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Offline Liliana Araújo

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Recibos Verdes
« em: Janeiro 11, 2011, 02:17:03 pm »
Boa tarde,
Será que me podem ajudar?
Há uma questão sobre recibos verdes, que os clientes nos têm colocado, à qual não tenho a certeza do que responder. Quem tem recibos verdes ainda em papel, pode acabar de os gastar, ou tem obrigatoriamen te que os passar via internet.
Já tentei ver mas a excepção de passar em papel ainda não percebi muito bem a quem se aplica.
Será que a obrigação da via internet será só a partir de Julho?

Desde muito obrigada
Liliana Araújo




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Offline Ferra

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Re:Recibos Verdes
« Responder #1 em: Janeiro 11, 2011, 02:30:45 pm »
Boa tarde,

No site das Finanças estão disponibilizad as as seguintes FAQ's sobre recibos verdes:
01 Quem está obrigado à emissão do recibo verde electrónico?
Os sujeitos passivos titulares de rendimentos da categoria B obrigados ao envio da declaração periódica de IVA ou da declaração de IRS por via electrónica.
 
02 Onde ficam disponíveis os recibos verdes electrónicos?
Após a emissão do recibo verde electrónico, este fica disponível para consulta e impressão, quer pelo prestador do serviço, quer pelo adquirente do serviço.
Os recibos ficam disponíveis para consulta no Portal das Finanças durante o período de cinco anos.
 
03 A quem se destinam os recibos verdes electrónicos?
O sistema emite o original e o duplicado do recibo. O original destina-se ao cliente e o duplicado ao arquivo do titular do rendimento.
 
04 Impossibilidad e de emissão do recibo verde electrónico?
Nas situações em que não seja possível emitir por via electrónica o recibo, os sujeitos passivos podem, antecipadament e, no Portal das Finanças, obter recibos sem preenchimento.
Estes recibos contêm a data de impressão e são numerados sequencialment e e devem ser recolhidos para o sistema até ao 5.º dia útil seguinte ao da data de prestação do serviço. Trata-se, igualmente, de recibos verdes electrónicos.
O sistema anula automaticament e todos os recibos emitidos sem preenchimento que não tenham sido recolhidos para o sistema até ao final do prazo para entrega da declaração de IRS.
 
05 Anulação do recibo verde electrónico
Os emitentes de recibos verdes electrónicos podem anular os recibos até ao final do prazo de entrega da declaração de IRS (n.º 1 do artigo 60.º CIRS).
A anulação do recibo é comunicada por carta simples ou por e-mail ao adquirente do serviço. Esta anulação conduz a que o recibo em posse do adquirente deixe de poder ser utilizado como comprovativo dos custos suportados.
 
06 Quem pode continuar a emitir recibos verdes em suporte de papel?
Os titulares de rendimentos da categoria B que não estão obrigados ao envio da declaração periódica de IVA ou da declaração de IRS por via electrónica, podem adquirir nos Serviços de Finanças recibos (original e duplicado) em suporte de papel, sem preenchimento. O número máximo de recibos verdes que podem adquirir é de 50 ao custo unitário é de € 0,10.
Estes contribuintes podem, se assim o desejarem, emitir recibos verdes electrónicos através do Portal das Finanças. Neste caso, fiquem sujeitos às regras gerais de emissão do recibo verde electrónico até ao final do ano em que procedam à emissão de recibos por esta via.
Não é permitido, durante o mesmo ano a que respeitam os rendimentos, utilizar ambos os regimes ou seja emitir recibos electrónicos no Portal das Finanças e emitir recibos em papel adquiridos nos Serviços de Finanças.
 
07 Acto Isolado
Os titulares de rendimentos provenientes da prática de acto isolado podem, também, emitir electronicamen te o recibo de acto isolado, no Portal das Finanças.
 
08 Regime transitório
No período compreendido entre 1 de Dezembro de 2010 e 30 de Junho de 2011, a emissão do recibo verde electrónico no Portal das Finanças é facultativa. Por isso, durante esse período, os titulares de rendimentos da categoria B ou emitem recibos verdes electrónicos ou emitem os recibos em papel, quer do modelo aprovado pela Portaria n.º 879-A/2010, quer do modelo 6, aprovado pela Portaria n.º 102/2005.
 
09 Utilização das cadernetas de “recibos verdes”, modelo aprovado pela Portaria n.º 102/2005
As cadernetas de recibos do modelo 6, aprovado pela Portaria n.º 102/2005, podem continuar a ser utilizadas até 30 de Junho de 2011. A partir desta data, os sujeitos passivos não obrigados à emissão do recibo por via electrónica e que optem pela não emissão por esta via, devem utilizar os modelos oficiais do recibo designado de recibo verde electrónico, aprovado pela Portaria n.º879-A/2010, que são adquiridos em qualquer Serviço de Finanças ao custo unitário é de € 0,10.

Espero que ajude.

Cumps.

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Offline Liliana Araújo

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Re:Recibos Verdes
« Responder #2 em: Janeiro 11, 2011, 02:42:23 pm »
Muito obrigada,
Claro que ajudou e muito
Cara colega.
Espero ser-lhe útil também


 

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