collapse

Pesquisa



Recurso Q12

  • 19 Respostas
  • 11925 Visualizações
*

Offline SFOJO

  • ***
  • 69
  • 0
  • Sexo: Feminino
Recurso Q12
« em: Junho 04, 2014, 05:08:35 pm »
Boa tarde.
Relativamente à questão 12, não concordo com a resposta da OTOC. Eu considerei: a resposta: A assembleia geral anual deverá realizar-se impreterivelme nte até 31 de Março de 2014, que aliás é a resposta do "contabilistas". Como tal agradeço toda a ajuda possível para recorrer desta questão.
Obrigado.

*

Offline asm

  • ***
  • 85
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q12
« Responder #1 em: Junho 04, 2014, 08:26:41 pm »
boa tarde,

nesta questão também concordo com a data de 31 de março porque até à questao nº 12 o enunciado nada refere que a empresa apresenta as contas consolidadas.
vou pedir revisao para esta questão.

*

Offline carlacorreia

  • **
  • 35
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q12
« Responder #2 em: Junho 04, 2014, 10:08:49 pm »
A palavra impreterivelme nte nao está a por em questão a resposta que muitos consideram como correcta?

*

Offline ruicardoso

  • ***
  • 119
  • 3
  • Sexo: Masculino
Re: Recurso Q12
« Responder #3 em: Junho 04, 2014, 10:39:49 pm »
Sim, a palavra impreterivelme nte muda o sentido da resposta. Porque ela não é obrigatoriamen te a 31 de março. Ela deve ser a 31 de março ou 31 de maio caso se aplique o mep. Como a primeira parte não pode ser por causa do "obrigatoriamen te", só resta a segunda parte.

Já li por um colega que está questão não pode ser feita porque remete para o código das sociedades comerciais e por isso vai pedir revisão por isso dado que não está incluído nas matérias a estudar ou que podem calhar.
Eu ainda não confirmei mas se isso for mesmo assim, também irei reclamar por isso visto que também a errei

*

Offline carlacorreia

  • **
  • 35
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q12
« Responder #4 em: Junho 04, 2014, 10:48:51 pm »
Perante esta afirmação que li penso que de para recorrer porque se até a questão 12 nao nos dão indícios de que a empresa utiliza o mep ou tem uma participação ela fica obrigada até aquela data de realizar assembleia, visto que a questão diz " no caso da Sinalseg, Lda..."

concordo plenamente com a citação, pois nada no exame nos fala da questão de aplicação do MEP e ou " considerando a informação apresentada no texto introdutório existe referencia a participações em empresas.

como tal nada nos indica a resposta optada pela OTOC, só a concebo ser feitas após a questão 16.

Refiro ainda que a palavra impreterivelme mte : e um adverbio realcionado com adjectivo de dois generos impreterivel
significado "Que não pode deixar de ser ou de se fazer".

ou seja a assembleia geral deve realizar-se até a data de 31 de Março.

Pedro manuel

"impreterível", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://62.28.135.71/PriberamDLPO/impreter%c3%advel [consultado em 04-06-2014].

Artigo 376.º
[...]

1 - A assembleia geral dos acionistas deve reunir no prazo de três meses a contar da data do encerramento do exercício ou no prazo de cinco meses a contar da mesma data quando se tratar de sociedades que devam apresentar contas consolidadas ou apliquem o método da equivalência patrimonial

data AG 31/Março

No exame só fala em MEP a partir da questão 16
[/quote]

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: Recurso Q12
« Responder #5 em: Junho 04, 2014, 10:50:16 pm »
A resposta da otoc se encontra correta, uma vez que a resposta impreterivelme nte em 31 março, não está correto. Aqui não se está obrgado o que o artigo 65 n.º 5 do CSC diz
"O relatório de gestão, as contas do exercício e os demais documentos de prestação de contas devem ser apresentados ao órgão competente e por este apreciados, salvo casos particulares previstos na lei, no prazo de três meses a contar da data do encerramento de cada exercício anual, ou no prazo de cinco meses a contar da mesma data quando se trate de sociedades que devam apresentar contas consolidadas ou que apliquem o método da equivalência patrimonial"

Ora devem ser, assim se exclui automáticament e alinea a)A Assembleia Geral Anual deverá realizar-se impreterivelmente até 31 de março de 2014.
« Última modificação: Junho 04, 2014, 10:51:25 pm por Fábio Simões »
Mestre Fábio Simões

*

Offline carlacorreia

  • **
  • 35
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q12
« Responder #6 em: Junho 04, 2014, 10:55:24 pm »
Já agora acha que a questão 1 da para recorrer eu respondi alínea c) versão A

*

Offline 1MILA

  • **
  • 39
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q12
« Responder #7 em: Junho 04, 2014, 11:16:49 pm »


Já li por um colega que está questão não pode ser feita porque remete para o código das sociedades comerciais e por isso vai pedir revisão por isso dado que não está incluído nas matérias a estudar ou que podem calhar.
Eu ainda não confirmei mas se isso for mesmo assim, também irei reclamar por isso visto que também a errei
[/quote]

ola boa noite, parece-me que nao podemos ir por este ponto, deixo o link dos conteúdos programáticos por favor vejam a partir do ponto 18...
http://www.otoc.pt/fotos/editor2/conteudos_programaticos_set2011.pdf
 
Mila

*

Offline PedroManuel

  • **
  • 11
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Recurso Q12
« Responder #8 em: Junho 05, 2014, 04:25:51 am »
Caro colega

entendo a sua analise a questão 12.

o que não entendo e como e possível na revista Revista TOC n.º 119 de Fevereiro de 2010

O Artigo  publicado

tenha mencionado no esquema apresentado  - Data limite da assembleia-geral anual para apreciação e deliberação sobre o relatório e contas do ano N-1 e a de 31/Março/N.

o mesmo artigo e elaborado por docentes universitários/ TOC

A resposta da otoc se encontra correta, uma vez que a resposta impreterivelme nte em 31 março, não está correto. Aqui não se está obrgado o que o artigo 65 n.º 5 do CSC diz
"O relatório de gestão, as contas do exercício e os demais documentos de prestação de contas devem ser apresentados ao órgão competente e por este apreciados, salvo casos particulares previstos na lei, no prazo de três meses a contar da data do encerramento de cada exercício anual, ou no prazo de cinco meses a contar da mesma data quando se trate de sociedades que devam apresentar contas consolidadas ou que apliquem o método da equivalência patrimonial"

Ora devem ser, assim se exclui automáticament e alinea a)A Assembleia Geral Anual deverá realizar-se impreterivelmente até 31 de março de 2014.

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: Recurso Q12
« Responder #9 em: Junho 05, 2014, 08:06:07 am »
Bom dia colega  1MILA, esse colega perde toda a razão e não sabe o que diz não pode ser feita???? ele quer ser TOC sem ter conhecimentos do CSC e CC, toda e qualquer matéria desde enquadrada nos conteúdos programáticos estão sujeitas a sair em exame profissional. Esta questão especifica está retratado no ponto 19 dos conteúdos programáticos, qual passo citar "19. Prestação de contas nas sociedades e aplicação dos resultados - 19.1. O dever de relatar .

Se forem ver exames não é preciso ir muito para traz vejam partir de 2011 exames, sempre saíram uma outra questao em que temos de nos socorrer ao CSC e CC.

« Última modificação: Junho 05, 2014, 08:08:00 am por Fábio Simões »
Mestre Fábio Simões

*

Offline SFOJO

  • ***
  • 69
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q12
« Responder #10 em: Junho 06, 2014, 10:18:45 am »
Bom dia, ainda assim estariam as duas bem, mas qual a mais correta??
Concordo que nesta questão ainda que o "impreterivelme nte" possa aniquilar a resposta, julgo que deveríamos ter em linha de conta que dado o enunciado, que até à questão 16, não refere MEP, a resposta no contexto da empresa seria deve realizar-se impreterivelme nte até 31 de Março e não considerarmos uma resposta hipotética, o mesmo seria diferente, no meu ponto de vista, se na questão mencionasse, caso a empresa opte pelo MEP, a assembleia geral deverá realizar-se. Agradeço mais opiniões.
Obrigado

*

Offline 1MILA

  • **
  • 39
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q12
« Responder #11 em: Junho 06, 2014, 11:48:17 am »
bom dia

eu escolhi a opçao de 31 de março, precisamente por  me parecer que a de 31 de maio, NAO era adquada ao exemplo que tinhamos em maos....
assim, apesar do impreterivelme nte,  pareceu-me ser a mais correta o exemplo que analisavamos a de 31 de março....

ja li e voltei a ler o enunciado e só faz referencia á possibilidade de a empresa passar a usar o MEP  no texto introdutório á questao 16....   
ora se estamos na questao 12, parece-me logico que ainda nao tinhamos conhecimento da possibilidade de aplicação do MEP NA EMPRESA QUE ESTAVA A SER ANALISADA....
« Última modificação: Junho 06, 2014, 11:53:33 am por 1MILA »
Mila

*

Offline ruicardoso

  • ***
  • 119
  • 3
  • Sexo: Masculino
Re: Recurso Q12
« Responder #12 em: Junho 06, 2014, 12:05:33 pm »
Ainda que possam recorrer desta questão pelo facto de não ser abordado o mep em algum momento anterior (só posterior), a palavra impreterivelme nte muda logo tudo porque segundo consta, impreterível significa "Que não pode deixar de ser ou de se fazer."
Ora, ainda que deva ser feita até 31 de março, não quer dizer que tenha de se fazer. No meu trabalho há algumas empresas que fazem por exemplo em abril e não usam sequer o mep. No entanto o artigo diz que DEVEM e não TÊM e a resposta que nos enganou automaticament e exclui porque a palavra impreterivelme nte diz que são obrigatórias ser feitas, o que não é verdade.

*

Offline sonia lino

  • **
  • 24
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q12
« Responder #13 em: Junho 06, 2014, 08:38:53 pm »
ola boa noite,

esta é uma das perguntas a que posso recorrer, pois preciso de 2 para ficar aprovada, pelas minhas contas eu tinha passado, mas ao passar a respostas para a grelha enganei me a colocar 3 respostas ao que perdi 1,5 valores.
por isso peço a quem saiba fundamentar e escrever com as palavras certas que me ajude a contestar 2 respostas.

obrigada

*

Offline Jorge Gomes

  • ****
  • 278
  • 6
  • Sexo: Masculino
Re: Recurso Q12
« Responder #14 em: Junho 06, 2014, 09:58:09 pm »
Sim, a palavra impreterivelme nte muda o sentido da resposta. Porque ela não é obrigatoriamen te a 31 de março. Ela deve ser a 31 de março ou 31 de maio caso se aplique o mep. Como a primeira parte não pode ser por causa do "obrigatoriamen te", só resta a segunda parte.

Já li por um colega que está questão não pode ser feita porque remete para o código das sociedades comerciais e por isso vai pedir revisão por isso dado que não está incluído nas matérias a estudar ou que podem calhar.
Eu ainda não confirmei mas se isso for mesmo assim, também irei reclamar por isso visto que também a errei

Boa noite,

Será que a palavra impreterivel muda o sentido á resposta? Penso não estar errado que até á presente quesão não tinhamos qualquer informação sobre a existência ou não de contas consolidadas, ou que existiria alguma participação em alguma empresa subsidiária ou associada ou vice-versa. Ou seja na altura em que está a ser efetuada a questão, apenas sabiamos que o relatório de contas teria que ser avaliado em AG até 31/3.

Jorge Gomes

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
22 Respostas
2977 Visualizações
Última mensagem Dezembro 21, 2012, 10:50:41 pm
por Liquinhas
Q12

Iniciado por dluis « 1 2 » Exame OCC JUN16

16 Respostas
8046 Visualizações
Última mensagem Outubro 18, 2016, 03:11:04 pm
por Marisa Prior
Q12

Iniciado por sssantos94 « 1 2 » Exame OCC OUT2016

15 Respostas
8571 Visualizações
Última mensagem Outubro 31, 2016, 08:18:32 pm
por Sara Cristina Silva
11 Respostas
3951 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 20, 2017, 12:30:25 pm
por Vanessa Ferreira
12 Respostas
4999 Visualizações
Última mensagem Outubro 24, 2019, 02:29:22 pm
por Brancaa

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 [27]
28 29 30