collapse

Pesquisa



Dicas de PHC Corporate

  • 3 Respostas
  • 3017 Visualizações
*

Offline marciosilva

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
Dicas de PHC Corporate
« em: Julho 08, 2015, 07:51:15 pm »
Olá a todos

Vou explicar um pouco a minha situação para perceberem melhor a minha dúvida:

Trabalho numa gráfica como técnico de produção. Faço as impressões de cartões de visita, flyers, lonas, placas e vinis para imobiliárias, etc. Há pouco tempo, a minha colega administrativa saiu da empresa no mesmo dia em que nos deixou a carta de despedimento. Portanto, deixou-nos à rasca, a mim e ao meu patrão, que nunca usámos o PHC Corporate (o software de facturação que usamos actualmente), pois era essa colega que tratava de todas as burocracias nesse software: orçamentos, facturação, e por aí fora.

Desde então, sou eu a tratar dessas coisas. Já temos uma colega para o lugar dela, mas também ela não sabe usar o programa, apesar de ter força de vontade para aprender (bem que procurámos pessoas com experiência no PHC, mas parece que não tivémos sorte). E podemos sempre solicitar a ajuda telefónica do técnico que deu a formação inicial à colega que saiu agora, também o iremos fazer para esclarecer todas as dúvidas que tivermos reunido até lá.

Contudo, existem certas situações pontuais que eu gostaria de ver clarificadas sem ligar, para já, para o dito técnico de suporte, pois iríamos pagar um pequeno balúrdio só para lhe fazermos uma pergunta.

A minha dúvida existencial é a seguinte: no PHC Corporate, quando queremos fazer um orçamento (para o PHC, é um "dossier interno > proposta"), e introduzo os diversos campos que vão ter cada um, os seus valores, como impeço o programa de me mostrar o total de todas as entradas?

Exemplos...
Isto é o que tenho genericamente num orçamento normal. O programa calcula os totais de todas as entradas:

Artigo ______________ ____ Preço
Produto A .............. .............. 10 €
Produto B .............. .............. 20 €
Produto C .............. .............. 30 €
______________ _____Total: 60 €

Mas e se eu pretender um orçamento com opções, sobre as quais o cliente apenas irá escolher uma? Não preciso do valor total, nem o quero mostrar para não assustar o cliente :D

Artigo ______________ ____ Preço
Produto A opção 1 .............. .. 10 €
Produto A opção 2 .............. .. 20 €
Produto A opção 3 .............. .. 30 €
______________ _____Total: 60 €

O PHC tem a opção "calcular automaticament e os totais" na mesma janela em baixo, do lado esquerdo, mas essa opção não parece ser o que pretendo. Pelo que o meu patrão me falou, a minha ex-colega também deu algumas voltas até encontrar o método para fazer isto, pelo que sabemos que é possível.

Muito obrigado por lerem, e qualquer ajuda será benvinda :D

*

Offline JoanaOrfao

  • ***
  • 113
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Dicas de PHC Corporate
« Responder #1 em: Julho 09, 2015, 12:27:51 pm »
Bom dia,

Existe uma forma relativamente simples de fazer isso.

Primeiro, preciso de saber se nas linhas do orçamento/proposta uma das primeiras colunas é "item" e se colocam aí o número do item. Por ex:
1. Opção A
1.1 - dnfnndjkn    1un      30€
2. Opção B
2.1 kdnfknfd         1un       60€

Esta questão dos itens é fundamental.

Depois disto, é uma questão do IDU que utilizam para imprimir o Orçamento.
IDU é o "desenho" que o PHC vai imprimir com os dados do dossier interno em questão.
Quando imprimem, vejam os IDU que têm disponíveis (conforme imagem em anexo). Certamente que terão um IDU que apenas imprime os Subtotais dos itens e não o Total do documento!
Isto, se essa vossa colega utilizava este sistema para o fazer. O que, conhecendo o PHC como conheço, é bem provável  ;)


Não consigo adicionar a imagem :(
Na janela da impressão, logo o primeiro campo que tem mesmo esse nome "Impressão" poderá ver os diferentes IDU que tem para esse documento. É uma questão de ir tentanto imprimir para PDF e ver qual deles apenas apresenta os subtotais.

*

Offline nunomcastro

  • ****
  • 425
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • Let's get things done!
Re: Dicas de PHC Corporate
« Responder #2 em: Julho 09, 2015, 05:54:28 pm »
Exactamente, deve escolher o IDU que pretende. Pode até haver a opção de desenhar, caso queira alterar o IDU. Pelo menos no PHC Enterprise é assim.

*

Offline marciosilva

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de PHC Corporate
« Responder #3 em: Julho 10, 2015, 12:20:35 am »
Penso que já sei a que se referem com o IDU, é o "layout" de impressão, onde escolhemos quais as colunas a imprimir.. Eu já tive oportunidade de o ver uma vez mas não mexi em opções nenhumas.. Assim com essas dicas já vou lá espreitar amanhã :D

Em relação aos items, não costumo fazer assim. Coloco as referências e o PHC completa a linha seguinte, da descrição. À frente, e para o lado direito, vou adicionando as quantidades, valor unitário, valor total, desconto, etc. Nas linhas abaixo coloco outros apontamentos auxiliares (exemplo: tipo de papel, gramagem, outras observações).

Obrigado!

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
4932 Visualizações
Última mensagem Abril 24, 2013, 09:33:51 pm
por Alebana
0 Respostas
1835 Visualizações
Última mensagem Janeiro 03, 2014, 04:29:10 pm
por Saraimc
3 Respostas
4003 Visualizações
Última mensagem Janeiro 22, 2015, 09:42:36 am
por debsousa
2 Respostas
2204 Visualizações
Última mensagem Abril 15, 2015, 09:47:24 am
por Silvia
0 Respostas
2148 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 24, 2020, 01:53:07 pm
por marciosilva

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 [24] 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.