collapse

Pesquisa



Pedido de Resumo de Dívidas de Clientes - como actuar

  • 4 Respostas
  • 4422 Visualizações
*

Offline Filipa Dias

  • **
  • 26
  • 0
  • Sexo: Feminino
Pedido de Resumo de Dívidas de Clientes - como actuar
« em: Novembro 07, 2013, 11:56:50 am »
Bom Dia,

Gostaria de perguntar aos colegas se existe algum resumo sobre como actuar com as Dívidas de Clientes, ou seja, no fundo, como gerir carteira de clientes, no âmbito, da criação das imparidades (provisões).
Estou a começar novas funções na Empresa onde trabalho (gestora de carteira de clientes) e, para poder calcular as provisões (imparidades), não tenho muitos conhecimentos.
(Por exemplo, como e quando considerar provisões. Se consideramos que são dívidas incobráveis, quando sabemos que o cliente foi à falência, por exemplo, através do site das finanças.)
Tenho andado a pesquisar sobre este tema e não tenho encontrado grande matéria relevante, para conhecimento.

Se houver por aí alguma sebenta sobre esta temática, agradeço que me facultem.

Muito Muito Obrigada,

TOC

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Pedido de Resumo de Dívidas de Clientes - como actuar
« Responder #1 em: Novembro 07, 2013, 01:11:31 pm »
Bom Dia,

Gostaria de perguntar aos colegas se existe algum resumo sobre como actuar com as Dívidas de Clientes, ou seja, no fundo, como gerir carteira de clientes, no âmbito, da criação das imparidades (provisões).
Estou a começar novas funções na Empresa onde trabalho (gestora de carteira de clientes) e, para poder calcular as provisões (imparidades), não tenho muitos conhecimentos.
(Por exemplo, como e quando considerar provisões. Se consideramos que são dívidas incobráveis, quando sabemos que o cliente foi à falência, por exemplo, através do site das finanças.)
Tenho andado a pesquisar sobre este tema e não tenho encontrado grande matéria relevante, para conhecimento.

Se houver por aí alguma sebenta sobre esta temática, agradeço que me facultem.

Muito Muito Obrigada,

TOC

Saber se alguém ou alguma empresa está em falência, dependendo do tipo de processo:
http://www.citius.mj.pt/portal/consultas/ConsultasCire.aspx
So precisas de por a identificação e marcares todos, esperares algum tempo e sabes se a pessoa tem e como vai andando o processo de insolvência.
(sempre que puderes usa o nif e não o nome, que não funciona muito bem pelo nome...).
ou em
http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx

Das duas uma, ou a empresa tem uma "politica" para considerar os clientes cobranças difíceis, e depois selecciona-se os clientes que cumprem essa "política", ou alguém na empresa com poderes para isso selecciona os clientes que na sua opinião dela são de cobrança difícil a levar a esta conta.
Depois o contabilista vai levar de cada cliente dessa lista, a totalidade do saldo de todas as contas a uma conta de ajustamentos (+-provisão), de forma a que o cliente esteja só nesta conta.
Depois o contabilista vai fazer os mapas, para dividir o respectivo custo em parcelas de 25% por semestre para ser incluído no M22 do ano em que cai o semestre respectivo.

Além desta lista tens que mandar para o contabilista toda a documentação relativa ás tentativas de cobrança dos valores, sem essas tentativas e respectivos documentos não se pode recuperar o IVA (e depois o contabilista acerta agulhas com o que é se for preciso certificações e coisas adicionais...).

*

Offline Filipa Dias

  • **
  • 26
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Pedido de Resumo de Dívidas de Clientes - como actuar
« Responder #2 em: Novembro 07, 2013, 01:50:40 pm »
Antes demais, agradeço a sua resposta.
Já me deu algumas luzes em como começar estas minhas novas funções..
Eu não sou a TOC da Empresa, mas sou eu que vou preparar todos os dossiers, para informar a TOC do valor a provisionar, portanto, é muito importante o que me disse, porque, de facto, não tenho experiência nesta área.
Esta é uma área muito pouco desenvolvida pela Empresa, pelo que, estou muito entusiasmada em começar do Zero.
Já agora, diga-me uma coisa, será que não há nenhum livro que refira todas essas questões que mencionou, bem como, tudo o que devemos fazer/desenvolver, em matéria de gestão de clientes?
Por exemplo, quando devemos comunicar com os clientes, relativo às Facturas vencidas?
Quando devemos informar os clientes que estamos prestes a considerá-lo como cliente de cobrança duvidosa?
O que fazer para se evitar que os clientes entrem em incumprimento?
Sei lá.. todas estas questões..

Novamente.. muito obrigada!!!

F Dias

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Pedido de Resumo de Dívidas de Clientes - como actuar
« Responder #3 em: Novembro 07, 2013, 02:25:49 pm »
Boa tarde colega,

Se conseguir material sobre essa temática, eu agradecia desde já, que o partilhasse comigo, pois é uma área que também aqui não é muito desenvolvida.
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline scoop

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Pedido de Resumo de Dívidas de Clientes - como actuar
« Responder #4 em: Dezembro 19, 2013, 12:15:26 am »
No caso de gestão de crédito e cobranças não existe uma bíblia que possa seguir, tem que ser você própria a ver o que se adapta a cada cliente e à política de crédito de cada empresa.
Numa empresa em que tive que restruturar o departamento de crédito e cobrança implementei os seguintes procedimentos:
Criar uma boa ficha de abertura de crédito onde conste dados como: Identificação completa do cliente, contactos gerais e do responsável financeiro, bancos com que trabalha, principais fornecedores, número da certidão permanente prazo e plafond de crédito a atribuir. Depois será importante recolher informações junto do banco, fornecedores, citius e até mesmo pedir um relatório na informadb, racius etc.. Esta ficha é importante pois dá-lhe todos os dados para atribuição de um crédito responsável, dados para que possa cobrar eficazmente e por ultimo mostra organização junto do cliente na atribuição do crédito.
Criar tempos para contactos com o cliente, por exemplo, no vencimento (V) envie um email de lembrança do vencimento com pedido de previsão e um extrato pois evita logo a desculpa no próximo contacto de não ter a fatura etc, V+7 dias telefonema a reforçar pedido anterior, V+15 dias telefonema ameaça de juros de mora, V+30 Carta registada com aviso corte crédito, informação do valor dos juros que irá debitar, informação de entrega da gestão da divida (aconselho Intrum Justitia) ou a advogado (uma carta deles por vezes faz milagres) isto se não pagarem no prazo de 8 dias (neste momento também poderá sugerir cheques datados ou outra forma de resolver). V+45 debita os juros e envia, aguarda 2 ou 3 dias e remete divida para uma das opções da carta.
Não se esqueça de colocar todos os seus clientes em vigilância, pois o ritmo de insolvências é enorme e o prazo para reclamações de créditos muito curto
Aconselho também a negociar com o departamento comercial a inversão das comissões em casos de atraso, normalmente incentiva o recebimento atempado
Muito fica por dizer, isto é um mero exemplo que correu bem, nessa empresa poderão ser outros os tempos de cobrança.  Se necessitar de algum modelo de carta ou de mais alguma troca de informação disponha.
Bom trabalho ;)
Rogério

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
3597 Visualizações
Última mensagem Setembro 30, 2011, 08:17:41 pm
por Sandra_
1 Respostas
5020 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 14, 2012, 12:14:28 pm
por Contabilistas.net
4 Respostas
3045 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 20, 2012, 01:08:28 pm
por paulo clara
4 Respostas
3376 Visualizações
Última mensagem Julho 08, 2012, 09:47:15 am
por asousa87
5 Respostas
2653 Visualizações
Última mensagem Agosto 20, 2014, 03:06:55 pm
por raguiar

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 [26] 27
28 29 30