*

Offline ContribuientePT

• Outros
  • Prata
  • **
  • 22
  • 0
Olá,

Sou Trabalhador-Independente há cerca de 8 meses. Sinto-me um pouco perdido no que toca a assuntos de contabilidade (IRS, IVA). Tentei pesquisar manuais junto das Finanças e Segurança Social, para perceber como funciona o sistema, mas não tive grande sucesso. Já contactei empresas de TOC, no sentido de ser acompanhado e receber ajuda, mas nenhuma aceitou ajudar (pois dizem que uma vez que não tenho contabilidade organizada consigo fazer tudo do meu lado).

Percebo que não tendo contabilidade organizada não me enquadro nos tipos de serviços dos TOC's, mas acontece que como trabalhador independente, sinto-me um pouco perdido. Como estou no primeiro ano sei que estou isento. Sei que também estou isento de descontar para a SS no novo regime de trabalhadores independentes (penso que seja este o nome correcto). Mas após o primeiro ano, como devo começar a organizar as coisas? Ao questionar-me sobre coisas básicas vim a descobrir que afinal não percebo como funciona, permitam-me a expressão, esta "coisa" do IRS. Bem, muitas questões, muitas incertezas, e poucas ajudas no sentido de solucionar as mesmas.

Existe algum livro, manual, curso, ou outra fonte de informação, que possa consultar no sentido de saber o que um trabalhador-independente deve fazer?
O objectivo da "empresa" é crescer. Por isso tenho interesse em saber como as coisas funcionam.

Obrigado
Melhores Cumprimentos,

*

Offline nelsonm

• C.C
  • Ouro
  • 78
  • 7
Re: Perceber como funciona o sistema de Finanças e Segurança Social
« Responder #1 em: Junho 12, 2019, 10:23:33 pm »
Olá,

Sou Trabalhador-Independente há cerca de 8 meses. Sinto-me um pouco perdido no que toca a assuntos de contabilidade (IRS, IVA). Tentei pesquisar manuais junto das Finanças e Segurança Social, para perceber como funciona o sistema, mas não tive grande sucesso. Já contactei empresas de TOC, no sentido de ser acompanhado e receber ajuda, mas nenhuma aceitou ajudar (pois dizem que uma vez que não tenho contabilidade organizada consigo fazer tudo do meu lado).

Percebo que não tendo contabilidade organizada não me enquadro nos tipos de serviços dos TOC's, mas acontece que como trabalhador independente, sinto-me um pouco perdido. Como estou no primeiro ano sei que estou isento. Sei que também estou isento de descontar para a SS no novo regime de trabalhadores independentes (penso que seja este o nome correcto). Mas após o primeiro ano, como devo começar a organizar as coisas? Ao questionar-me sobre coisas básicas vim a descobrir que afinal não percebo como funciona, permitam-me a expressão, esta "coisa" do IRS. Bem, muitas questões, muitas incertezas, e poucas ajudas no sentido de solucionar as mesmas.

Existe algum livro, manual, curso, ou outra fonte de informação, que possa consultar no sentido de saber o que um trabalhador-independente deve fazer?
O objectivo da "empresa" é crescer. Por isso tenho interesse em saber como as coisas funcionam.

Obrigado
Melhores Cumprimentos,

Boa noite,

Tentei contactá-lo por mensagem mas tem a sua caixa de mensagem cheia. Se ainda pretender algum tipo de informação, por favor entre em contacto.

Cumprimentos.

*

Offline ContribuientePT

• Outros
  • Prata
  • **
  • 22
  • 0
Re: Perceber como funciona o sistema de Finanças e Segurança Social
« Responder #2 em: Junho 13, 2019, 04:51:52 pm »
Olá,

Obrigado
Melhores Cumprimentos,

Boa noite,

Tentei contactá-lo por mensagem mas tem a sua caixa de mensagem cheia. Se ainda pretender algum tipo de informação, por favor entre em contacto.

Cumprimentos.
Boa tarde,

Já está vazia. Apenas tinha uma mensagem e estava cheia!!! Não consegui enviar MP.

Cumps

Mensagens recentes

Re: IES - ERRO ANEXO I por debsousa
[Hoje às 10:29:46 am]

Re: IES - Anexo L excel por debsousa
[Hoje às 09:07:29 am]

Re: Dias de Ferias no Ano Admissão por Cláudia_Magalhães
[Hoje às 09:01:22 am]

Re: Portal das Finanças - Pag Conta IRC por contabilistas.net
[Julho 15, 2019, 07:22:39 pm]

Modelo 30 AL por Nekraatal
[Julho 15, 2019, 05:46:59 pm]

Re: Portal das Finanças - Pag Conta IRC por camisa_roxa
[Julho 15, 2019, 05:39:59 pm]

IES IPSS por joana07
[Julho 15, 2019, 05:23:19 pm]

Re: Portal das Finanças - Pag Conta IRC por contabilistas.net
[Julho 15, 2019, 04:11:23 pm]

Re: Dias de Ferias no Ano Admissão por aninhakitty
[Julho 15, 2019, 03:28:45 pm]

Re: Dias de Ferias no Ano Admissão por Cláudia_Magalhães
[Julho 15, 2019, 02:55:18 pm]

TI versus ENI por anasoraia89
[Julho 15, 2019, 02:54:38 pm]

Dias de Ferias no Ano Admissão por aninhakitty
[Julho 15, 2019, 02:45:32 pm]

* Exame OCC

Re: Questões que se possam contestar por jmgmontoito
[Julho 15, 2019, 11:51:29 pm]

Re: Questões que se possam contestar por Sara 33
[Julho 15, 2019, 09:03:09 pm]

Re: Questões que se possam contestar por RicardoADV
[Julho 15, 2019, 08:26:25 pm]

Re: Questões que se possam contestar por Ritalexandra
[Julho 15, 2019, 08:21:55 pm]

[Julho 15, 2019, 07:26:11 pm]

Re: Questões que se possam contestar por Ritalexandra
[Julho 15, 2019, 03:50:37 pm]

[Julho 15, 2019, 01:05:48 pm]

[Julho 15, 2019, 12:53:36 pm]

[Julho 15, 2019, 12:07:50 pm]

[Julho 15, 2019, 09:58:13 am]

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Julho 2019
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 [16] 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.
Julho 15, 2019, 05:46:59 pm por Nekraatal | Visualizações: 48 | Comentários: 0

Boa tarde colegas,

Gostaria de saber se um contribuinte que esteja enquadrado no art 53 do IVA ( isento pelo o regime especial) se trabalhar com a Booking tem que cumpri...
Julho 15, 2019, 05:23:19 pm por joana07 | Visualizações: 56 | Comentários: 0

Boa tarde,

As IPSS em termos genéricos abrangidas pela obrigatoriedad e de submissão da IES/ DA. Contudo se praticar operações isentas não terá de submeter a IES, correc...
Julho 15, 2019, 02:54:38 pm por anasoraia89 | Visualizações: 94 | Comentários: 0

Caros colegas

Alguém me sabe dizer onde se encontra legislado a diferença entre um Trabalhador independente (TI) e um Empresário em Nome Individual (ENI)?
A seguran...
Julho 15, 2019, 02:45:32 pm por aninhakitty | Visualizações: 256 | Comentários: 3

Boa tarde Colegas,

No ano de admissão, um colaborador tem direito a quantos dias de ferias tendo em conta os vários tipos de contrato?
- Contrato a termo certo - 2...
Julho 15, 2019, 02:09:58 pm por camisa_roxa | Visualizações: 185 | Comentários: 3

Boas,

Até agora para obter as guias de pagamento dos pagamentos por conta bastava ir a "PAGAR-->IRC-->PAGAMENTOS ANTECIPADOS"

Contudo, aparentemente estas opç...
filipamanuela
Julho 15, 2019, 10:48:17 am por filipamanuela
Visualizações: 421 | Comentários: 10

Boas colegas,

No anexo I de uma IES dá-me o seguinte erro:

"Anexo I (Ano 2010 e posteriores):

Erros do Quadro 5:

I4I : O quadro...
Julho 13, 2019, 10:31:08 am por joao_dinis | Visualizações: 198 | Comentários: 1

Olá pessoal,
Trago até vós mais uma questão que surgiu, para a qual peço a vossa ajuda.

Uma colaboradora da nossa empresa, iniciou funções em 20/06/2016, apresento...
Julho 12, 2019, 01:24:11 pm por mgnyumi | Visualizações: 291 | Comentários: 0

Boas!

Reparei que ao fazer o IRS (enviado a 25 Junho) não coloquei um dos rendimentos.
Simulando outra vez faz com que o montante a pagar seja maior.

Apl...
Páginas: 1 2 3