*

Offline saramfduarte

• T. Contabilidade
  • Prata
  • **
  • 21
  • 0
É possivel passar factura simplificada?
« em: Agosto 27, 2015, 11:36:33 pm »
Boa noite

Numa situação de uma empresa enquadrada em regime de IVA normal mensal com o CAE 46390 COMÉRCIO POR GROSSO NÃO ESPECIALIZADO DE PRODUTOS ALIMENTARES, BEBIDAS E TABACO e COMÉRCIO POR GROSSO E A RETALHO, ou seja, um armazém que tem a porta aberta a qualquer cliente e faz simultaneament e distribuição, pode em alguma altura passar uma factura simplificada sem NIF (Consumidor final)?

É que foi dito pelo contabilista que não pode devido ao CAE, mas sinceramente, não tenho conhecimento nos requesitos da factura simplificada, que exista algum tipo de limitação devido ao CAE. Existem requesitos, mas associados ao CAE não conheço nenhum.

Ou seja eu agora que não tenho actividade nem firma, estava interessada em ir lá comprar algumas coisas e tenho de ser obrigada a dar o meu NIF se não não vendem? Podem me ajudar.

Sara Duarte Rosa

*

Offline ricardof.silva

• C.C
  • Platina
  • 933
  • 44
Re: É possivel passar factura simplificada?
« Responder #1 em: Agosto 28, 2015, 12:52:51 pm »
Comercio por grosso significa que quem compra não é o consumidor final e sim a uma empresa que depois vai vender ao consumidor final ou revender.
Para neste caso poder vender ao consumidor final tem que acrescentar o CAE Comercio a retalho.

*

Online kushinadaime

• T. Contabilidade
  • Diamante
  • 2359
  • 65
« Responder #2 em: Agosto 28, 2015, 08:45:57 pm »
Sim, pode desde que inferior a 100 euros.
Basicamente a situação prevista no CIVA40art1B
"b) Outras transmissões ...não seja superior a (euro) 100."

Basicamente, os colegas que discordam de mim apoiam-se no artigo 40 alínea 1A, que tem duas situações previstas, os ambulantes e os retalhistas quando feitas a consumidores finais e que reza que: