collapse

Pesquisa



IUC

  • 16 Respostas
  • 8126 Visualizações
*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
IUC
« em: Setembro 17, 2014, 03:11:49 pm »
Boa Tarde

O TOC está responsável para emissão e entrega ao cliente dos IUC's?

É que temos um cliente que atrasou-se no pagamento do imposto e agora diz que a culpa é da contabilidade porque não o avisou nem tirou a respectiva guia e quer que sejamos nós a pagar a coima. O cliente tem razão no que está a dizer?  :o
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline Marcia Costa

  • **
  • 5
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: IUC
« Responder #1 em: Setembro 17, 2014, 03:31:26 pm »
Boa Tarde Vera,

Aconteceu-me o mesmo no passado e na altura fiz ver ao cliente, que serviços administrativo s não é da nossa alçada, logo não podemos assumir tal responsabilida de.Apesar de sermos para o cliente, o contabilista, o secretário, o advogado, etc...., fazemos tudo!!, heheheh

Como sabe as empresas sejam em nome individual ou sociedades, tem a obrigação de ter caixa postal electronica via CTT.
Ora com isso, recebemos notificações e alertas da Autoridade Tributária.

O que passei a fazer, foi um mapa em excel com o nome dos clientes, e as datas respectivas matriculas , para não haver esquecimentos. ..
Sempre que emito a guia e o cliente não paga, tenho essa informação anotada.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Márcia

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: IUC
« Responder #2 em: Setembro 17, 2014, 03:44:28 pm »
Aqui, até tenho de controlar as datas das viaturas dos sócios  >:(
Não é só das empresas, minhas clientes.

Também tenho um ficheiro em excel com as matriculas, datas (para enviar o IUC), se passageiros ou mercadorias, se gasolina ou gasóleo, (para classificar corretamente a dedução ou não do Iva) marca da viatura e a empresa ou sócio a quem pertence.
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Marcia Costa

  • **
  • 5
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: IUC
« Responder #3 em: Setembro 17, 2014, 03:48:07 pm »
É mesmo assim Débora!

O meu deve ser muito idêntico!

Só assim é que o trabalho sai bem feito. :D

Cpts
Márcia Costa

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: IUC
« Responder #4 em: Setembro 17, 2014, 03:53:58 pm »
Tudo bem que podemos dar apoio ao cliente, mas quando ele vem dizer que a responsabilida de é nossa por não termos entregue a guia do IUC é que me "passo".
Eu cá tenho a responsabilida de de emitir a guia do IUC do MEU carro.

Mas no caso dos cliente ele não devia ter a responsabilida de, de pelos menos, chegar à contabilidade e pedir, "por favor", para emitir a guia?
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline Marcia Costa

  • **
  • 5
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: IUC
« Responder #5 em: Setembro 17, 2014, 04:00:54 pm »
Tem razão Vera, a educação está cada vez pior, falta de humildade e respeito pelo profissional e não só..
Acham que por pagarem os nossos serviços, têm o direito de falarem assim :(




*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: IUC
« Responder #6 em: Setembro 17, 2014, 04:33:41 pm »
Lamento o sucedido, mas como temos as senhas das finanças deles, eles partem do princípio que tudo o que seja emitido no portal das finanças é nossa responsabilida de.

há uns atrás, eu só emitia quando me pediam, mas tal como a colega, percebi que quando se esquecem de pedir, e chegam as multas, para os clientes torna-se fácil, "jogar" a culpa para os gabinetes  >:(

Educação?? O que é isso??? lolll
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: IUC
« Responder #7 em: Setembro 17, 2014, 05:06:56 pm »
Boa Tarde

O TOC está responsável para emissão e entrega ao cliente dos IUC's?

É que temos um cliente que atrasou-se no pagamento do imposto e agora diz que a culpa é da contabilidade porque não o avisou nem tirou a respectiva guia e quer que sejamos nós a pagar a coima. O cliente tem razão no que está a dizer?  :o

Colega na minha opinião o TOC não é responsável pela emissão e entrega ao cliente da guia do IUC.

Se esse não souber como emitir a guia, poderá sempre dirigir-se à repartição das finanças e pagar o IUC.
O TOC quando regista na contabilidade as faturas dos fornecedores e clientes, também tem lá o prazo de recebimento e pagamento e não é o responsável se o cliente lhe pagar mais tarde ou o fornecedor não receber no prazo indicado.

Podemos sim analisar a conta corrente dos clientes/fornecedores e do Estado e verificar que está um pagamento em falta...mas não somos os responsáveis pelas multas neste tipo de situações.

E a responsabilida de civil pelas multas e coimas do artigo 8º RGIT

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/50F4095C-9D23-4025-AE9C-3439CA4E07B9/0/RGIT_01_2014.pdf

E bem como nas funções de TOC do artigo 6ª EOTOC

http://www.otoc.pt/pt/a-ordem/estatuto-e-codigo-deontologico/estatuto/


Não as vejo com aplicação prática para o caso da emissão e entrega das guias IUC aos clientes.


Esta é a minha opinião  ;)

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: IUC
« Responder #8 em: Setembro 17, 2014, 05:15:32 pm »
Concordo que não é da nossa responsabilida de. No entanto, aqui também assumimos essa função entre outras que também não nos competem....
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: IUC
« Responder #9 em: Setembro 17, 2014, 05:18:20 pm »
Obrigada, era exactamente os artigos que precisava para esclarecer o cliente.  ;D

Boa Tarde

O TOC está responsável para emissão e entrega ao cliente dos IUC's?

É que temos um cliente que atrasou-se no pagamento do imposto e agora diz que a culpa é da contabilidade porque não o avisou nem tirou a respectiva guia e quer que sejamos nós a pagar a coima. O cliente tem razão no que está a dizer?  :o

Colega na minha opinião o TOC não é responsável pela emissão e entrega ao cliente da guia do IUC.

Se esse não souber como emitir a guia, poderá sempre dirigir-se à repartição das finanças e pagar o IUC.
O TOC quando regista na contabilidade as faturas dos fornecedores e clientes, também tem lá o prazo de recebimento e pagamento e não é o responsável se o cliente lhe pagar mais tarde ou o fornecedor não receber no prazo indicado.

Podemos sim analisar a conta corrente dos clientes/fornecedores e do Estado e verificar que está um pagamento em falta...mas não somos os responsáveis pelas multas neste tipo de situações.

E a responsabilida de civil pelas multas e coimas do artigo 8º RGIT

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/50F4095C-9D23-4025-AE9C-3439CA4E07B9/0/RGIT_01_2014.pdf

E bem como nas funções de TOC do artigo 6ª EOTOC

http://www.otoc.pt/pt/a-ordem/estatuto-e-codigo-deontologico/estatuto/


Não as vejo com aplicação prática para o caso da emissão e entrega das guias IUC aos clientes.


Esta é a minha opinião  ;)
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: IUC
« Responder #10 em: Setembro 17, 2014, 05:19:29 pm »
Verdade sim, às vezes também prestamos serviços de psicologia... ::)

Concordo que não é da nossa responsabilida de. No entanto, aqui também assumimos essa função entre outras que também não nos competem....
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: IUC
« Responder #11 em: Setembro 17, 2014, 05:20:56 pm »
 ;D :o
Ainda não cheguei bem a isso..... Mas para lá caminhamos....
Referia-me a certas estatisticas, por exemplo.  :-X

Verdade sim, às vezes também prestamos serviços de psicologia... ::)

Concordo que não é da nossa responsabilida de. No entanto, aqui também assumimos essa função entre outras que também não nos competem....
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: IUC
« Responder #12 em: Setembro 17, 2014, 05:30:39 pm »
Concordo que não é da nossa responsabilida de. No entanto, aqui também assumimos essa função entre outras que também não nos competem....

Colega Débora eu percebi perfeitamente os pontos de vista debatidos.

A dúvida inicial da colega é se o cliente lhe pode pedir responsabilida de pela multa, e foi nesse contexto que tentei colocar a minha opinião.

Colaborar com o cliente e facilitar é algo diferente daquele que o cliente lhe está a exigir, que é assumir a responsabilida de pela multa.

E na minha opinião os clientes têm de estar cientes do que são as suas responsabilida des.
E que neste caso é bem diferente do que menciona o nº3 do artigo 8º RGIT

«3 - As pessoas referidas no n.º 1, bem como os técnicos oficiais de contas, são
ainda subsidiariamen te responsáveis, e solidariamente entre si, pelas coimas
devidas pela falta ou atraso de quaisquer declarações que devam ser apresentadas
no período de exercício de funções, quando não comuniquem, até 30 dias após o
termo do prazo de entrega da declaração, à Direcção-Geral dos Impostos as razões
que impediram o cumprimento atempado da obrigação e o atraso ou a falta de
entrega não lhes seja imputável a qualquer título.»

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: IUC
« Responder #13 em: Setembro 17, 2014, 05:37:33 pm »
Sem dúvida colega. Concordo plenamente! Também nós aqui não assumimos nenhuma multa relacionado com isso, embora eu não soubesse quais os artigos em que nos baseavamos. Com a sua opinião fiquei esclarecida e agradeço. Só estava a comentar que há muita coisa, que infelizmente nos é imputada pelos clientes sem termos essa responsabilida de.  :(

Concordo que não é da nossa responsabilida de. No entanto, aqui também assumimos essa função entre outras que também não nos competem....

Colega Débora eu percebi perfeitamente os pontos de vista debatidos.

A dúvida inicial da colega é se o cliente lhe pode pedir responsabilida de pela multa, e foi nesse contexto que tentei colocar a minha opinião.

Colaborar com o cliente e facilitar é algo diferente daquele que o cliente lhe está a exigir, que é assumir a responsabilida de pela multa.

E na minha opinião os clientes têm de estar cientes do que são as suas responsabilida des.
E que neste caso é bem diferente do que menciona o nº3 do artigo 8º RGIT

«3 - As pessoas referidas no n.º 1, bem como os técnicos oficiais de contas, são
ainda subsidiariamen te responsáveis, e solidariamente entre si, pelas coimas
devidas pela falta ou atraso de quaisquer declarações que devam ser apresentadas
no período de exercício de funções, quando não comuniquem, até 30 dias após o
termo do prazo de entrega da declaração, à Direcção-Geral dos Impostos as razões
que impediram o cumprimento atempado da obrigação e o atraso ou a falta de
entrega não lhes seja imputável a qualquer título.»
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: IUC
« Responder #14 em: Setembro 17, 2014, 05:54:16 pm »
Sem dúvida colega. Concordo plenamente! Também nós aqui não assumimos nenhuma multa relacionado com isso, embora eu não soubesse quais os artigos em que nos baseavamos. Com a sua opinião fiquei esclarecida e agradeço. Só estava a comentar que há muita coisa, que infelizmente nos é imputada pelos clientes sem termos essa responsabilida de.  :(

Concordo que não é da nossa responsabilida de. No entanto, aqui também assumimos essa função entre outras que também não nos competem....

Colega Débora eu percebi perfeitamente os pontos de vista debatidos.

A dúvida inicial da colega é se o cliente lhe pode pedir responsabilida de pela multa, e foi nesse contexto que tentei colocar a minha opinião.

Colaborar com o cliente e facilitar é algo diferente daquele que o cliente lhe está a exigir, que é assumir a responsabilida de pela multa.

E na minha opinião os clientes têm de estar cientes do que são as suas responsabilida des.
E que neste caso é bem diferente do que menciona o nº3 do artigo 8º RGIT

«3 - As pessoas referidas no n.º 1, bem como os técnicos oficiais de contas, são
ainda subsidiariamen te responsáveis, e solidariamente entre si, pelas coimas
devidas pela falta ou atraso de quaisquer declarações que devam ser apresentadas
no período de exercício de funções, quando não comuniquem, até 30 dias após o
termo do prazo de entrega da declaração, à Direcção-Geral dos Impostos as razões
que impediram o cumprimento atempado da obrigação e o atraso ou a falta de
entrega não lhes seja imputável a qualquer título.»

Eu percebi o comentário da Débora, aliás as suas intervenções são muito positivas.

Mas tal como à pouco se comentava sobre a psicologia. Considero  algo essencial, e que ajuda muitas vezes a evitar injustiças no dia à dia da profissão, aliando uma legislação eficaz, que permita nos salvaguardar e defender dessas tais injustiças que infelizmente surgem constantemente ;)

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
IUC

Iniciado por Crisjovi Contabilidade

7 Respostas
4483 Visualizações
Última mensagem Setembro 21, 2011, 02:26:46 pm
por Crisjovi
0 Respostas
1398 Visualizações
Última mensagem Setembro 26, 2012, 08:50:17 pm
por CristinaA
0 Respostas
1400 Visualizações
Última mensagem Outubro 15, 2012, 09:32:27 am
por CristinaA
3 Respostas
7312 Visualizações
Última mensagem Novembro 22, 2012, 02:29:38 pm
por carlasoaresvaz
0 Respostas
1431 Visualizações
Última mensagem Novembro 27, 2012, 10:15:49 am
por CristinaA

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 [26] 27
28 29 30