collapse

Pesquisa



Contabilidade Financeira - Lançamentos (AJUDA)

  • 3 Respostas
  • 8748 Visualizações
*

Offline RJGV

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Masculino
Contabilidade Financeira - Lançamentos (AJUDA)
« em: Junho 15, 2013, 06:56:01 pm »
Boa tarde! Esta semana tenho exame a contabilidade financeira, já fiz um durante o semestre, tive 9 e preciso de 10 neste para ficar feita ao menos.
O exame é sobre "Vendas e prestações de serviços, conta a receber, caixa e depósitos bancários, IVA, gastos e operações com pessoal".
O exame é muito baseado em lançamentos, mas se há coisa que nunca percebi bem foram os lançamentos. A turma é grande, a atenção por vezes não é a maior e fico com muitas dúvidas.
Obviamente sei que ativo que aumenta debita-se, e passivo credita, e sei fazer lançamentos básicos, como por exemplo uma venda:
 Clientes c/c
a Vendas xxxxx

Mas há lançamentos bastante confusos, alguém me pode dar uma explicação, de forma a perceber melhor como fazer os lançamentos e de como pensar?
Obrigado,
Cumprimentos

*

Offline Shrek

  • *****
  • 1419
  • 71
  • Sexo: Masculino
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
Re: Contabilidade Financeira - Lançamentos (AJUDA)
« Responder #1 em: Junho 15, 2013, 11:09:46 pm »
Eu bem te entendo,  lembro me muito bem que não foi assim há tanto tempo atrás que me debatia com a mesma situação. E digo te uma das coisas a fazer e todos temos processos diferentes foi ter aprendido bem aquela teórica que nos ensinam logo nas primeiras aulas e se bem te lembras é algo do género :

As contas do ativo debitam se pelas suas extensões iniciais e aumentos e creditam se pelas diminuições

As contas do passivo creditam se pelas suas extensões iniciais e aumentos e debitam se pelas suas diminuições.

As conta resultados  é creditada pelos acréscimos de valor (proveitos/rendimentos) e debitada pelas reduções de valor (custos/gastos).

Ora se eu te disser que vendi algo no valor de 100 €.

Já sabes que tiveste um rendimento e segundo a definição de cima credita-se, logo a outra é debitada, mas porquê?  Ora a outra conta é um activo, é o cliente logo segundo a definição debitam se pelos aumentos e estou a aumentar a divida do cliente, passou de zero a 100€

  21  / 71xxxxx    €100

Ora se sele te pagar  vais diminuir essa conta do ativo e sabes que segundo a definição credita se o ativo pela sua diminuição logo 21 a crédtio, o dinheiro vai para caixa/banco e isso é um ativo, logo vai aumentar então debita-se

11 / 21 €100.

Convêm saber a definição de ativo e rendimento ,não a vou escrever aqui pois acredito que tens esses apontamentos todos.


convêm saber o que são contas de balanço e contas de resultados, com essas definições de certeza que não vais ter dúvidas a lançar, pelo menos estes lançamentos normais.

Espero ter ajudado de alguma forma.




Não sei o que é desistir...

*

Offline Fátima V

  • ****
  • 916
  • 30
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilidade Financeira - Lançamentos (AJUDA)
« Responder #2 em: Junho 15, 2013, 11:40:47 pm »
Boa noite,

ZyGoR se tiver dúvidas mais concretas exponha a situação pois torna-se mais fácil ajudar.
Cumprimentos,
Fátima

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Contabilidade Financeira - Lançamentos (AJUDA)
« Responder #3 em: Junho 15, 2013, 11:55:07 pm »
Boa noite ZyGoR,

Utilizando a explicação que o colega Shrek lhe deu «convêm saber o que são contas de balanço e contas de resultados, com essas definições de certeza que não vais ter dúvidas a lançar, pelo menos estes lançamentos normais.»

Remeto em anexo um auxiliar com base nas contas do Balanço e DR, espero que lhe facilite o entendimento.

No entanto tal como a colega Fátima V. expôs «se tiver dúvidas mais concretas exponha a situação pois torna-se mais fácil ajudar».


Boa sorte para o seu exame de contabilidade financeira  :)

Atentamente,
Rosinda Bento.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
7 Respostas
4525 Visualizações
Última mensagem Novembro 01, 2012, 08:49:37 pm
por Shrek
1 Respostas
7069 Visualizações
Última mensagem Maio 10, 2016, 05:01:46 pm
por afrois
1 Respostas
5721 Visualizações
Última mensagem Março 19, 2015, 12:07:26 am
por amarelo
6 Respostas
2596 Visualizações
Última mensagem Agosto 31, 2017, 03:41:13 pm
por dbotelho15
5 Respostas
7256 Visualizações
Última mensagem Agosto 12, 2019, 02:24:12 pm
por jmoleano

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 [24] 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.