collapse

Pesquisa



Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos

  • 9 Respostas
  • 4621 Visualizações
*

Offline claudia

  • ****
  • 645
  • 37
  • Persistência é importante.
Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« em: Abril 19, 2017, 10:52:43 am »
Bom dia a todos 
Venho em primeiro lugar dar um agradecimento especial a este fórum e às pessoas que ao longo destes anos o desenvolvem e se dedicam a ele. Sem os materiais aqui disponibilizad os, teria sido tudo muito mais difícil. OBRIGADA.
A quem se prepara para o próximo exame, quero aqui contar de forma resumida o meu percurso, esperando dar-vos um alento e força, principalmente aqueles que já tentaram várias vezes e algo esta errado e não conseguem , eu não consegui à primeira, nem à segunda, nem à terceira …. Mas consegui  e como consegui? Com muito estudo, treino e dedicação às matérias onde mais tinha dificuldade, e foi qdo eu parei e pensei: “ Cláudia é agora tem de ser agora  ”.
Terminei a licenciatura em 2009, em 2010 fiz o primeiro exame ( não passei), confesso que o estudo foi muito pouco ou nenhum, já estava a trabalhar e entre idas voltas lisboa, palmela e Alentejo, houve outras prioridades pessoais e profissionais, que durante esses anos falaram mais alto. Em 2013 fui abraçar um  projeto em Angola, e a ideia de acesso à Ordem, ficou ainda mais para segundo plano ( mas não esquecida ;) ) Com o passar de 3 anos , deixei de estar atualizada das atualizações ao nível das fiscalidade e mesmo snc e ética , que sofreram pequenas alterações. Entre finais de 2015/2016 voltei a insistir com o meu pedido de reinscrição, entre email´s e cartas para lá e para cá, no inicio de 2016 o meu pedido foi aceite e ai já estava na carga com o estudo, tive muita dificuldade, muitas duvidas, revi o código deontológico, o SNC, fiz umas formações on-line (  nós como membros-estagiários temos acesso às formações da Ordem ) , em Fevereiro de 2016 voltei para Portugal, voltei a trabalhar e fiz logo exame nesse mês ( não passei ) estava muito cansada, acabada de chegar, os dias tinham sido passados junto da família de quem tinha muitas saudades  , Estava um frio de rajar ( e eu que vinha habituada às altas temperaturas de Angola :P ) , no dia do exame estava muito frio na sala, tinha feito 1:30 de viajem , não tinha descansado bem e nada do que estudei valeu a pena, sai muito desiludida e sabia que não passava. Seguiram-se mais uns meses de estudo e nova integração do mundo do trabalho em Portugal, só novidades, veio o exame de Junho (correu bem, ia muito tranquila fiz o exame praticamente todo , mas não foi suficiente) esperava por um 11/12 e saiu o não aprovado, logo de seguida pensei, vou pedir revisão , vou contestar, havia 3 questões que podia contestar , entretanto desmotivei, desisti e não contestei, em finais de Agosto venho ao contabilistas. net e qual é a minha surpresa que quem contestou foi Aprovado ( nem dormi nessa noite de tanto danada que estava comigo ) feliz pelos outros mas infeliz por mim , desiludida o Aprovado já podia ser meu. Enfim mais desmotivada fiquei e o estudo custava muito, só me vinha desilusões à ideia, pensava: “ estudar tudo outra vez  “ , em Outubro lá fui ( não passei ) mais uma vez na pontuação limite, mas desta vez não dava para contestar, e nesta altura já estava bem ciente das dificuldades que tinha e das matérias que menos estava à vontade e pensei é nestas que vou apostar, revi analítica toda, fiz exaustivamente exercícios e exames, selecionei os que saiam mais e já resolvia exercícios sem dificuldade, fiz um plano de estudo e desta vez levei-o a serio ( algo dentro de mim estava a dar-me força) recolhi toda a informação aqui do fórum, fazia resumos e partilhava no fórum ( isso ajuda muito ) , conheci PFsilva a semanas do exame, planeamos umas noites de estudo e mesmo tendo sido poucas em relação ao tempo que já tinha tido de estudo, foram cruciais, saber que tinha alguém comigo e com o mesmo objetivo, ajudou-me muito, estudei noites exaustivamente, esgotei todos os recursos e afinal era isto só que era preciso ( força, estudo, estratégia e dedicação ). Fevereiro de 2017 lá fui caminho de setúbal, tranquila , nada tinha a perder, já tinha tido todas as desilusões nesta matéria e de nada me servia ficar com pressão e com pensamentos negativos, fiz o máximo e consegui, valeu-me o estudo de analítica, pois consegui responder todas as questões e sabia que esses pontos eram meus ;) . E por fim chegou o merecido aprovado, finalmente consegui 
Aqui se fechou um ciclo e outro se abriu  .
Deixo uma palavra de força, estudem muito, façam planos, tenham regras e vão conseguir.
Um beijinho e se precisarem de alguma ajuda, aqui estarei para o que puder.



Cumprimentos!
Claudia Santos

*

Offline PFSilva

  • ****
  • 577
  • 15
  • Sexo: Feminino
  • Mentalize coisas boas e elas acontecerão
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #1 em: Abril 19, 2017, 11:41:20 am »
Olá bom dia a todos e principalmente bom dia a ti Cláudia  :)

É bem verdade o que dizes, termos juntado forças e objectivos foi crucial.
Mesmo que virtual sentir o teu apoio e companheirismo deu-me forças para seguir em frente e não desistir ( e olha que estive quase a fazê-lo).
A minha história é um pouco diferente da tua mas temos algo em comum. Não foi “à primeira, nem à segunda, nem à terceira”, foi à quarta mas com muito orgulho, trabalho, dedicação e muito mas mesmo muito esforço. Dedicar-me à contabilidade analítica foi decisivo, pois era uma matéria que só dependia de mim , de resolver muitos exercícios de treinar muito, resolver o mais possível quase massivamente e caso os cálculos não estivessem correctos dava logo para ver que algo não estava bem. O contabilistas. net foi e é uma ferramenta de excelência, pela força e encorajamento, pela dedicação e poder proporcionar-nos testes e respectivas resoluções. Pela partilha de conhecimentos que nos ajudam a refletir antes de responder. Muito obrigada ao Paulo Carvalho e a sua equipa envolvente por isso.

Então cá vai um pouco da minha história.
Eu já trabalhava em contabilidade desde que terminei o secundário quando em 2012 decidi ir tirar a minha licenciatura. E já aí foi uma prova de fogo. Casada com 2 filhos, ter uma casa para tratar, trabalho e ir estudar à noite. Felizmente tenho um marido fantástico que fez de pai e mãe na minha ausência de modo a proporcionar-me a realização do meu sonho. Pelo meio da minha licenciatura tive a surpresa e a felicidade de engravidar pela 3ªvez e confesso, foi complicado mas muito compensador. E volvidos 3 anos lá estava eu toda contente a levantar a minha pasta de finalista na bênção da fitas na Alameda do Campo Universitário em Lisboa.
Decidi fresquinha dos estudos  que estava pronta para  ir a exame em Outubro 2015, e levei logo com um redondo Não Aprovado. Má preparação confesso, pouco estudo e lá aconteceu a primeira desilusão.
Seguiu-se o famoso exame de fevereiro de 2016,onde só passaram cerca de 80 candidatos e mais uma vez o chumbo voltou. Mas para este tinha feito um curso de preparação de 108horas e estava convicta que estava mais bem preparada. Errado. Não podemos tentar ir a um exame “coxos” em matérias, não fazer as questões de contabilidade analítica estava a prejudicar-me severamente.
Tomei então a decisão de ir em Junho de 2016. Mas não o devia ter feito. A minha estrutura familiar levou um abanão, complicações de saúde que levaram o meu porto de abrigo, o meu marido a uma  cama de hospital no dia do exame fez com que a minha cabeça estivesse em todo o lado menos na sala. Conclusão: chumbada pela 3ªVez. Pelo motivo exposto anteriormente e porque a minha família precisava mais de mim do que eu do resultado do exame, decidi dar um tempo dedicar-me ao mais importante e não fui em Outubro 2016. E foi o melhor que fiz.
Restabelecida emocionalmente e com os problemas familiares resolvidos, decidi inscrever-me para o exame de Fevereiro de 2017 e dedicar-me quase que exclusivamente aos exercícios dos anos anteriores de analítica, fazer os testes diários, estudar arduamente com muita vontade e acreditar que seria desta foi muito importante. Pensar: “Tu também mereces, também vais conseguir!!!" foi determinante.
O dia 18/02 foi um dia tranquilo, sem o stress do costume e ia com uma calma que não me é habitual. Respirei fundo e tudo pareceu possível.
E no dia 9/3/2017 fez-se magia e o tão desejado APROVADO, surgiu no meu ecrã. É uma sensação maravilhosa e um estado de êxtase que culminou no passado dia 6/4  na cerimónia da OCC com a entrega dos certificados. Com certeza  um dia para recordar.
Foi o encerrar de um percurso, o fechar de um ciclo. Mas o melhor ainda está para vir.
Por isso muita força a todos, nunca desistam dos vossos objetivos. Com força e persistência tudo se consegue.
Tracem um plano e sigam-no, serão recompensados.
Vemo-nos por aqui  :) :) :)
NUNCA DESISTAM DOS VOSSOS SONHOS
« Última modificação: Abril 19, 2017, 12:44:53 pm por PFSilva »
Cumprimentos
Paula Silva

*

Offline TIngles

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #2 em: Abril 19, 2017, 12:42:05 pm »
Olá Cláudia e Paula,

Parabéns pelo vosso "Aprovado" e desde já agradeço o incentivo para a minha motivação!

Inscrevi-me no exame de Junho mas até à data não obtive, por parte da OCC, a informação se fui ou não aceite. Sabem se é normal este tempo de espera? É que sem o número de estagiário não consigo ter acesso aos testes diários e a alguns exames/materiais de estudo.
Estou a ficar um bocadinho preocupada, a data está a aproximar-se e há tanto para estudar.
Muito obrigada pelas vossas palavras, são uma fonte de inspiração para os próximos dias...

Teresa


*

Offline PFSilva

  • ****
  • 577
  • 15
  • Sexo: Feminino
  • Mentalize coisas boas e elas acontecerão
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #3 em: Abril 19, 2017, 12:57:02 pm »
Olá Cláudia e Paula,

Parabéns pelo vosso "Aprovado" e desde já agradeço o incentivo para a minha motivação!

Inscrevi-me no exame de Junho mas até à data não obtive, por parte da OCC, a informação se fui ou não aceite. Sabem se é normal este tempo de espera? É que sem o número de estagiário não consigo ter acesso aos testes diários e a alguns exames/materiais de estudo.
Estou a ficar um bocadinho preocupada, a data está a aproximar-se e há tanto para estudar.
Muito obrigada pelas vossas palavras, são uma fonte de inspiração para os próximos dias...

Teresa
Bom dia Teresa :)

em 1º lugar obrigada.
2º quando diz "este tempo de espera" , quando se inscreveu? O normal é receber uma carta com a indicação de que o processo foi aceite e de seguida irá receber outra com a convocatória para o exame.
Sugiro que ligue para a OCC e peça que lhe indiquem se possível  o  seu nº de estagiário.
E por ultimo, muito boa sorte!!!
Cumprimentos
Paula Silva

*

Offline claudia

  • ****
  • 645
  • 37
  • Persistência é importante.
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #4 em: Abril 19, 2017, 01:00:49 pm »
Olá Cláudia e Paula,

Parabéns pelo vosso "Aprovado" e desde já agradeço o incentivo para a minha motivação!

Inscrevi-me no exame de Junho mas até à data não obtive, por parte da OCC, a informação se fui ou não aceite. Sabem se é normal este tempo de espera? É que sem o número de estagiário não consigo ter acesso aos testes diários e a alguns exames/materiais de estudo.
Estou a ficar um bocadinho preocupada, a data está a aproximar-se e há tanto para estudar.
Muito obrigada pelas vossas palavras, são uma fonte de inspiração para os próximos dias...

Teresa

Bom dia TIngles, se se inscreveu dentro do tempo, devia ligar já para lá para perceber o que se passa com a sua inscrição e /ou enviar um email , pro telefone talvez seja mais rápido, deve confirmar se está tudo OK, e não fique à espera disso para estudar, comece já porque se enviou tudo direitinho e cumpre os requisitos será só uma questão de tempo.

Quando ao acesso a esses temas, já expos o assunto ao administrador?

Força e bom estudo, não pense muito nisso porque ade estar tudo bem, estude , faça planos e dedique-se, MUITA FORÇA :)
 
Cumprimentos!
Claudia Santos

*

Offline adilia rocha

  • ****
  • 255
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #5 em: Abril 19, 2017, 01:53:01 pm »
Boa Tarde

Antes demais obrigada pela força e conselho dado, por sinal são historias com emoção e sentido, obrigada e muitas felicidades

O meu caso não deixa de ser diferente do vosso já fui algumas vezes, contestei o exame de Outubro na questão 48 e nada feito, mas enfim..... e ainda não consegui o tão desejado APROVADO, já me sinto envergonhada e BURRA...não sei o que fazer mais. No que toca a analítica sem problemas é o meu ponto forte e faço todas e sei que estão corretas, mas fiscalidade  é de por as mãos a "cabeça", infelizmente Junho é a minha última oportunidade.
Precisava de uma ajuda, penso em ter aulas em particular, por acaso alguém disponível para isso ?
Fiz uma formação no ISVOUGA , perfeito em tudo mas penso que não é suficiente, necessito de uma opinião, URGENTE
Agradeço opiniões :)

*

Offline PFSilva

  • ****
  • 577
  • 15
  • Sexo: Feminino
  • Mentalize coisas boas e elas acontecerão
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #6 em: Abril 19, 2017, 02:24:58 pm »
Boa Tarde

Antes demais obrigada pela força e conselho dado, por sinal são historias com emoção e sentido, obrigada e muitas felicidades

O meu caso não deixa de ser diferente do vosso já fui algumas vezes, contestei o exame de Outubro na questão 48 e nada feito, mas enfim..... e ainda não consegui o tão desejado APROVADO, já me sinto envergonhada e BURRA...não sei o que fazer mais. No que toca a analítica sem problemas é o meu ponto forte e faço todas e sei que estão corretas, mas fiscalidade  é de por as mãos a "cabeça", infelizmente Junho é a minha última oportunidade.
Precisava de uma ajuda, penso em ter aulas em particular, por acaso alguém disponível para isso ?
Fiz uma formação no ISVOUGA , perfeito em tudo mas penso que não é suficiente, necessito de uma opinião, URGENTE
Agradeço opiniões :)


Boa tarde Adília

não tem porquê ter vergonha e muito menos sentir-se burra.
em tempos tive uma colega acabadinha de sair da universidade que foi a exame e passou à primeira e me disse:"Este exame é uma questão de sorte". Na altura pensei, esta só pode estar a gozar comigo, sorte!?!?!?. Ando à imenso tempo a tentar e agora oiço isto.
por vezes o que acontece e falo por experiência própria, são os "vícios" que levamos para o exame. Tentar resolver o exame, como se estivéssemos no nosso local de trabalho e não percebemos o que nos estão verdadeirament e a pedir.
se acha que a melhor solução será explicações, vá em frente procure. Mas pense também que terá de gerir o tempo e que essas explicações poderão não estar disponíveis 24h como o nosso fórum. Aqui tem todas as ferramentas. Eu só percebi isso no 4ºexame
Eu própria tinha pensado disso no ultimo exame e rapidamente mudei de ideia e estruturei um plano de estudos que se veio a revelar positivo.
veja quais são os temas onde verdadeirament e tem errado e que lhe têm tirado pontos e dedique-se a eles. Afincadamente. Resolva muitos e muitos exercícios dessa matéria. Até à exaustão :) .
Boa sorte

 
Cumprimentos
Paula Silva

*

Offline claudia

  • ****
  • 645
  • 37
  • Persistência é importante.
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #7 em: Abril 19, 2017, 02:26:43 pm »
Boa Tarde

Antes demais obrigada pela força e conselho dado, por sinal são historias com emoção e sentido, obrigada e muitas felicidades

O meu caso não deixa de ser diferente do vosso já fui algumas vezes, contestei o exame de Outubro na questão 48 e nada feito, mas enfim..... e ainda não consegui o tão desejado APROVADO, já me sinto envergonhada e BURRA...não sei o que fazer mais. No que toca a analítica sem problemas é o meu ponto forte e faço todas e sei que estão corretas, mas fiscalidade  é de por as mãos a "cabeça", infelizmente Junho é a minha última oportunidade.
Precisava de uma ajuda, penso em ter aulas em particular, por acaso alguém disponível para isso ?
Fiz uma formação no ISVOUGA , perfeito em tudo mas penso que não é suficiente, necessito de uma opinião, URGENTE
Agradeço opiniões :)

Olá Adilia :)

Não desista e não se sinta burra, burra seria se nem tivesse chegado aqui, aliás não existe pessoas burras , existem sim estilos de vida diferentes , o que para uns é sinal de inteligencia para outros pouco importa .

Foco no que você realmente quer, OK fiscalidade é o seu problema então dê uma maior parte ( mas não toda ) a reler a legislação, remeter artigos e fazer só os exercícios mais recentes e tentar perceber " a logica da coisa" ( não vá aos antigos senão induz em erro e gera ainda mais confusão - é que nem vale mesmo apena) , depois foco na ética que também se for bem estudado são mais esses pontos, resta a financeira que também existem exercícios semelhantes que saem muitas vezes ( o das conciliações bancárias por exemplo ) , faça um apanhado por matérias das questões dos exames desde o 1º exame de 2016 até o ultimo de 2017 ( olhe que fiz isto e são muitas questões e valeu apena ).
Depois estude muito muito, faça os testes diários e treine a legislação, lendo os artigos mais usados e fazendo interpretações .

Quanto à explicação , sinceramente só se for para lhe ajudar com a fiscalidade, pelo que percebo já estudou e estar a pagar a alguém para simplesmente lhe explicar o que já sabe  :-\ , na minha opinião não vale apena, o que precisa é treinar o que sabe. Fale com o seu professor de fiscalidade, pode ser que tenha essa disponibilidad e, poderá ajuda-la a focar nos artigos mais importantes e a interpretar a legislação.

BOM ESTUDO E FORÇA  :D
Cumprimentos!
Claudia Santos

*

Offline adilia rocha

  • ****
  • 255
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #8 em: Abril 19, 2017, 02:54:10 pm »
Boa Tarde, colegas

Obrigada pela conselho, vou pensar nisso e optar pelas vossas sugestões, estou agradecida :D



*

Offline TIngles

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Exame OCC : Agradecimento e Carta de Motivação a todos
« Responder #9 em: Abril 19, 2017, 03:37:30 pm »
Olá,

Vou falar para a Ordem e tentar saber se está tudo bem com o meu processo, obrigada mais uma vez.

Teresa

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
2354 Visualizações
Última mensagem Julho 18, 2012, 10:11:37 am
por Saraimc
3 Respostas
2912 Visualizações
Última mensagem Abril 19, 2017, 08:34:05 am
por afarinha
0 Respostas
3730 Visualizações
Última mensagem Abril 17, 2019, 03:23:25 pm
por emilia2018
23 Respostas
6801 Visualizações
Última mensagem Outubro 15, 2020, 09:29:52 pm
por Caasilva
1 Respostas
2880 Visualizações
Última mensagem Dezembro 03, 2020, 04:57:36 pm
por Contabilistas.net

Exemplo de Formulário de Inscrição

Mensagens recentes

Re: Experiência Profissional por Joaoliveira25
[Hoje às 08:00:46 am]


Irs estudante por LiAAna
[Maio 17, 2024, 11:59:36 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por mazo
[Maio 17, 2024, 02:29:12 pm]


Experiência Profissional por HÉLDER ARAÚJO
[Maio 17, 2024, 10:33:59 am]


Apresentação | PMM Contabilidade por PMM Contabilidade
[Maio 16, 2024, 05:47:52 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Maio 16, 2024, 04:19:18 pm]


Parceria com empresa de Contabilidade em Braga por Contabilistas.net
[Maio 16, 2024, 04:03:54 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por Anitta
[Maio 15, 2024, 05:08:03 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por AndreiaM
[Maio 15, 2024, 02:21:14 pm]


Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por acmarques8
[Maio 15, 2024, 10:18:40 am]


Re: ERRO MODELO 22 por cams81
[Maio 15, 2024, 09:17:39 am]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 14, 2024, 07:22:18 pm]

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 [18]
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.