collapse

Pesquisa



Eclipse do Sol dia 20 Março 2015 (+-8h-10h)

  • 5 Respostas
  • 4122 Visualizações
*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Eclipse do Sol dia 20 Março 2015 (+-8h-10h)
« em: Março 19, 2015, 09:07:30 pm »
«No dia 20 de março de 2015 ocorre um eclipse do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português, incluindo o território Continental e as Regiões Autónomas.

O eclipse total será visível no extremo norte do Oceano Atlântico, nas Ilhas Faroé, Svalbard e região Ártica (passa no Pólo Norte), numa faixa com largura entre os 410 e os 480 km.

A duração total do eclipse aproxima-se das 2h com início cerca das 8h, o máximo próximo das 9h e o término perto das 10h.

Este fenómeno astronómico não tem quaisquer riscos para a saúde, no entanto deve ser observado em segurança, pelo que a Direção-Geral da Saúde recomenda:

-Não deve observar o sol diretamente sem filtros solares oculares.
-Não deve usar óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, filtros de gelatina, folhas de alumínio.
-Os filtros solares oculares não devem ser combinados com binóculos, câmaras fotográficas, telescópios ou quaisquer outros instrumentos óticos.
-Antes da utilização deve testar adequadamente os filtros solares oculares, pois porque podem ter microfuros, arranhões ou imperfeições que deixem passar mais luz solar do que a permitida.
-A observação não deve exceder 30 segundos de cada vez, com intervalos de pelo menos 3 minutos de descanso.


Para observar o eclipse em segurança pode dirigir-se a um local onde haja observações do sol por pessoas qualificadas e responsáveis. Por exemplo:

-Observatório Astronómico de Lisboa
-Faculdade de Ciências de Lisboa
-Planetário do Porto
-Observatório Astronómico de Coimbra»

Fonte: http://oal.ul.pt/eclipse-do-sol-20-mar-2015/
https://www.dgs.pt/em-destaque/eclipse-do-sol-20-mar-2015.aspx
http://aevp.net/wordpress/wp-content/uploads/2015/03/seguranca_eclipse.pdf
 

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Eclipse do Sol dia 20 Março 2015 (+-8h-10h)
« Responder #1 em: Março 19, 2015, 10:48:59 pm »
Cara Rosinda,

Muito obrigado por nos trazer esta curiosidade, é de facto um bestial efeito, ainda me recordo do ultimo grande eclipse solar, estava-mos acho que em 1999, foi naquela altura um momento de rara beleza! Mas atenção sejam prudentes, não arrisquem a vossa saúde para verem tal efeito, cumpram as regras de segurança!

Cumprimentos,
Paulo Carvalho


Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline paulalage

  • *****
  • 1194
  • 49
  • Sexo: Feminino
Re: Eclipse do Sol dia 20 Março 2015 (+-8h-10h)
« Responder #2 em: Março 20, 2015, 01:59:26 am »
Colega Rosinda,


Obrigada pela partilha deste acontecimento e pela informação tão util que nos deu acerca do mesmo!

Também eu,recordo bem do ultimo grande eclipse solar de 1999.....e da excitação  das crianças vivida em minha casa para não perdermos o espectáculo... ...a minha mãe comprou óculos de protecção para todos nós!


Cumprimentos,
Paula Lage
Cumprimentos,
Paula Lage

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Eclipse do Sol dia 20 Março 2015 (+-8h-10h)
« Responder #3 em: Março 20, 2015, 07:02:37 am »
Colega Rosinda,


Obrigada pela partilha deste acontecimento e pela informação tão util que nos deu acerca do mesmo!

Também eu,recordo bem do ultimo grande eclipse solar de 1999.....e da excitação  das crianças vivida em minha casa para não perdermos o espectáculo... ...a minha mãe comprou óculos de protecção para todos nós!


Cumprimentos,
Paula Lage
Cara Rosinda,

Muito obrigado por nos trazer esta curiosidade, é de facto um bestial efeito, ainda me recordo do ultimo grande eclipse solar, estava-mos acho que em 1999, foi naquela altura um momento de rara beleza! Mas atenção sejam prudentes, não arrisquem a vossa saúde para verem tal efeito, cumpram as regras de segurança!


Cumprimentos,
Paulo Carvalho

De facto um momento de rara beleza, e fica bem marcada na memória de crianças e adultos como um momento único.
Mas nunca é demais reforçar o apelo a cumprirem as regras de segurança, se quiserem assistir a este efeito que está quase a começar daqui a uma hora sensivelmente  :D

*

Offline André Pereira

  • *****
  • 1513
  • 473
  • Sexo: Masculino
  • "Sucesso é mais atitude do que aptidão."
Re: Eclipse do Sol dia 20 Março 2015 (+-8h-10h)
« Responder #4 em: Março 20, 2015, 09:28:02 am »
Bom dia colega Rosinda,

Sem duvida um fenómeno de rara beleza... o de 1999 ainda bem presente, andava todo entusiasmando com o dito eclipse  :)

O de hoje para os meus lados, esta nublado e não se consegue ver com as devidas medidas de segurança como é óbvio... mas esta mais escuro o dia pelo menos por agora...

Cumprimentos,
André Pereira

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Eclipse do Sol dia 20 Março 2015 (+-8h-10h)
« Responder #5 em: Março 20, 2015, 02:39:39 pm »
Bom dia colega Rosinda,

Sem duvida um fenómeno de rara beleza... o de 1999 ainda bem presente, andava todo entusiasmando com o dito eclipse  :)

O de hoje para os meus lados, esta nublado e não se consegue ver com as devidas medidas de segurança como é óbvio... mas esta mais escuro o dia pelo menos por agora...

Boa tarde colega André,
Por estes lados zona centro do país (Continente) também a manhã foi com muitas nuvens, e a esta hora o céu, embora já não se observem as nuvens está completamente nublado...o que faz com o dia esteja mais escuro.  ;)

 

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 [27]
28 29 30