collapse

Votação

A minha prestação foi...

Excelente, passo!
1 (0.7%)
Boa, devo passar!
13 (9.4%)
Razoavel, espero passar!
81 (58.7%)
Má, não devo passar!
14 (10.1%)
Péssimo, não passo!
3 (2.2%)
Não fiz este exame!
19 (13.8%)
Não pretendo responder.
7 (5.1%)

Votos totais: 138

Votação encerrada: Outubro 24, 2017, 11:37:21 am

Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017

  • 33 Respostas
  • 12613 Visualizações
*

Online Contabilistas.net

  • *****
  • 6026
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017
« em: Outubro 14, 2017, 11:25:57 am »
Caros/as futuros/as C.C,


Dia 14 de Outubro 2017, chegou o dia "E"xame, agora e, já no pós exame é natural residir em vós um sentimento de alivio, será como o libertar do corpo centenas de quilos, algo que exigiu uma grande intensidade no estudo e preparação para tal prova, muitos de vós sem tempo suficiente, e por isso a solução foi a de estudar noites e mais noites a fio com um objectivo claro: ser "Contabilista Certificado", ora mesmo sabendo por experiência própria e pela longa experiência no acompanhamento aos candidatos (desde 2010), o sucesso na prova pode não sorrir logo na primeira tentativa, e digo tentativa porque nada acaba aqui, tudo é possível no futuro, se é objectivo ingressar na ordem, não deixem que um resultado negativo (contrário às expectativas criadas) vos desviem do vosso percurso.
Imagino que estejam cansados, mas também sei que a maioria de vós já começa a descomprimir, afinal foi uma longa "batalha" na preparação do exame, será este o passo que faltava para o ingresso na ordem e assim ter a capacidade de entrar no mundo do trabalho dotado de uma enorme mais-valia, recorde-se que é com base nos resultados neste exame de acesso que passará a ser contabilista certificado, a carga psicológica associada é enorme, temos consciência de que por vezes é esse um dos maiores obstáculos para o sucesso na prova.

Vinte e duas edições de preparação e acompanhamento exame OCC.

Esta foi a nossa 22ª edição de preparação para o exame, e onde o envolvimento dos candidatos foi razoável, e espero sinceramente assistir uma vez mais e como regra (quase) geral ao sucesso dos nossos membros e candidatos em geral, sabemos das dificuldades em enfrentar estas provas, afinal por lá passamos, vivemos estas emoções na primeira pessoa, por isso somos e pretendemos continuar a ser um aliado de força no sucesso académico/profissional de todos os que se aproximam do "contabilistas. net" esta é vincadamente a nossa missão, nós pretendemos estar na linha da frente da entreajuda, acreditamos que juntos somos melhores.
Relativamente ao teste de hoje e mesmo aos que pensam não lhes ter corrido da melhor forma, não se deixem abater por previsões ou sugestões de resolução diferentes daquela que defendeu em exame, esperem pelo resultado oficial da ordem e, claro vão participando no debate, diga-se, esta parte é muito importante, servirá de base para muitos dos recursos que possam vir a apresentar como contestação a determinada questão. Sabemos e por experiência das muitas edições anteriores de que quem se esforçou, quem estudou por norma obtém retorno disso mesmo, mas como sabemos há regras que são contrariadas, aguardamos calmamente pelo vosso testemunho.

Avaliação do desempenho no exame OCC.

Nesta fase não é nada conveniente entrar em euforias ou depressões, estou em crer que uma vez mais a palavra de ordem será "Aprovado". Já nós o "contabilistas. net" estamos logicamente interessados em obter o retorno das vossas experiências em contexto de exame. Estes dias seguintes às provas são por norma de muita pressão para a maior parte dos candidatos e, por tal vamos tentar dar o nosso melhor também no sentido de atenuar (se é que é possível) esse facto. Como sempre tentaremos disponibilizar as nossas propostas de resolução, mas antes queremos ver a vossa participação massiva no debate das questões uma-a-uma!

Participem no debate e também na votação.

Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
 
NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Exame OCC Out 2017".


Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline MRSSCM

  • ***
  • 140
  • 2
  • Sexo: Feminino
Avaliação de desempenho Out.2017
« Responder #1 em: Outubro 18, 2017, 09:40:57 am »
Bom dia colegas.

No seguimento do solicitado pelo Administrador do fórum, tomo a liberdade de começar este tópico para podermos partilhar a nossa experiência no exame do passado dia 14 de Outubro, respondendo aos pontos a seguir indicados:

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
No meu caso em concreto senti mais dificuldade na resolução das questões de Fiscalidade. No que respeita às questões de contabilidade tanto financeira como analítica achei as questões acessíveis, dentro do que estava à espera, tendo em conta os exames anteriores.
 

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, no meu caso foi um grande auxílio, uma vez que estudei sózinha, em casa, sem fazer nenhum curso de preparação, e foi onde me socorri para tirar dúvidas. Os testes diários são uma boa ferramenta para testar os nossos conhecimentos, apesar de achar que podiam ser mais abrangentes.


3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Acho fundamental o fórum continuar a apresentar as resoluções pois foi através delas que percebi o porquê de algumas respostas e foram, sem dúvida, essenciais para a minha preparação.

Obrigada!


*

Offline Pjc

  • ****
  • 455
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Avaliação de desempenho Out.2017
« Responder #2 em: Outubro 18, 2017, 10:06:43 am »
Bom dia!!!!

1 - 1ª parte: Achei acessível. 2ª parte: Na minha opinião, divido-a em 2 partes, sendo uma parte muito difícil, nomeadamente a parte de fiscalidade e a outra parte fácil.

2 - Sem dúvida que ajudou bastante, quer por via dos testes diários, assim como no esclarecimento de dúvidas, ao longo da resolução de exames anteriores.

3 - As tradicionais propostas de resolução são fundamentais para esta fase de incertezas. Sei que é apenas uma proposta de resolução, mas não costumam andar muito longe da verdade, o que permite termos uma ideia do que poderemos esperar no resultado final.

Obrigado por tudo contabilistas. net

Paulo Caldeira

*

Offline André F Pinto

  • ***
  • 66
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Avaliação de desempenho Out.2017
« Responder #3 em: Outubro 18, 2017, 10:07:51 am »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei mais dificuldade nas questões de Fiscalidade. Pelos exames que estudei houve outros com maior grau de dificuldade, porém o nervosismo por ser o primeiro exame, a pressão para se passar no exame, a preocupação por não arriscar demasiado pelas erradas descontarem e o que se faz no intervalo ao perguntar aos colegas o que responderam ou não foram os motivos que mais me dificultaram o exame.
 

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, o forum foi basicamente a minha única ferramenta de estudo.


3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Se não fossem as propostas de resolução, uma vez que estudei sozinho, ainda hoje estava a procura de como se calcula as refeições no ponto crítico  ;D

*

Offline phasm00

  • **
  • 22
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Avaliação de desempenho Out.2017
« Responder #4 em: Outubro 18, 2017, 10:08:47 am »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Tive uma enorme dificuldade nas questões de Fiscalidade, achei que havia algumas perguntas sempre com um se e no meio de tantos nervos foi complicado. Nas questões de financeira como analítica foram questões acessíveis exceto as teoricas de analítica.
3m relação a ética, acho que foi mais do mesmo!
 

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim bastante,de forma a perceber o porque de muitas respostas certas!


3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Era excelente! Primeiro para sabermos se à partida passamos e segundo para os futuros colegas que irão a exame perceberem o porquê das respostas corretas.

Obrigado

*

Offline Ana_L_Rodrigues

  • ***
  • 171
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Avaliação de desempenho Out.2017
« Responder #5 em: Outubro 18, 2017, 10:49:51 am »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei o nível de dificuldade idêntico, não notando uma grande discrepância entre as 2 partes, de uma forma geral acho que não foi dos piores exames elaborados, a questão dos nervos e do stress é que prejudica imenso
 

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Imenso, foi a minha ferramenta de estudo mais utilizada


3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Eu achei que com o debate das questões isoladas iria chegar a uma possível cotação do meu exame, mas constato que fiquei ainda mais na duvida, porque existem respostas em que os  pontos de vista conseguem ser muito diferentes.
Como tal a proposta de resolução de alguém isento iria aliviar um pouco a pressão do prazo da resposta, ficando logo com uma percepção mais valida da nossa avaliação 

Obrigado

*

Offline monyca

  • ***
  • 120
  • 1
Re: Avaliação de desempenho Out.2017
« Responder #6 em: Outubro 18, 2017, 11:17:55 am »
Completamente de acordo com o colega!
Imprimi todas as resolução dos Exames anteriores disponíveis no contabilistas. net, e só tenho pena que ultimamente as mesmas não sejam feitas porque esse foi o meu suporte para o estudo!


1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei mais dificuldade nas questões de Fiscalidade. Pelos exames que estudei houve outros com maior grau de dificuldade, porém o nervosismo por ser o primeiro exame, a pressão para se passar no exame, a preocupação por não arriscar demasiado pelas erradas descontarem e o que se faz no intervalo ao perguntar aos colegas o que responderam ou não foram os motivos que mais me dificultaram o exame.
 

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, o forum foi basicamente a minha única ferramenta de estudo.


3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Se não fossem as propostas de resolução, uma vez que estudei sozinho, ainda hoje estava a procura de como se calcula as refeições no ponto crítico  ;D
Mónica Carvalho

*

Offline TIngles

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Avaliação de desempenho Out.2017
« Responder #7 em: Outubro 19, 2017, 11:49:12 am »
Bom dia,

A minha avaliação:

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Sem dúvida que a parte de Fiscalidade me parecia mais fácil do que é na realidade; ou sabemos muito bem onde procurar a justificação para as nossas respostas ou torna-se uma tarefa complicada atendendo ao tempo que tem de ser dividido por todos os temas.
2 - O fórum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Para mim foi a ajuda na forma como me devia orientar no estudo e para além disso as resoluções dos exames anteriores fazem-nos perceber as respostas da Ordem.
3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Seria uma ótima ideia para percebermos se ainda podemos ter uma leve esperança enquanto não sai o resultado e estou a referir-me ao exame do dia 14/10, e no futuro para voltarmos a estudar (se tiver de ser esse o caso) e até para sabermos justificar algumas situações do dia-a-dia nesta profissão.

Boa sorte
Teresa

*

Offline Pjc

  • ****
  • 455
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017
« Responder #8 em: Outubro 19, 2017, 12:08:08 pm »
Bom dia!!!!

1 - 1ª parte: Achei acessível. 2ª parte: Na minha opinião, divido-a em 2 partes, sendo uma parte muito difícil, nomeadamente a parte de fiscalidade e as teóricas de analítica e a outra parte fácil.

2 - Sem dúvida que ajudou bastante, quer por via dos testes diários, assim como no esclarecimento de dúvidas, ao longo da resolução de exames anteriores.

3 - As tradicionais propostas de resolução são fundamentais para esta fase de incertezas. Sei que é apenas uma proposta de resolução, mas não costumam andar muito longe da verdade, o que permite termos uma ideia do que poderemos esperar no resultado final.

Obrigado por tudo contabilistas. net

Paulo Caldeira

*

Offline Sandrina Gordo

  • ***
  • 68
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017
« Responder #9 em: Outubro 19, 2017, 12:13:31 pm »
 
Bom dia

- Grau de dificuldade: média nas duas partes, a fiscalidade as perguntas muitos confusas

- O forum é excelente e contribui muito para o estudo

- A resolução dos exames é fundamental, pois eu estudei através delas, pois só com as respostas das alíneas não percebemos na mesma. Mesmo muito importante....

Obrigado

*

Offline phasm00

  • **
  • 22
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017
« Responder #10 em: Outubro 19, 2017, 12:42:35 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Tive uma enorme dificuldade nas questões de Fiscalidade, achei que havia algumas perguntas sempre com um se e no meio de tantos nervos foi complicado. Nas questões de financeira como analítica foram questões acessíveis exceto as teoricas de analítica.
3m relação a ética, acho que foi mais do mesmo!
 

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim bastante,de forma a perceber o porque de muitas respostas certas!


3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Era excelente! Primeiro para sabermos se à partida passamos e segundo para os futuros colegas que irão a exame perceberem o porquê das respostas corretas.

Obrigado

*

Offline Tcipriano

  • ***
  • 76
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017
« Responder #11 em: Outubro 19, 2017, 12:51:52 pm »
Bom dia,

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
O grau de dificuldade que senti durante a realização do exame, foi alto principalmente nas questões de fiscalidade, e com os nervos acabei por responder mal a respostas óbvias.
2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
O Fórum dos contabilistas contribuiu de forma positiva para a minha prestação no exame, foi útil a troca de ideias e os testes diários.
3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Acho que sim, confio nas opiniões dos contabilistas em várias circunstâncias já me ajudaram bastante.
Cumprimentos
Tatiana Cipriano

*

Offline qwerty22

  • **
  • 25
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017
« Responder #12 em: Outubro 19, 2017, 01:06:07 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.

Achei a primeira parte com dificuldade média-baixa e a segunda média-alta. As questões teóricas de Analítica e de Fiscalidade eram confusas e induziam em dúvida.


2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?

Sem dúvida, aliás penso que o fórum é mesmo decisivo nesse aspecto.


3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?

Considero de elevada relevância. Aliás estarei disponível para colaborar na proposta de resolução de algumas questões (nas que tenho a certeza).

*

Offline MRSSCM

  • ***
  • 140
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017
« Responder #13 em: Outubro 19, 2017, 01:13:43 pm »
Bom dia colegas.

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei a primeira parte mais difícil que a segunda. No meu caso em concreto senti mais dificuldade na resolução das questões de Fiscalidade. No que respeita às questões de contabilidade tanto financeira como analítica achei as questões acessíveis, dentro do que estava à espera, tendo em conta os exames anteriores.
 

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, no meu caso foi um grande auxílio, uma vez que estudei sózinha, em casa, sem fazer nenhum curso de preparação, e foi onde me socorri para tirar dúvidas. Os testes diários são uma boa ferramenta para testar os nossos conhecimentos, apesar de achar que podiam ser mais abrangentes.


3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Acho fundamental o fórum continuar a apresentar as resoluções pois foi através delas que percebi o porquê de algumas respostas e foram, sem dúvida, essenciais para a minha preparação.

Obrigada!

*

Offline Lubinta

  • ****
  • 433
  • 10
  • Sexo: Feminino
Re: Minha prestação no exame O.C.C Outubro 2017
« Responder #14 em: Outubro 19, 2017, 01:50:12 pm »
Estive algum tempo afastada do estudo.
Apos ter tido um exame onde fiquei por 1/2 de passar, fiquei super desanimada e arrumei as minhas "tralhas".
Em Setembro, decidi voltar a mexer nelas e foi aos poucos, por isso não sei dizer como correu.
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
de 1 a 10: 1ª parte = 6, a 2ªpate =4
2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sempre
3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Sim, é uma mais valia para os proximos exames.
:)

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
34 Respostas
12449 Visualizações
Última mensagem Outubro 13, 2014, 11:31:19 am
por CatarinaR.
24 Respostas
13336 Visualizações
Última mensagem Outubro 19, 2015, 08:42:25 pm
por EuricoMota
19 Respostas
10941 Visualizações
Última mensagem Outubro 27, 2016, 12:32:17 am
por m1983
12 Respostas
6717 Visualizações
Última mensagem Março 07, 2017, 04:29:31 pm
por Carla Duarte
6 Respostas
6339 Visualizações
Última mensagem Junho 16, 2017, 10:18:04 am
por Ricardo N

Empregos

Não foram encontradas mensagens.

Mensagens recentes

Re: Feliz Páscoa 2024 por AndreiaM
[Hoje às 04:47:00 pm]


Feliz Páscoa 2024 por Contabilistas.net
[Hoje às 04:18:04 pm]


Re: apresentação por Contabilistas.net
[Hoje às 10:18:03 am]


Re: Diferença Câmbio por onedeadlock
[Março 27, 2024, 07:56:08 pm]


apresentação por CHARROCO
[Março 27, 2024, 05:38:00 pm]


Re: RETENÇÃO NA FONTE DE PROPORCIONAL SUBSD FERIAS por AndreiaM
[Março 27, 2024, 04:01:17 pm]


Re: Diferença Câmbio por AndreiaM
[Março 27, 2024, 03:42:09 pm]


Re: Regime simplificado IRC por AndreiaM
[Março 27, 2024, 03:30:27 pm]


Re: Apresentação por AndreiaM
[Março 27, 2024, 03:25:16 pm]


Re: pagamento dos subsidos por duodécimos por AndreiaM
[Março 27, 2024, 03:23:23 pm]


pagamento dos subsidos por duodécimos por dulcinia
[Março 27, 2024, 01:54:29 pm]


Re: Apresentação por Contabilistas.net
[Março 27, 2024, 11:39:29 am]

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Março 20, 2024, 03:08:09 pm]


Re: Q 32 por AndreiaM
[Março 19, 2024, 02:42:26 pm]


Re: Q 09 por AndreiaM
[Março 19, 2024, 02:35:07 pm]


O meu resultado no exame OCC Fevereiro 2024 por Contabilistas.net
[Março 18, 2024, 02:29:38 pm]


Re: Q 31 por filipamanuela
[Março 18, 2024, 12:16:12 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Março 18, 2024, 12:09:20 pm]


Re: Questões para contestar por tanocas2525
[Março 18, 2024, 09:29:13 am]


Re: Questões para contestar #19 por VD
[Março 16, 2024, 10:52:58 am]


Re: Questões para contestar por Virginiaaa
[Março 15, 2024, 05:18:53 pm]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Março 15, 2024, 04:57:59 pm]


Re: Q 31 por Mafalda123
[Março 13, 2024, 04:38:35 pm]


Re: Questões para contestar #19 por Marcoe
[Março 13, 2024, 11:07:50 am]


Re: Questões para contestar por Carla Vala
[Março 11, 2024, 04:55:17 pm]


Re: Q 32 por Carla Vala
[Março 11, 2024, 04:49:11 pm]


Re: Q 09 por Carla Vala
[Março 11, 2024, 04:43:16 pm]

Votações

De momento não é possível ver os resultados desta votação.
Março 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 [28] 29 30
31