Olá bom dia alguém me consegue ajudar na pergunta 16? Coloquei a 15 para ajudar na compreensão da pergunta.
A loja de Braga da Sapatarias J. M. Freitas, Lda. comercializa apenas um único modelo de calçado: as botas em “pele mate”. No seu primeiro mês de funcionamento – o passado mês de janeiro de 2013 – essa loja faturou €49.200, valor que inclui o IVA liquidado à taxa de 23% e que corresponde à venda de 500 pares de botas em “pele mate”. Trata-se de um modelo exclusivo de botas que a Sapatarias J. M Freitas, Lda. encomendou para a loja de Braga. Este modelo de botas está a ser comercializado com grande êxito, tendo-se logo nesse primeiro mês esgotado os inventários desta mercadoria. O custo médio de compra das botas em “pele mate” foi de €50 por cada par.
QUESTÃO 15.:
Com a venda das botas em “pele mate”, modelo exclusivo, a Sapatarias J. M. Freitas, Lda. apurou uma margem sobre o preço de venda de:
a) 62,5%.
b) 50,0%.
c) 37,5%.
d) 30,0%.
Em face da reconhecida e elevada qualidade das botas em “pele mate” e da grande procura que têm, a gerência da J. M. Freitas, Lda. tem em análise a possibilidade de subir em 10 euros o preço médio de venda deste modelo de botas. Porém, receia-se que a procura seja elástica e sensível a essa alteração, pelo que a subida tem de ser muito ponderada. São também conhecidos os custos fixos mensais da loja de Braga, os quais incluem nomeadamente os salários e a renda da loja, que totalizam 15.000 euros.
QUESTÃO 16.:
O aumento do preço médio de venda das botas em “pele mate” permitiria à Sapatarias J.M. Freitas, Lda.:
a) Aumentar a margem de contribuição unitária em 15 euros.
b) Reduzir em 125 pares de botas o ponto crítico operacional das vendas mensais.
c) Reduzir o ponto crítico de vendas mensais para 375 pares de botas.
d) Nenhuma das anteriores.
Obrigada.