe dizer como devo proceder?

Obrigada
Salete Oliveira

Colega já viu o regulamento:

http://www.otoc.pt/fotos/editor2/regulamentoatualizado.pdf

E o artigo 28º, não terá com o seu curso dispensa estágio, uma vez que acabou há menos de dois anos o curso.

Na minha opinião deverá verificar o que diz o regulamento sobre esta questão e esclarecer as suas dúvidas junto da OTOC.

*

Offline Salete Oliveira

  • **
  • 13
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #2 em: Setembro 24, 2014, 11:11:33 am »
Bom dia,

A minha questão não é essa! A OTOC disse-me que quando estivesse a fazer o estágio pelo IEFP, podia estar a fazer também o estágio pela OTOC. Informaram-me que havia colegas a fazer desta maneira. daí eu perguntar como devo preceder, com a candidatura tanto ao IEFP como para OTOC.

Obrigada na mesma pelo esclarecimento .

Sem mais de momento,
Salete Oliveira

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5073
  • 182
  • Sexo: Feminino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #3 em: Setembro 24, 2014, 11:23:44 am »
Pode fazer em simultâneo estágio do IEFP e para a OTOC, mas terá que entregar na OTOC toda a documentação necessária para fazer a sua inscrição.

Veja aqui os formulários e toda a documentação que precisa de entregar para avançar com o processo.

Espero ter ajudado

Bom dia,

A minha questão não é essa! A OTOC disse-me que quando estivesse a fazer o estágio pelo IEFP, podia estar a fazer também o estágio pela OTOC. Informaram-me que havia colegas a fazer desta maneira. daí eu perguntar como devo preceder, com a candidatura tanto ao IEFP como para OTOC.

Obrigada na mesma pelo esclarecimento .

Sem mais de momento,
Salete Oliveira

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #4 em: Setembro 24, 2014, 11:26:23 am »
Bom dia,

A minha questão não é essa! A OTOC disse-me que quando estivesse a fazer o estágio pelo IEFP, podia estar a fazer também o estágio pela OTOC. Informaram-me que havia colegas a fazer desta maneira. daí eu perguntar como devo preceder, com a candidatura tanto ao IEFP como para OTOC.

Obrigada na mesma pelo esclarecimento .

Sem mais de momento,
Salete Oliveira

A minha dúvida com a sua questão, é que existem cursos que os candidatos até dois anos têm despensa do estágio da OTOC, podendo assim fazer o exame sem necessidade desse estágio.

Pelo que percebi a colega tem mesmo de fazer estágio.

Desconheço os procedimentos, pois não conheço nenhum caso em concreto.
Caso outro colega não o esclarece aqui no fórum.

Talvez o melhor procedimento é falar com as duas partes OTOC e IEFP, no entanto aconselho-a a ler o regulamento, para que seja mais fácil esclarecer com os intervenientes IEFP e OTOC os procedimentos a seguir.

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #5 em: Setembro 24, 2014, 11:27:56 am »
Pode fazer em simultâneo estágio do IEFP e para a OTOC, mas terá que entregar na OTOC toda a documentação necessária para fazer a sua inscrição.

Veja aqui os formulários e toda a documentação que precisa de entregar para avançar com o processo.

Espero ter ajudado


Bom dia,

A minha questão não é essa! A OTOC disse-me que quando estivesse a fazer o estágio pelo IEFP, podia estar a fazer também o estágio pela OTOC. Informaram-me que havia colegas a fazer desta maneira. daí eu perguntar como devo preceder, com a candidatura tanto ao IEFP como para OTOC.

Obrigada na mesma pelo esclarecimento .

Sem mais de momento,
Salete Oliveira

Já tem a resposta pretendida. Obrigado mangovsky  :)

*

Offline Salete Oliveira

  • **
  • 13
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #6 em: Setembro 24, 2014, 01:45:03 pm »
Olá,

Obrigada, mas devo de enviar as duas candidaturas ao mesmo tempo, ou enviar a do IEFP e so quando esta estiver autorizada enviar para a da OTOC.

Sem mais de momento,

Salete Oliveira


Pode fazer em simultâneo estágio do IEFP e para a OTOC, mas terá que entregar na OTOC toda a documentação necessária para fazer a sua inscrição.

Veja aqui os formulários e toda a documentação que precisa de entregar para avançar com o processo.

Espero ter ajudado

Bom dia,

A minha questão não é essa! A OTOC disse-me que quando estivesse a fazer o estágio pelo IEFP, podia estar a fazer também o estágio pela OTOC. Informaram-me que havia colegas a fazer desta maneira. daí eu perguntar como devo preceder, com a candidatura tanto ao IEFP como para OTOC.

Obrigada na mesma pelo esclarecimento .

Sem mais de momento,
Salete Oliveira

*

Offline Salete Oliveira

  • **
  • 13
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #7 em: Setembro 24, 2014, 01:46:14 pm »
Obrigada Rosinha,

Sem mais de momento,
Salete Oliveira


Pode fazer em simultâneo estágio do IEFP e para a OTOC, mas terá que entregar na OTOC toda a documentação necessária para fazer a sua inscrição.

Veja aqui os formulários e toda a documentação que precisa de entregar para avançar com o processo.

Espero ter ajudado


Bom dia,

A minha questão não é essa! A OTOC disse-me que quando estivesse a fazer o estágio pelo IEFP, podia estar a fazer também o estágio pela OTOC. Informaram-me que havia colegas a fazer desta maneira. daí eu perguntar como devo preceder, com a candidatura tanto ao IEFP como para OTOC.

Obrigada na mesma pelo esclarecimento .

Sem mais de momento,
Salete Oliveira

Já tem a resposta pretendida. Obrigado mangovsky  :)

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5073
  • 182
  • Sexo: Feminino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #8 em: Setembro 25, 2014, 12:45:49 am »
Eles são autónomos.
Não tem que enviar os dois ao mesmo tempo nem precisa da aprovação do estágio do IEFP para avançar com o da OTOC ;)

Olá,

Obrigada, mas devo de enviar as duas candidaturas ao mesmo tempo, ou enviar a do IEFP e so quando esta estiver autorizada enviar para a da OTOC.

Sem mais de momento,

Salete Oliveira

*

Offline contabilidade2015

  • ***
  • 143
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #9 em: Março 08, 2015, 06:31:12 pm »
Boa tarde,

Estou a tentar fazer o estágio para OTOC mas pelo que estive a ver se não o fizer através do IEFP a empresa terá de pagar diversos valores (sem nenhum apoio) e assim não será fácil encontrar uma empresa disposta a ter um estagiário nestas condições.

A minha dúvida também é se mando primeiro para a OTOC ou para o IEFP.

Mangovsky é possível dizer-me como procedeu?

Obrigado.
Cumprimentos

*

Offline MLuzia14

  • ***
  • 153
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #10 em: Março 08, 2015, 07:54:12 pm »
Boa tarde colega,

Podia explicar melhor a parte dos valores? Não percebi muito bem, o que me impossibilita de dar uma resposta de acordo com aquilo que pretende.
Eu fui considerado "apto" pela OTOC para realizar o exame de acesso à Ordem através do estágio. Assim estou à disposição para ajudar no que pretender.


Boa tarde,

Estou a tentar fazer o estágio para OTOC mas pelo que estive a ver se não o fizer através do IEFP a empresa terá de pagar diversos valores (sem nenhum apoio) e assim não será fácil encontrar uma empresa disposta a ter um estagiário nestas condições.

A minha dúvida também é se mando primeiro para a OTOC ou para o IEFP.

Mangovsky é possível dizer-me como procedeu?

Obrigado.

*

Offline contabilidade2015

  • ***
  • 143
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #11 em: Março 09, 2015, 10:46:44 am »
Bom dia,

Estava a referir-me aos valores que as empresas são obrigadas a pagar ao estagiário, o subsidio de estágio, sub. de refeição, segurança social e seguro.

Pode explicar-me como procedeu, pois não estou mesmo a compreender como devo fazer.

Desde já obrigado pela disponibilidad e.
Cumprimentos

*

Offline MLuzia14

  • ***
  • 153
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #12 em: Março 09, 2015, 11:10:05 am »
Bom dia colega,

Neste tipo de situações é necessário o potencial estagiário estar ciente de 2 pontos.

1. Há independência entre o estágio do IEFP e da OTOC, ou seja, todas as remunerações que têm direito durante o seu estágio do IEFP são da responsabilida de da sua entidade patronal. O estágio da OTOC é um "estágio curricular" na qual é avaliada os seus conhecimentos e/ou aptidão nas matérias mencionadas no "REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO, ESTÁGIO E EXAME PROFISSIONAIS" artigo 32.º para se inscrever no exame da OTOC.

2. Face à independência dos estágios, o estágio do IEFP poderá cessar enquanto o estágio para a OTOC ainda está a meio. Ou seja, se o estágio do IEFP terminar e se a entidade patronal (e se for também o seu patrono) e não avançar para um contrato de trabalho arrisca-se a ficar com o estágio para a OTOC a meio.

Assim sugiro-lhe que coloque a hipótese citada no ponto 2 à entidade patronal com o intuito de saber o que acontece se terminar o estágio do IEFP e se estiver ainda no estágio da OTOC.

Fui claro? Respondi ao que pretendia?

Cumprimentos.

Bom dia,

Estava a referir-me aos valores que as empresas são obrigadas a pagar ao estagiário, o subsidio de estágio, sub. de refeição, segurança social e seguro.

Pode explicar-me como procedeu, pois não estou mesmo a compreender como devo fazer.

Desde já obrigado pela disponibilidad e.

*

Offline contabilidade2015

  • ***
  • 143
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #13 em: Março 09, 2015, 11:23:37 am »
Obrigado pelo esclarecimento,

Neste caso especifico, o estágio do IEFP são 9 meses e o da OTOC são de 8 neses a 1 ano, assim sendo não há o risco de acontecer o mencionado no ponto 2.

Pode esclarecer-me como procedeu para iniciar o estágio?

A empresa onde fez o estágio pagou todos estes valores: o subsidio de estágio, sub. de refeição, segurança social e seguro?

Obrigado.
Cumprimentos

*

Offline MLuzia14

  • ***
  • 153
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Estágio Profissional + Estágio OTOC
« Responder #14 em: Março 09, 2015, 11:36:35 am »
Quando inicia o estágio pelo IEFP, a entidade patronal rege-se pelo contrato coletivo de trabalho (com a concordância do IEFP), neste caso se no contrato coletivo de trabalho está incluido o sub.refeição sim, tambem têm direto a recebê-lo.
No meu caso em relação ao estágio da OTOC não coincidiu com o estágio para a OTOC (o desfasamento entre os 2 estágios foi a principal causa). Assim sugiro-lhe (se possível), trate logo de toda a burocracia antes de iniciar o estágio, com o intuito de no primeiro dia de estágio do IEFP dar entrada na OTOC dos papéis para estágio (que vão para apreciação) e devem durar mais ou menos 20 dias a pronunciar-se.

Ou seja, num estágio de 9 meses do IEFP o estágio da OTOC ser cumprido será mesmo "à justa".

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
7644 Visualizações
Última mensagem Agosto 14, 2017, 05:16:30 pm
por Alexandra Beato
1 Respostas
3138 Visualizações
Última mensagem Setembro 26, 2019, 11:28:48 am
por tiabb
0 Respostas
2340 Visualizações
Última mensagem Agosto 28, 2020, 02:54:33 pm
por Lúcia Cunha
0 Respostas
1884 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 18, 2021, 10:39:54 am
por Lúcia Cunha
1 Respostas
1844 Visualizações
Última mensagem Março 15, 2022, 07:30:37 pm
por Merelles soares

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30