collapse

Pesquisa



Divórcio e Dependentes

  • 2 Respostas
  • 1727 Visualizações
*

Offline rickaragao

  • **
  • 19
  • 0
  • Sexo: Masculino
Divórcio e Dependentes
« em: Agosto 12, 2015, 02:11:34 pm »
Boa tarde ao fórum.

Trago um tema que gostaria de obter opiniões, de modo a confirmar que estou correcto.

Um funcionário divorciou-se e tinha um filho menor. Com o divórcio a guarda do filho menor ficou entregue ao ex-cônjuge. Assim, o funcionário não o incluiu na declaração de IRS como dependente, tendo apenas despesas com a pensão de alimentos.

Nestas situações já sabemos que a despesa acaba por ser sempre maiores do que apenas as cingidas à pensão de alimentos e acaba por se cair na velha discussão de dependência económica não andar a par da dependência para efeitos fiscais.

O mal é que até aqui estivemos a aplicar a tabela de retenção na fonte para 1 dependente, algo que creio agora não seja possível.

Estou correcto? Ou estarei a esquecer-me de algum artigo que possibilite que o funcionário continue a aplicar a tabela de 1 dependente, por ter que filho e ter despesas com ele, mesmo que o mesmo não entre como dependente fiscal?

Cumprimentos.

Ricardo

*

Offline ricardof.silva

  • ****
  • 933
  • 44
  • Sexo: Masculino
Re: Divórcio e Dependentes
« Responder #1 em: Agosto 12, 2015, 02:38:18 pm »
Se o dependente nao esta a cargo do funcionário nao pode aplicar a retenção de 1 titular 1 dependente.
O funcionário na entrega da declaração de IRS indica o valor de pensão de alimentos para deduzir.

*

Offline rui.mo.pereira

  • ***
  • 86
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Divórcio e Dependentes
« Responder #2 em: Agosto 12, 2015, 03:49:31 pm »

Já coloquei essa questão à AT... ficam as mensagens :D

Venho, pelo presente, solicitar a V. Exas que me ajudem a enquadrar a seguinte situação no âmbito da retenção da categoria A.

Um trabalhador dependente que no corrente ano ficou divorciado, com um filho, deverá ser enquadrado, para efeitos de retenção de IRS, na Tabela I - Trabalho Dependente Não Casado com 1 dependente ou sem dependentes?


AT

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Se o dependente faz parte do seu agregado familiar (e não tem mais dependentes) a tabela a aplicar é "não casado 1 dependente". Se o dependente faz parte do agregado da mãe então é "não casado - zero dependentes"
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira


Boa tarde ao fórum.

Trago um tema que gostaria de obter opiniões, de modo a confirmar que estou correcto.

Um funcionário divorciou-se e tinha um filho menor. Com o divórcio a guarda do filho menor ficou entregue ao ex-cônjuge. Assim, o funcionário não o incluiu na declaração de IRS como dependente, tendo apenas despesas com a pensão de alimentos.

Nestas situações já sabemos que a despesa acaba por ser sempre maiores do que apenas as cingidas à pensão de alimentos e acaba por se cair na velha discussão de dependência económica não andar a par da dependência para efeitos fiscais.

O mal é que até aqui estivemos a aplicar a tabela de retenção na fonte para 1 dependente, algo que creio agora não seja possível.

Estou correcto? Ou estarei a esquecer-me de algum artigo que possibilite que o funcionário continue a aplicar a tabela de 1 dependente, por ter que filho e ter despesas com ele, mesmo que o mesmo não entre como dependente fiscal?

Cumprimentos.

Ricardo

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
2775 Visualizações
Última mensagem Maio 03, 2012, 03:07:05 am
por HAntonioM
2 Respostas
2959 Visualizações
Última mensagem Abril 16, 2013, 10:21:43 am
por paulacf80
5 Respostas
2725 Visualizações
Última mensagem Abril 23, 2014, 11:28:41 am
por ficarla
5 Respostas
2702 Visualizações
Última mensagem Maio 08, 2014, 11:02:26 am
por hmvt
0 Respostas
2667 Visualizações
Última mensagem Julho 03, 2020, 12:55:26 am
por Pedro_Cruz

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 [24] 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.