collapse

Pesquisa



Equivalente do Livro Borrador em português

  • 7 Respostas
  • 5852 Visualizações
Equivalente do Livro Borrador em português
« em: Fevereiro 07, 2011, 10:53:21 am »
Olá a todos,
Estou a traduzir um programa de gestão de francês para português.
Tenho um problema com a palavra "Brouillard" que é o livro onde se registam as operações comercias, é um género de rascunho do diário.
Encontrei que antes na contabilidade portuguesa existia um livro idêntico que era o Borrador ou o Memorial. Hoje em dia, ainda existe? Ou há outro livro equivalente?

Obrigada pela ajuda

*

Offline MonicaM

  • ****
  • 859
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re:Equivalente do Livro Borrador em português
« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2011, 11:43:51 am »
Será o livro do razão?
MónicaM

Re:Equivalente do Livro Borrador em português
« Responder #2 em: Fevereiro 08, 2011, 11:23:24 am »
Acho que não porque o Razão não é um rascunho, é um livro obrigatório. E corresponde a outro livro da contabilidade francesa.

*

Offline Leminha

  • ****
  • 244
  • 3
  • Sexo: Feminino
  • TOC e Formadora
Re:Equivalente do Livro Borrador em português
« Responder #3 em: Fevereiro 08, 2011, 02:31:29 pm »
Sou Francesa, e brouillard quer dizer nevoeiro, acho estranho essa palavra em contabilidade. não será Brouillon? que essa sim quer dizer rascunho?
Mas eu, nunca ouvi falar desse livro nem lá nem cá. Já agora qual é o nome do programa?
De qq forma se necessitares de ajuda estou a tua disposição.
« Última modificação: Fevereiro 08, 2011, 02:43:12 pm por Leminha »
Um abraço,
Cumprimentos

Re:Equivalente do Livro Borrador em português
« Responder #4 em: Fevereiro 09, 2011, 02:48:15 pm »
Sim "brouillard" também quer dizer nevoeiro. Mas em contabilidade esta palavra também existe. (Brouillard: Livre sur lequel on prend note des opérations de banque ou de commerce, à mesure qu’elles se font, pour les reporter ensuite sur le livre journal, sans surcharges ni ratures). É como um rascunho. Sabes se existe um equivalente em Portugal? Encontrei que antes era o borrador, mas acho que já não existe.
O programa ainda não está disponível, estou a traduzí-lo e depois vai ser implementado em Portugal.
Obrigada

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re:Equivalente do Livro Borrador em português
« Responder #5 em: Fevereiro 09, 2011, 03:05:53 pm »
Olá boa tarde Sandra,

Estive a ver algo sobre a sua duvida, e admito que não conheço esse "livro" de que se refere. Mas tentarei ver isso com colegas mais "antigos" na profissão.

Cumprimentos
Paulo Carvalho

Sim "brouillard" também quer dizer nevoeiro. Mas em contabilidade esta palavra também existe. (Brouillard: Livre sur lequel on prend note des opérations de banque ou de commerce, à mesure qu’elles se font, pour les reporter ensuite sur le livre journal, sans surcharges ni ratures). É como um rascunho. Sabes se existe um equivalente em Portugal? Encontrei que antes era o borrador, mas acho que já não existe.
O programa ainda não está disponível, estou a traduzí-lo e depois vai ser implementado em Portugal.
Obrigada
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Leminha

  • ****
  • 244
  • 3
  • Sexo: Feminino
  • TOC e Formadora
Re:Equivalente do Livro Borrador em português
« Responder #6 em: Fevereiro 09, 2011, 05:37:57 pm »
De facto estou a recordar-me de um livro no qual apontávamos, as operações efectuadas diariamente, tipo livro de operações diversas onde anotávamos as entradas e saídas e compras e vendas "tudo ao molho" e a mão, mas era numa loja de vestuário. Esse documento era depois entregue ao contabilista que, com base nos outros documentos comprovativos dessas operações, conferia as mesmas. Pela definição que deste corresponde a esse  livro, mas era do tempo em que fazias td a mão.
Pelo que andei a pesquisar, informaticamen te, esse livro permite fazer lançamentos e altera-los mais tarde, enquanto que no outro livro já não é possível alterar o que está lançado. Tb vi que além de poder ser útil em certas situações, podia tb facilitar erros, nomeadamente quando o IVA já está processado e que se altera lançamentos. Penso que cá não existe este livro, mas tb não conheço todos os programas de contabilidade.
Mas num gabinete de contabilidade não sei se tem muito funcionalidade, porque é duplicar o trabalho. digo eu. qq coisa dispõe sempre
 ;D
Leminha
« Última modificação: Fevereiro 09, 2011, 08:58:48 pm por Leminha »
Um abraço,
Cumprimentos

Re:Equivalente do Livro Borrador em português
« Responder #7 em: Fevereiro 11, 2011, 10:54:23 am »
Eu também achava que este livro não existia em Portugal. Vou tentar encontrar outra alternativa.
Obrigada pela ajuda.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
8382 Visualizações
Última mensagem Maio 09, 2013, 05:14:45 pm
por Dora A
7 Respostas
4837 Visualizações
Última mensagem Maio 12, 2014, 09:01:12 am
por debsousa
3 Respostas
3019 Visualizações
Última mensagem Agosto 11, 2014, 04:21:07 pm
por AndreiaM
0 Respostas
2230 Visualizações
Última mensagem Outubro 08, 2015, 01:49:22 pm
por Aninhas_L
0 Respostas
2726 Visualizações
Última mensagem Junho 21, 2016, 09:51:18 am
por RMSP71

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30