*

Offline saramfduarte

• T. Contabilidade
  • Prata
  • **
  • 21
  • 0
É possivel passar factura simplificada?
« em: Agosto 27, 2015, 11:36:33 pm »
Boa noite

Numa situação de uma empresa enquadrada em regime de IVA normal mensal com o CAE 46390 COMÉRCIO POR GROSSO NÃO ESPECIALIZADO DE PRODUTOS ALIMENTARES, BEBIDAS E TABACO e COMÉRCIO POR GROSSO E A RETALHO, ou seja, um armazém que tem a porta aberta a qualquer cliente e faz simultaneament e distribuição, pode em alguma altura passar uma factura simplificada sem NIF (Consumidor final)?

É que foi dito pelo contabilista que não pode devido ao CAE, mas sinceramente, não tenho conhecimento nos requesitos da factura simplificada, que exista algum tipo de limitação devido ao CAE. Existem requesitos, mas associados ao CAE não conheço nenhum.

Ou seja eu agora que não tenho actividade nem firma, estava interessada em ir lá comprar algumas coisas e tenho de ser obrigada a dar o meu NIF se não não vendem? Podem me ajudar.

Sara Duarte Rosa

*

Offline ricardof.silva

• C.C
  • Platina
  • 933
  • 44
Re: É possivel passar factura simplificada?
« Responder #1 em: Agosto 28, 2015, 12:52:51 pm »
Comercio por grosso significa que quem compra não é o consumidor final e sim a uma empresa que depois vai vender ao consumidor final ou revender.
Para neste caso poder vender ao consumidor final tem que acrescentar o CAE Comercio a retalho.

*

Online kushinadaime

• T. Contabilidade
  • Diamante
  • 2359
  • 65
« Responder #2 em: Agosto 28, 2015, 08:45:57 pm »
Sim, pode desde que inferior a 100 euros.
Basicamente a situação prevista no CIVA40art1B
"b) Outras transmissões ...não seja superior a (euro) 100."

Basicamente, os colegas que discordam de mim apoiam-se no artigo 40 alínea 1A, que tem duas situações previstas, os ambulantes e os retalhistas quando feitas a consumidores finais e que reza que:
"a) Transmissões de bens efectuadas por retalhistas ou vendedores ambulantes a não sujeitos passivos, quando o valor da factura não for superior a (euro) 1000; "
Mas esquecem-se que a alínea 1B regula todos os outros casos quer sejam:
- Retalhistas e ambulantes desde que façam transmissões a sujeitos passivos, entenda-se outros comerciantes:
- Grossistas
- Prestadores de serviços
- Outros
Esta alínea reza
"b) Outras transmissões de bens e prestações de serviços em que o montante da factura não seja superior a (euro) 100. "

"Código do IVA - Artigo 40.º -  Facturas simplificadas (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/civa_rep/iva40.htm)
1 - A obrigatoriedad e de emissão de factura prevista na alínea b) do n.º 1 do artigo 29.º pode ser cumprida através da emissão de uma factura simplificada em transmissões de bens e prestações de serviços cujo imposto seja devido em território nacional, nas seguintes situações:
a) Transmissões de bens efectuadas por retalhistas ou vendedores ambulantes a não sujeitos passivos, quando o valor da fatura não for superior a (euro) 1000;
b) Outras transmissões de bens e prestações de serviços em que o montante da fatura não seja superior a (euro)  100.
..."

No entanto seria bom notar que uma factura simplificada passada por esta empresa ao seu cliente comerciante, ao fornecedor faz todos os efeitos, no entanto no cliente tal factura é inútil em termos fiscais, mas isto já é outro assunto...

*

Offline ricardof.silva

• C.C
  • Platina
  • 933
  • 44
« Responder #3 em: Agosto 28, 2015, 10:31:15 pm »
Comercio por grosso significa que quem compra não é o consumidor final e sim a uma empresa que depois vai vender ao consumidor final ou revender.
Para neste caso poder vender ao consumidor final tem que acrescentar o CAE Comercio a retalho.

Ups, não tinha reparado que o CAE também engloba comercio a retalho, era só por ai que na minha opinião não poderia facturar ao cliente final.
Mas como o colega kushinadaime descreveu, pode emitir fatura simplificada.
E segundo o art.º 40 n.º3 "...o adquirente ou destinatário que não seja sujeito passivo quando este o solicite." deve conter o nif caso o consumidor final o solicitar, se não é emitido sem NIF/consumidor final

Factura simplificada vs Factura

Iniciado por dbotelho15Quadro IVA

Respostas: 2
Visualizações: 4255
Última mensagem Novembro 21, 2012, 04:29:05 pm
por dbotelho15
Dúvidas em relação a factura simplificada em máquina registadora.

Iniciado por agapitopedroQuadro Apoio a Contabilidade

Respostas: 3
Visualizações: 3559
Última mensagem Janeiro 27, 2013, 03:14:48 am
por vascg
Deixar de enviar saft e passar a comunicar FT manuais, é possivel?

Iniciado por Dora AQuadro Apoio a Contabilidade

Respostas: 2
Visualizações: 1046
Última mensagem Maio 20, 2015, 10:01:08 am
por Dora A
Passar no exame

Iniciado por Ana SofiaQuadro EXAME OTOC / OCC

Respostas: 7
Visualizações: 2739
Última mensagem Fevereiro 13, 2011, 04:55:58 pm
por anaayres
Passar a efectivo

Iniciado por Ana SofiaQuadro Recursos Humanos

Respostas: 1
Visualizações: 1643
Última mensagem Junho 04, 2013, 11:40:07 am
por CFerreira
Booking.com

Mensagens recentes

Re: IVA Autoliquidação por DianaQuinhentas
[Hoje às 02:51:46 pm]

Agora já pode enviar à AT todas as suas DMR... de uma só vez!! por SAFTonline
[Hoje às 02:20:28 pm]

Re:exercícios práticos sobre contabilidade pública orçamental por Arnaldo Anjos
[Hoje às 01:49:19 pm]

Re: Subsídio de Natal por arturtiago
[Hoje às 01:23:15 pm]

Banco de Portugal por AMRBP
[Hoje às 12:38:33 pm]

Re: IVA Autoliquidação por arturtiago
[Hoje às 11:42:55 am]

IVA Autoliquidação por DianaQuinhentas
[Hoje às 11:18:26 am]

Minuta Declaração contabilista certificado suprimentos por Garfield
[Hoje às 10:49:46 am]

Imposto sobre sacos de plástico por dbotelho15
[Hoje às 12:30:05 am]

Reavaliação de imóveis por dbotelho15
[Dezembro 13, 2017, 11:51:20 pm]

Subsídio de Natal por IsaRocha
[Dezembro 13, 2017, 06:20:04 pm]

Ofertas a colaboradores por Filipe_RR
[Dezembro 13, 2017, 06:10:30 pm]

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Dezembro 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 [14] 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31