collapse

Pesquisa



Dúvidas passivos e activos por impostos diferidos...

  • 4 Respostas
  • 16283 Visualizações
Dúvidas passivos e activos por impostos diferidos...
« em: Fevereiro 22, 2011, 07:09:36 pm »
Boa noite,
Já pedi ajuda para me esclarece sobre esta materia durante a tarde mas nao fiquei muito esclarecida. :( >:(
Agradecia a vossa ajuda relativamente ao passivos e activos por impostos diferidos, diferenças temporarias tributáveis e dedutiveis.... . Uma explicaçao com exemplos que me possam ajudar se faz favor......
Muito agradecida
Cumprimentos,
S.curiosidade

*

Offline aUdIoLaB

  • ****
  • 437
  • 15
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas passivos e activos por impostos diferidos...
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2011, 12:02:05 am »
Achei uma revista da OROC com alguns exemplo que espero que ajude a clarificar um pouco este "bicho papão" que são os impostos diferidos.
E como dizia o meu professor de Contabilidade Financeira Intermédia, "poucos são os que sabem o que são impostos diferidos e muito menos os que os aplicam devidamente em Portugal". Eu trabalho há 20 anos em contabilidade e já me passaram centenas de empresas pelas mãos, muitas delas de média e grande dimensão e não me recordo de, em uma que seja, se fazer impostos diferidos.
Apenas agora com a entrada em vigor do SNC (e no decorrer do meu curso) fui "obrigado" a saber. Já li o suficiente para saber qualquer coisa mas tenho a noção que é um assunto muito complicado.
Atenção que as contas ainda estão em POC.
Cumprimentos

Paulo Teixeira

*

Offline aUdIoLaB

  • ****
  • 437
  • 15
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas passivos e activos por impostos diferidos...
« Responder #2 em: Fevereiro 23, 2011, 12:09:32 am »
e já agora um resumo da NCRF 25

NCRF 25 . Impostos sobre o Rendimento
Objectivo
Resumo
Prescrever o tratamento contabilístico dos impostos sobre o rendimento, nomeadamente no que respeita:
− À recuperação futura (liquidação) da quantia escriturada de activos (passivos) que sejam reconhecidos no balanço;
− A transacções e outros acontecimentos do período corrente que sejam reconhecidos nas demonstrações financeiras.
• Os passivos e activos por impostos correntes são mensurados e reconhecidos para os períodos correntes e anteriores usando as taxas fiscais aplicáveis ao período.
• A diferença temporária é a diferença entre a quantia escriturada de um activo ou de um passivo e a sua base de tributação.
• Os passivos por impostos diferidos são reconhecidos para todas as diferenças temporárias tributáveis, com as seguintes três excepções:
− Reconhecimento inicial do goodwill;
− Reconhecimento inicial de um activo ou passivo numa transacção que não seja uma concentração de actividades empresariais e que não afecte, no momento da transacção, nem o lucro contabilístico nem o
lucro tributável (perda fiscal);
− Diferenças resultantes de investimentos em subsidiárias, sucursais, associadas e empreendimento s conjuntos (ex: devido a lucros não distribuídos), onde a entidade é capaz de controlar a tempestividade da reversão da diferença e é provável que a reversão não venha a ocorrer num futuro previsível.
• Um activo por imposto diferido deve ser reconhecido para todas as diferenças temporárias dedutíveis, perdas fiscais não usadas e créditos por impostos não usados, até ao ponto em que seja provável que existam lucros tributáveis futuros disponíveis contra os quais as diferenças temporárias dedutíveis possam ser usadas, com as seguintes excepções:
− Um activo por imposto diferido resultante do reconhecimento inicial de um activo ou passivo que não seja uma concentração de actividades empresariais e que, no momento da transacção, não afecte nem o lucro contabilístico nem o lucro tributável (perda fiscal);
− Activos por imposto diferido resultantes de diferenças temporárias dedutíveis associadas a investimentos em subsidiárias, sucursais, associadas e empreendimento s conjuntos, se não for provável a reversão da diferença temporária no futuro previsível ou que não existam lucros tributáveis futuros disponíveis relativamente aos quais a diferença possa ser usada.
• Os passivos e os activos por impostos diferidos devem ser mensurados com base nas taxas fiscais (e leis fiscais) que estejam aprovadas à data do balanço e que se espera que sejam de aplicar quando os passivos e os activos forem, respectivament e, liquidados ou realizados.
• Os activos e passivos por impostos diferidos não devem ser descontados.
• Os impostos correntes e diferidos devem ser reconhecidos como um rendimento ou como um gasto no resultado líquido do período, excepto até ao ponto em que o imposto provenha de:
− Uma transacção ou acontecimento que seja reconhecido, no mesmo ou num período diferente, directamente no capital próprio;
− Uma concentração de actividades empresariais.
• Os activos e passivos por impostos diferidos são apresentados no balanço, como activos e passivos não correntes.
Cumprimentos

Paulo Teixeira

*

Offline aUdIoLaB

  • ****
  • 437
  • 15
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas passivos e activos por impostos diferidos...
« Responder #3 em: Fevereiro 23, 2011, 12:19:46 am »
Por fim um extracto duma revista da APOTEC.

Cumprimentos

Paulo Teixeira
Cumprimentos

Paulo Teixeira

Re:Dúvidas passivos e activos por impostos diferidos...
« Responder #4 em: Fevereiro 23, 2011, 01:16:24 am »
Boa noite Paulo.....
Já estive a ver as suas respostas..... . Muito obrigado pela ajuda, valeu mesmo a pena
Obrigada ;)
Cumprimentos,
S.curiosidade

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
2763 Visualizações
Última mensagem Setembro 06, 2011, 01:43:37 am
por Rui Silva
5 Respostas
3460 Visualizações
Última mensagem Outubro 16, 2014, 05:37:16 pm
por almeida santos
6 Respostas
12044 Visualizações
Última mensagem Setembro 24, 2014, 01:47:00 pm
por Rosinda Cristina
1 Respostas
1904 Visualizações
Última mensagem Março 19, 2015, 01:55:14 pm
por Contabilistas.net
3 Respostas
3132 Visualizações
Última mensagem Junho 04, 2018, 07:46:01 pm
por NoName123

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 [26] 27
28 29 30