Bom dia caros colegas,
relativamente a esta questão existe a possibilidade de nenhuma das respostas estar correta. Pois no enunciado dizia que eles não recebiam qualquer remuneração, ou seja, supostamente qualquer valor que eles venham a receber de gratificações seria para acrescer ao lucro contabilístico .
No entanto, não auferindo eles qualquer remuneração e no caso de não estarem a descontar para a segurança social de outra entidade, esta entidade teria descontar para a segurança social mesmo não estando eles a auferir qualquer remuneração. Portanto, para a segurança social o efeito seria que ele estaria a auferir remunerações no valor em que a empresa estavam a descontar por eles, que normalmente é o mínimo e iria corresponder a 400 e qualquer coisa de euros.
Neste caso iria ser acrescida apenas a diferença do dobro do suposto montante auferido e o que ele recebeu de gratificação, que não seria os 12000. Isto teria que ser muito bem justificado com os valores e tudo mais, no entanto para quem quiser perder algum tempo por achar que pode ir buscar pontos aqui, é uma boa solução.