contabilistas.net

Profissão => Fiscalidade => IVA => Tópico iniciado por: Ticinha em Agosto 29, 2011, 09:32:15 pm

Título: IVA - Sujeitos Mistos
Enviado por: Ticinha em Agosto 29, 2011, 09:32:15 pm
Caros Colegas!

Não sou TOC, mas espero vir a ser um dia destes, não porque reprovei no exame, mas porque o meu curso não é reconhecido pela Ordem, por incompetência dos directores do meu curso: Administração Pública 2006/2009, da Universidade do Minho, desde então ando na luta para juntar os créditos necessários para fazer o exame.

Mas bom, não é isto que me traz até aqui para pedir a vossa ajuda. Eu sou Directora Financeira de uma PME, que trabalha com projectos financiados e formação, além disto ainda tem outras actividades não isentas de imposto, logo sujeito passivo misto. E que usa, o método do Pró-Rata.

Eu gostava de saber se alguem tem um mapa em excel que me permita fazer a imputação de cada despesa. Eu tenho um mapa que uso actualmente, mas queria melhorar o mapa, e contava com as vossas opiniões.

Um abraço e obrigada sincero.

;)
Título: IVA - Sujeitos Mistos
Enviado por: Manuel Silva em Agosto 29, 2011, 10:38:20 pm
Boa noite

Em relação ao sujeito passivo misto de IVA, devo informar que deve ser aplicado em 1º lugar a afectação real e nos produtos ou bens afectos às duas actividades aí poderia aplicar o coeficiente de imputação usando um critério mais real (H/h, H/m etc) em detrimento do Pro-Rata que em algumas actividades mistas não é permitido.

Em relação ao mapa de Pro-Rata junto anexo um "mapa" simples que pode ajudar a tirar ideias.

Cumprimentos
Manuel
Título: Re:IVA - Sujeitos Mistos
Enviado por: Rui Silva em Agosto 30, 2011, 12:53:45 am
Devo acrescentar ao que foi dito pelo colega Manuel que, grosso modo, o pró-rata é um sistema menos eficiente para o sujeito passivo. Desta forma, a afectação real é uma melhor escolha que o pró-rata.