collapse

Pesquisa



Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade

  • 11 Respostas
  • 13948 Visualizações
*

Offline japruas

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Masculino
Boas,

Tenho uma dúvida sobre a contabilização dos contratos de prestação de serviços de contabilidade. Sei que se debita nos Activos Intangíveis, com vida infinita, mas não sei qual a conta a credito. Será a conta 59? Ou é outra?

*

Offline dbotelho15

  • ****
  • 805
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #1 em: Outubro 14, 2014, 10:26:54 am »

Serviços de contabilidade vs activos intangíveis??? Como assim colega? Não entendi a questão.

Boas,

Tenho uma dúvida sobre a contabilização dos contratos de prestação de serviços de contabilidade. Sei que se debita nos Activos Intangíveis, com vida infinita, mas não sei qual a conta a credito. Será a conta 59? Ou é outra?
Cumprimentos,
Botelho

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #2 em: Outubro 14, 2014, 11:05:56 am »
Activos Intangíveis? :o
vida infinita? Quem me dera!!

Boas,

Tenho uma dúvida sobre a contabilização dos contratos de prestação de serviços de contabilidade. Sei que se debita nos Activos Intangíveis, com vida infinita, mas não sei qual a conta a credito. Será a conta 59? Ou é outra?
Saudações
Paulo Braga

*

Offline japruas

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #3 em: Outubro 14, 2014, 02:25:02 pm »
Os contratos de prestação de serviços de contabilidades são activos da empresa.
Mas são intangíveis, sem vida definida, por isso são infinitos (enquanto a empresa ter determinado cliente, não se sabe quando o cliente vai sair, quer dizer que há uma indefinição temporal).

Sei que podemos introduzir os ditos contratos como activos intangíveis, o meu problema, não lembro qual a conta a usar para creditar. Tenho um pressentimento que é a conta 59.
Com esta movimentação irei ter uma valorização dos activos da empresa e um reforço no capital próprio.

Queria ter a certeza da conta a utilizar? 59?

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5085
  • 183
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #4 em: Outubro 14, 2014, 03:07:53 pm »
Nunca vi tal coisa! :-\


Os contratos de prestação de serviços de contabilidades são activos da empresa.
Mas são intangíveis, sem vida definida, por isso são infinitos (enquanto a empresa ter determinado cliente, não se sabe quando o cliente vai sair, quer dizer que há uma indefinição temporal).

Sei que podemos introduzir os ditos contratos como activos intangíveis, o meu problema, não lembro qual a conta a usar para creditar. Tenho um pressentimento que é a conta 59.
Com esta movimentação irei ter uma valorização dos activos da empresa e um reforço no capital próprio.

Queria ter a certeza da conta a utilizar? 59?

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #5 em: Outubro 14, 2014, 03:09:35 pm »
Está muito à frente o seu raciocínio!

Os contratos de prestação de serviços de contabilidades são activos da empresa.
Mas são intangíveis, sem vida definida, por isso são infinitos (enquanto a empresa ter determinado cliente, não se sabe quando o cliente vai sair, quer dizer que há uma indefinição temporal).

Sei que podemos introduzir os ditos contratos como activos intangíveis, o meu problema, não lembro qual a conta a usar para creditar. Tenho um pressentimento que é a conta 59.
Com esta movimentação irei ter uma valorização dos activos da empresa e um reforço no capital próprio.

Queria ter a certeza da conta a utilizar? 59?
Saudações
Paulo Braga

*

Offline PeteT

  • ***
  • 57
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #6 em: Outubro 14, 2014, 04:49:35 pm »
Realmente esta é uma discussão que já vem de muito de trás. As próprias instâncias nacionais e internacionais que emitem as normas contabilística s não conseguem chegar a uma conclusão.

Eu tenho o seguinte entendimento: os contratos com Clientes podem ser reconhecidos, uma vez que alteram o seu valor patrimonial, e por consequência, uma eventual avaliação da empresa. Afinal de contas, se quisermos comprar uma empresa de contabilidade, vale mais a que tem uma maior e melhor carteira de clientes (a que tem mais clientes, com melhores avenças), da mesma forma que vale mais a que tem já licenças de software do que a que ainda não tem.

- Se for um contrato de avença mensal, ou um contrato de prestação de serviços válido por 1 ano ou menos, não deve ser classificado como ativo, uma vez que terá um período de depreciação inferior a 1 ano. Regista apenas o seu valor nos rendimentos e ganhos por cada fatura emitida.

- Se for um contrato de prestação de serviços com uma duração superior a um ano, em que o seu valor poderá registar no ativo intangível por contrapartida de uma conta de capital próprio (e aqui tenho a mesma dúvida que o colega), mas deverá ser depreciado.

O que me parece é que as atuais normas contabilística s não parecem desenvolvidas o suficiente para considerar este tipo de variações patrimoniais que têm uma componente muito subjetiva de mensuração. É que o custo histórico não espelha o real valor deste tipo de ativos para as empresas. O passo dado com a introdução do justo valor no SNC já foi muito importante, mas a discussão deverá ir mais longe.

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #7 em: Outubro 14, 2014, 05:03:24 pm »
Por exemplo, recrutou-se um cliente, no contracto há um valor de 10.000 euros, a ser pago ou "perdoado" contingente da permanência mínima de 2 anos, e também tem cláusula que permite ao gabinete negociar o contracto.
Neste meu exemplo a contrapartida do contracto na 4XXXX será a conta de cliente, pelo valor do direito ao prémio de assinatura, e caso o cliente permaneça mais que estes dois anos este lançamento será anulado.
Por exemplo, compra-se por 100.000,00 uma carteira de clientes com contractos daqueles minimalistas, que a Apeca, OTOC, e coisas assim mostram, esta carteira de clientes não é activo porque não há nenhum controlo, se leres os contractos não há neles nada que diga que podem ser negociados, nem nada que impeça os clientes de se irem embora nem que se oponham à venda.
Basicamente honeração contractural

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #8 em: Outubro 14, 2014, 06:03:38 pm »
Os gastos que os clientes suportam com a prestação de serviços de contabilidade vai para rublica 6221 - Serviços especializados
Mestre Fábio Simões

*

Offline japruas

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #9 em: Outubro 16, 2014, 10:51:55 am »
Quando quis indicar que os activos tem vida infinita, quer dizer não são depreciáveis. Os contratos que referi podem ser considerados activos intangíveis, independente do período do contrato.

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #10 em: Outubro 16, 2014, 11:38:25 am »
Requisitos Activos Intangíveis NCRF 6:

CONTROLO (§13)
Um elemento cumpre este requisito se a entidade tem o poder de controlar os benefícios económicos futuros que fluam do recurso subjacente e também se pode restringir o acesso de terceiros a esses benefícios. Normalmente, esse poder é dado por direitos legais. Na ausência destes, será mais difícil demonstrar-se a existência de controlo.

Qual é o valor do Activo Intangível nas demonstrações financeiras?

$63 -  Dispêndios com marcas, cabeçalhos, títulos de publicações, listas de clientes e itens semelhantes em substância gerados internamente não podem ser distinguidos do custo de desenvolver a empresa no seu todo. Por isso, tais itens não são reconhecidos como activos intangíveis.



Quando quis indicar que os activos tem vida infinita, quer dizer não são depreciáveis. Os contratos que referi podem ser considerados activos intangíveis, independente do período do contrato.
Saudações
Paulo Braga

*

Offline luisbastos

  • ***
  • 128
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilização contratos Prestação de Serviços de contabilidade
« Responder #11 em: Novembro 16, 2014, 08:39:09 pm »
Quando quis indicar que os activos tem vida infinita, quer dizer não são depreciáveis. Os contratos que referi podem ser considerados activos intangíveis, independente do período do contrato.

Boa noite,
Gostaria apenas de referir que a vida dos ativos é finita ou indifinida (acabando por ser finita também, passo a redundância) e não infinita.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
13 Respostas
47249 Visualizações
Última mensagem Junho 04, 2019, 04:56:39 pm
por luisagoncalves
4 Respostas
6959 Visualizações
Última mensagem Novembro 11, 2014, 02:13:05 pm
por Dany14
0 Respostas
1728 Visualizações
Última mensagem Novembro 26, 2013, 04:11:38 pm
por Saraimc
0 Respostas
2259 Visualizações
Última mensagem Janeiro 29, 2014, 01:15:11 pm
por Saraimc
3 Respostas
7066 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 03, 2015, 12:28:23 pm
por debsousa

Mensagens recentes

ERRO MODELO 22 (NA SUBMISSÃO) por RMSP71
[Maio 09, 2024, 06:17:08 pm]


Re: Deduçao do IVA - Aquisiçao de um Tuk Tuk Electrico por mariajoao
[Maio 09, 2024, 04:25:15 pm]


Re: ERRO MODELO 22 por RMSP71
[Maio 09, 2024, 03:55:24 pm]


Re: Deduçao do IVA - Aquisiçao de um Tuk Tuk Electrico por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:19:13 pm]


Re: Modelo 30 - IRS por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:16:20 pm]


Re: Formulário W-8BEN-E por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:14:22 pm]


Re: UNIPESSOAL - Transparência Fiscal por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:12:38 pm]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:07:53 pm]


Ficha de Admissão de Funcionário por luciasimoes1994
[Maio 09, 2024, 11:14:15 am]


ERRO MODELO 22 por RMSP71
[Maio 09, 2024, 11:07:33 am]


Deduçao do IVA - Aquisiçao de um Tuk Tuk Electrico por mariajoao
[Maio 08, 2024, 07:35:03 pm]


Re: cálculo de férias por dulcinia
[Maio 08, 2024, 06:14:21 pm]

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 [10] 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.