*

Online nando

• T. Contabilidade
  • Prata
  • **
  • 24
  • 0
Duvidas sobre Facturação 2013
« em: Fevereiro 02, 2013, 06:33:30 pm »
Ainda tenho umas certas duvidas relativamente a este tema, espero que me possam ajudar.

- É obrigatório rectificar uma factura através de uma nota de crédito somente pela diferença, ou poder-se-á efectuar a anulação da factura na totalidade e emissão de uma nota de débito com o valor correto?

- No caso de uma empresa não cumprir os requisitos, ou seja, se for obrigatória a rectificação somente pela diferença e através de nota de crédito/nota de débito, qual serão as coimas a que essa empresa estará sujeita?

nando
« Última modificação: Fevereiro 02, 2013, 06:33:56 pm por nando »

*

Offline AndreiaM

• Assessor
  • Diamante
  • 4750
  • 165
Re: Duvidas sobre Facturação 2013
« Responder #1 em: Fevereiro 02, 2013, 08:01:01 pm »
Boa tarde,

As notas de crédito e débito apenas são permitidas para rectificar facturas.
Caso tenha emitido uma factura por um valor inferior ao devido, pode emitir uma nota de débito da diferença.
Se emitiu uma factura por um valor superior ao devido, pode emitir uma nota de crédito para anular a diferença.

Caso emita uma nota de crédito para anular a totalidade a factura, terá que emitir nova factura com os valores correctos. Neste caso não é permitida a emissão de nota de débito.

Espero ter ajudado

Ainda tenho umas certas duvidas relativamente a este tema, espero que me possam ajudar.

- É obrigatório rectificar uma factura através de uma nota de crédito somente pela diferença, ou poder-se-á efectuar a anulação da factura na totalidade e emissão de uma nota de débito com o valor correto?

- No caso de uma empresa não cumprir os requisitos, ou seja, se for obrigatória a rectificação somente pela diferença e através de nota de crédito/nota de débito, qual serão as coimas a que essa empresa estará sujeita?

nando

*

Online nando

• T. Contabilidade
  • Prata
  • **
  • 24
  • 0
« Responder #2 em: Fevereiro 02, 2013, 09:36:56 pm »
Boa noite,

Eu tambem pensava que seria assim até ler melhor o Oficio 30136 onde se diz que

"Não pode, assim, ser emitida ova fatura, como forma de retificação do valor tributavél ou do correspondente imposto, sem prejuízo da possibilidade de anulação da fatura inicial e sua substituição por outra, quando a retificação se deva a outros motivos."

a minha interpretação é de que não se pode anular a fatura e emitir outra, caso haja necessidade de retificar o valor tributável.
estarei a fazer uma interpretação errada?

Boa tarde,

As notas de crédito e débito apenas são permitidas para rectificar facturas.
Caso tenha emitido uma factura por um valor inferior ao devido, pode emitir uma nota de débito da diferença.
Se emitiu uma factura por um valor superior ao devido, pode emitir uma nota de crédito para anular a diferença.

Caso emita uma nota de crédito para anular a totalidade a factura, terá que emitir nova factura com os valores correctos. Neste caso não é permitida a emissão de nota de débito.

Espero ter ajudado

nando

*

Offline AndreiaM

• Assessor
  • Diamante
  • 4750
  • 165
« Responder #3 em: Fevereiro 03, 2013, 12:29:24 pm »
Realmente, pelo oficio e pelo Artigo 29º nº 7 - CIVA, parece-me que só é possível a emissão de nova factura, quando o motivo da anulação não for a rectificação do valor tributável.

Aguardam-se mais opiniões ;)

Cumprimentos

Boa noite,

Eu tambem pensava que seria assim até ler melhor o Oficio 30136 onde se diz que

"Não pode, assim, ser emitida ova fatura, como forma de retificação do valor tributavél ou do correspondente imposto, sem prejuízo da possibilidade de anulação da fatura inicial e sua substituição por outra, quando a retificação se deva a outros motivos."

a minha interpretação é de que não se pode anular a fatura e emitir outra, caso haja necessidade de retificar o valor tributável.
estarei a fazer uma interpretação errada?

Duvidas facturação 2013

Iniciado por nandoQuadro Contabilidade

Respostas: 1
Visualizações: 681
Última mensagem Janeiro 23, 2013, 12:21:00 pm
por AndreiaM
Duvidas sobre faturação 2013

Iniciado por malatoQuadro IVA

Respostas: 2
Visualizações: 3199
Última mensagem Fevereiro 01, 2013, 05:13:44 pm
por tidus_13
Duvidas sobre faturação 2013

Iniciado por tidus_13Quadro IVA

Respostas: 0
Visualizações: 936
Última mensagem Fevereiro 02, 2013, 08:18:54 pm
por tidus_13
IRC. Software de facturação. Dúvidas e Respostas

Iniciado por XanitaQuadro IRC

Respostas: 0
Visualizações: 983
Última mensagem Dezembro 01, 2010, 02:59:55 pm
por Xanita
Fisco avisa empresários sobre programas de facturação

Iniciado por Sara SilvaQuadro Informática

Respostas: 8
Visualizações: 569
Última mensagem Abril 02, 2012, 04:26:16 pm
por AndreiaM
Booking.com

Mensagens recentes

Re: Contabilidade Agrícola - Ativos Biológicos por CarreiroMarisa
[Hoje às 12:27:37 pm]

Fatura de adiantamento por AMRBP
[Hoje às 12:10:06 pm]

Pagamento de Subsídio de Turno por saralves
[Hoje às 11:32:54 am]

Re: Imobilizado/ fatura com varios por jdias2017
[Hoje às 10:53:49 am]

Reversão Provisão Cobranças Duvidosas por nando
[Hoje às 10:52:08 am]

Re: Ofertas a colaboradores por Filipe_RR
[Hoje às 10:03:02 am]

Imobilizado/ fatura com varios por SUSANAPINTO
[Hoje às 09:08:11 am]

Re: Redução do vencimento: legal? por jpnop
[Dezembro 17, 2017, 05:11:42 pm]

Re: Utilização da viatura da empresa para uso pessoal por Jmrquintas
[Dezembro 16, 2017, 11:51:47 am]

Redução do vencimento: legal? por jpnop
[Dezembro 16, 2017, 11:29:58 am]

Tributaçao autonoma por Jmrquintas
[Dezembro 15, 2017, 10:33:44 pm]

Re: UBER INDEPENDENTE VS UNIPESSOAL por protasio
[Dezembro 15, 2017, 06:23:30 pm]

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Dezembro 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 [18] 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31