*

Offline manu.9

• C.C
  • Platina
  • 287
  • 1
Venda de quotas aleitantes
« em: Outubro 13, 2015, 05:35:26 pm »
Boa tarde,
Estou com uma dúvida. Um cliente que tem contabilidade simplificada e está enquadrado no regime de IVA trimestral, quer vender a quota aleitante, e estou com dúvidas em relação ao IVA da fatura de Venda dessa quota.
Alguém me pode dar uma ajudinha.

*

Offline RuiPaulo

• Ouro
  • 100
  • 6
Re: Venda de quotas aleitantes
« Responder #1 em: Outubro 13, 2015, 10:48:14 pm »
Boa tarde,
Estou com uma dúvida. Um cliente que tem contabilidade simplificada e está enquadrado no regime de IVA trimestral, quer vender a quota aleitante, e estou com dúvidas em relação ao IVA da fatura de Venda dessa quota.
Alguém me pode dar uma ajudinha.

Quotas aleitantes serão, suponho eu, um direito de produção de determinada quantidade de leite.

A cedência desse direito é uma prestação de serviço, e como tal, sujeita a iva.

Mas exclui-se do conceito de prestação de serviços, se a cedência desse direito, isolado ou integrado numa universalidade  seja  susceptível  de  constituir  um  ramo  de  atividade independente, um estabeleciment o, neste caso toda uma atividade agricola de produção de leite, quando,  em qualquer  dos  casos,  o  adquirente  seja  ou  venha  a  ser,  por  essa  aquisição,  um  sujeito passivo de IVA (artigo 4º, nº 5, do CIVA).

*

Offline Fernando Costa

• T. Contabilidade
  • Platina
  • 431
  • 0
« Responder #2 em: Outubro 13, 2015, 11:36:37 pm »
"Quotas aleitantes serão, suponho eu, um direito de produção de determinada quantidade de leite", cito.
Um direito de produção, de determinada quantidade de leite, adquirido de que forma (Não percebi)? Porque valor? A que entidade?
Só depois disto,é que pode ser "vendido". Pode não ser prestação de serviços, Correto?...
Cprs
FC

*

Offline manu.9

• C.C
  • Platina
  • 287
  • 1
« Responder #3 em: Outubro 14, 2015, 05:10:20 pm »
Quotas aleitantes é diferente de quotas leiteiras.

"Por definição, vaca aleitante será a vaca pertencente a uma raça de vocação "carne" ou resultante de um cruzamento com uma dessas raças, e que faça parte de uma manada destinada à criação de vitelos para produção de carne, o que pressupõe a alimentação dos vitelos com base no leite materno." segundo:
http://www.ifap.min-agricultura.pt/portal/page/portal/ifap_publico/GC_ajudas/GC_animais/GC_vacas_R#.Vh58nk8nzIU

*

Offline manu.9

• C.C
  • Platina
  • 287
  • 1
« Responder #4 em: Outubro 14, 2015, 05:12:44 pm »
Então nesta situação é considerado prestação de serviços e é taxa normal, certo?

« Última modificação: Outubro 14, 2015, 06:11:46 pm por manu.9 »

+500

*

Offline RuiPaulo

• Ouro
  • 100
  • 6
« Responder #5 em: Outubro 14, 2015, 09:15:55 pm »
Então nesta situação é considerado prestação de serviços e é taxa normal, certo?

Boa noite.

Exato. Ok.. Não é leite é carne...
O que releva, quanto a mim, é que se trata da alienação de um direito, de um ativo imobilizado incorpóreo, que cabe inteiramente no conceito de prestação de serviço delimitado de forma residual ou negativa no n.º1 do artigo 4.º do CIVA, ou seja são "prestações de serviços as operações efetuadas a título oneroso que não constituem transmissões, aquisições intracomunitárias ou importações de bens".
Não consta em nenhuma lista I e II, previstas no art 18º do CIVA, nas tabelas anexas ao código, é tributado à taxa normal.

A não ser que represente "uma transmissão de atividade", e se enquadre na exclusão, que já referi, prevista no art. 4º nº 5 do CIVA

*

Offline manu.9

• C.C
  • Platina
  • 287
  • 1
« Responder #6 em: Outubro 15, 2015, 10:15:37 am »
Obrigada pela ajuda.

Cmps,

Venda de quotas - IRC

Iniciado por EmentrilQuadro Contabilidade

Respostas: 0
Visualizações: 516
Última mensagem Abril 23, 2015, 12:25:50 pm
por Ementril
Venda de Quotas

Iniciado por PluisQuadro Apoio a Contabilidade

Respostas: 2
Visualizações: 1104
Última mensagem Agosto 29, 2016, 09:19:03 am
por kushinadaime
Venda quotas empresa

Iniciado por AnaNevesQuadro IRS

Respostas: 1
Visualizações: 1564
Última mensagem Abril 27, 2012, 05:06:01 pm
por LUAESOL82
venda de quotas da sociedade

Iniciado por betaborgesQuadro IRS

Respostas: 2
Visualizações: 1153
Última mensagem Abril 30, 2014, 08:42:34 am
por betaborges
Venda de quotas a socios

Iniciado por piortQuadro Fiscalidade

Respostas: 1
Visualizações: 101
Última mensagem Hoje às 11:33:52 am
por kushinadaime
Booking.com

Mensagens recentes

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Dezembro 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 [12] 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31