collapse

Procurar

SNC-AP Legislação fundamental em vigor

• 9 Respostas
  • 3965 Visualizações
*

Offline Joaquim Alexandre

• 317
  • 19
  • Ignorantia legis neminem excusat
SNC-AP Legislação fundamental em vigor
« em: Outubro 15, 2016, 12:19:48 am »
Colegas,

O SNC-AP é muito mais vasto e mais complexo que o SNC.

Por todo o país - abrangendo um universo de mais de 600.000 pessoas (administrativo central, administração regional e administração local) - milhares de responsáveis pela CONTABILIDADE PÚBLICA das entidades a que estão vinculados estão a viver o processo dicotómico de transição do POCP (e, concomitanteme nte, do POCAL,POC-ED, POC-MS e POC-ISSSS) para o SNC-AP.

As EPR (entidades públicas reclassificada s) - onde que se incluem centenas de empresas públicas que ainda aplicam o SNC - vão transitar, igualmente, para o SNC-AP.

Sou Contabilista Certificado, executo contabilidades para os meus clientes do setor privado em SNC e, além de dar formação em SNC, sou  Formador e Consultor em Contabilidade Pública (desde 1997), logo, em SNC-AP.
Esta circunstância da minha vida profissional dá-me uma visão de conjunto que me permite relativizar a perceção da revolução contabilística pública (mais ou menos silenciosa) em curso.

Exorto os colegas a debruçarem-se sobre estas matérias porque, dependendo da forma como a OCC e o Estado decidam cooperar, todos podemos ser convidados a intervir.

Deixo. em anexo, os principais diplomas ou manuais inerentes ao SNC-AP.

Cumprimentos,
« Última modificação: Outubro 27, 2016, 02:56:08 pm por contabilistas.net »
Joaquim Alexandre

*

Offline autoroad

• 138
  • 6
Re: Legislação fundamental em vigor
« Responder #1 em: Outubro 18, 2016, 09:47:03 am »
Muito Obrigado

*

Offline carlaaspedrosa

• **
  • 14
  • 0
« Responder #2 em: Outubro 19, 2016, 05:56:41 pm »
Boa tarde

Obrigada pela partilha.

Gostaria de fazer o meu Projeto em Gestão Pública, cadeira da licenciatura de Gestão Pública, relacionada com o SNC-AP, mas não me surge ideia nenhuma, estou aberta a ideias para a elaboração do meu Projeto. Obrigada!

*

Offline Joaquim Alexandre

• 317
  • 19
  • Ignorantia legis neminem excusat
« Responder #3 em: Outubro 24, 2016, 02:55:20 am »
Boa tarde

Obrigada pela partilha.

Gostaria de fazer o meu Projeto em Gestão Pública, cadeira da licenciatura de Gestão Pública, relacionada com o SNC-AP, mas não me surge ideia nenhuma, estou aberta a ideias para a elaboração do meu Projeto. Obrigada!

Boa noite

O SNC-AP é de uma vastidão muito superior à do SNC, sobretudo pelas muitas dezenas de diplomas que lhe estão associados, uns de natureza geral e outros  de caráter específico tendo em conta a administração pública (entre as 3 possíveis) em que se aplica.

Ideias em sede do SNC-AP é coisa que não falta. Mas, para se licenciar em Gestão Pública vai ter de estudar diversas áreas do Direito Administrativo . Se quiser abordar o SNC-AP no seu projeto terá de conhecer todo o compósito legislativo  que o rodeia. Só conhecendo o contexto normativo global da gestão dos serviços públicos poderá avaliar as incidências contabilística s.

Um projeto possível pode ter como  fio condutor o do reconhecimento legislativo / normativo em que o SNC-AP se vai inserir. No mínimo ficaria com uma compreensão absolutamente determinante da organização da Administração Pública portuguesa.

E nem faltam, por analogia, as peças de informação vinculativa, com destaque para as Circulares da Série A da DGO (direção-geral do orçamento).

Comece por Ler o Relatório de Auditoria do Tribunal de Contas (instituição nuclear na gestão financeira pública) de Junho deste ano relativo à implementação do SNC-AP. Basta pesquisar na página institucional dessa entidade e vai encontrar um mundo de informação sobre auditorias e sentenças relacionadas com a Gestão Pública. Há remissões para muitos diplomas e, aproveitando o texto, faça uma lista das mesmas e procure o diploma atualizado (sugiro-lhe o site da PGDL - procuradoria-geral distrital de Lisboa, que tem esses e outros diplomas permanentement e atualizados).

Só para que tenha uma ideia, a compreensão do SNC-AP requer que conheça e domine os conteúdos de diplomas como os seguintes:

- POCP - Plano Oficial de Contabilidade Pública - este é o genérico e há mais 4 planos oficiais específicos: Educação,
   Segurança Social, Saúde e Autarquias (aos quais sucederá o SNC-AP, sendo todos revogados, excepto uma parte
   do POCAL - autarquias locais (ponto 2.9) - sobre o sistema de controlo interno)
- Lei de bases da contabilidade pública (um diploma de 1990 ainda em vigor)
- Código dos Contratos Públicos 
- LOPTC - Lei de Organização e processo do Tribunal de Contas
- LCPA - Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso + DL regulatório
- Lei do Orçamento de Estado
- Decreto-Lei de Execução orçamental
- Classificador económico das receitas e despesas públicas
- Regime jurídico do setor empresarial público (fundamental se houver consolidação de contas)
- Estatuto do gestor Público

Sites a visitar e analisar:

- DGO
- Tribunal de Contas
- DGAL
- CNC
- Portal do governo
- IGF
- UTAO

Se conseguiu ler até aqui, não desista. Tudo tem um começo e há poucas pessoas que dominam estas matérias na sua globalidade relativa (nunca ninguém sabe tudo, claro). Abrace um projeto trabalhoso e frua os resultados. Um dos dividendos pode ser o de aproveitar o texto do seu projeto e modificá-lo para publicar um livro sobre o tema que escolher.

Não caia na tentação de publicar o seu trabalho na internet - outros poderão obter dividendos à sua custa.

Cumprimentos,
Joaquim Alexandre

*

Offline silviamagalhaes

• 161
  • 4
« Responder #4 em: Outubro 25, 2016, 10:01:10 am »
Bom dia,
Obrigada por esta partilha
Cumprimentos
Cumprimentos
SM

*

Offline carlaaspedrosa

• **
  • 14
  • 0
« Responder #5 em: Outubro 26, 2016, 10:18:58 pm »
Boa Noite,

Obrigada pela ajuda Sr. Joaquim Alexandre..

Att

*

Offline carlos nabais

• 93
  • 1
Re: SNC-AP Legislação fundamental em vigor
« Responder #6 em: Janeiro 10, 2017, 02:38:55 pm »
Boa tarde,

Muito obrigado,

*

Offline lduarte

• 122
  • 1
« Responder #7 em: Setembro 14, 2017, 12:55:18 pm »
Bom dia colegas, aqui fica a nova versão do Manual de Implementação do SNC-AP de Junho 2017.
Cumprimentos

*

Offline AnaMargaridaP

• 357
  • 6
« Responder #8 em: Setembro 14, 2017, 01:36:27 pm »
Muito obrigada a todos.

Não sei se conseguem me ajudar com esta questão mas, também é provavel que isto saia no exame à ordem?

Muito obrigada pela ajuda.
Ana Seixas

*

Offline lduarte

• 122
  • 1
« Responder #9 em: Setembro 14, 2017, 04:55:19 pm »
Muito obrigada a todos.

Não sei se conseguem me ajudar com esta questão mas, também é provavel que isto saia no exame à ordem?

Muito obrigada pela ajuda.

Não me parece que esta matéria saia no exame. Nos conteúdos pragmáticos da OCC não refere nada desta matéria...
Cumprimentos

Empregos

Não foram encontradas mensagens.

Mensagens recentes

Re: Pagar iva duas vezes? por SilviaSP
[Hoje às 11:26:12 am]

apresentação por California_Sun
[Hoje às 01:06:09 am]

Pagar iva duas vezes? por California_Sun
[Janeiro 22, 2021, 08:49:42 pm]

Re: Abate/regularizações em inventários por kushinadaime
[Janeiro 22, 2021, 06:27:49 pm]

Contabilização empréstimo bancário da empresa para fins pessoais por Gabriela Azevedo
[Janeiro 22, 2021, 06:12:44 pm]

Carteira Clientes por marisateixeira
[Janeiro 22, 2021, 05:27:28 pm]

Re: Declaração de IVA-Substituição por pat85icia85
[Janeiro 22, 2021, 05:16:10 pm]

AGENCIAS DE VIAGENS -CONTABILIZAÇÃO VOUCHERS DE VIAGENS DE FORNECEDORES E CLIENT por marcosferreira
[Janeiro 22, 2021, 04:45:37 pm]

Re: Abate/regularizações em inventários por Filipe_RR
[Janeiro 22, 2021, 02:42:42 pm]

Declaração de IVA-Substituição por vaniapo
[Janeiro 22, 2021, 02:39:07 pm]

Re: Programa TOC ONLINE por marroco
[Janeiro 22, 2021, 11:54:25 am]

Re: Candidatura ao APOIAR rectificado para o 4º trimestre 2020 por Paulo Carvalho
[Janeiro 22, 2021, 10:41:25 am]

* Exame OCC

Re: Q.32 manhã por MonicaSofia
[Janeiro 21, 2021, 09:49:40 pm]

Re: Q 17 por Rute Mariani
[Janeiro 15, 2021, 02:58:47 pm]

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.