collapse

Pesquisa



Contabilidade Trabalhador Independente

  • 18 Respostas
  • 7756 Visualizações
*

Offline ssilva

  • ***
  • 124
  • 0
Contabilidade Trabalhador Independente
« em: Novembro 04, 2015, 03:20:40 pm »
Boa tarde!

Fui confrontada pela primeira vez com a necessidade de proceder à contabilidade de um trabalhador independente. Muitas dúvidas:
É necessário software de contabilidade?
Em termos de contabilidade propriamente dita... regista-se apenas os rendimentos  e gastos certo? Ou é necessário contas de terceiros...ba ncos...

E em termos de vencimento? é necessário processar vencimentos?

Muitas dúvidas...

*

Offline Rita Ferreira

  • ****
  • 735
  • 47
  • Sexo: Feminino
  • A Vida é feita de Escolhas!
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #1 em: Novembro 04, 2015, 03:36:23 pm »
Boa tarde!

Fui confrontada pela primeira vez com a necessidade de proceder à contabilidade de um trabalhador independente. Muitas dúvidas:
É necessário software de contabilidade?
Em termos de contabilidade propriamente dita... regista-se apenas os rendimentos  e gastos certo? Ou é necessário contas de terceiros...ba ncos...

E em termos de vencimento? é necessário processar vencimentos?

Muitas dúvidas...

Boa tarde colega,

Também estou para o mesmo, o meu 1º cliente é um trabalhador independente com estabeleciment o aberto e empregados...
de momento está enquadrado no regime simplificado, mas eu coloco-me a questão senão faria sentido ter contabilidade organizada.. é uma ENI com comércio e prestação de serviços.
Fico a aguardar tal como a colega, algumas luzes sobre o assunto.
Cumprimentos!
Rita Ferreira

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #2 em: Novembro 04, 2015, 03:42:09 pm »
A contabilidade organizada é sempre mais vantajoso quando o tipo de actividade acarreta uma variedades de custos/ compras.

Agora se tiver muitos proveitos e poucos ou nenhuns custos então já se torna vantajoso o regime simplificado.

Se calhar o melhor é fazer uma prévia análise e comprar ambos os regimes para saber o que fica mais vantajoso para o cliente.
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline Rita Ferreira

  • ****
  • 735
  • 47
  • Sexo: Feminino
  • A Vida é feita de Escolhas!
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #3 em: Novembro 04, 2015, 03:46:17 pm »
A contabilidade organizada é sempre mais vantajoso quando o tipo de actividade acarreta uma variedades de custos/ compras.

Agora se tiver muitos proveitos e poucos ou nenhuns custos então já se torna vantajoso o regime simplificado.

Se calhar o melhor é fazer uma prévia análise e comprar ambos os regimes para saber o que fica mais vantajoso para o cliente.

Vera, obrigada,

pelo que já me foi dado a analisar, a cliente tem uma serie de despesas onde só está a ir buscar o Iva, nomeadamente agua, luz, gás, telefone + net, vencimento duma funcionária, tudo despesas associadas ao estabeleciment o que não estão a ser contempladas, por estar no regime simplificado.
já pedi acesso à documentação, para se tiver de fazer a alteração enviar a declaração...
Cumprimentos!
Rita Ferreira

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #4 em: Novembro 04, 2015, 03:48:10 pm »
Boa tarde!

Fui confrontada pela primeira vez com a necessidade de proceder à contabilidade de um trabalhador independente. Muitas dúvidas:
É necessário software de contabilidade?
Em termos de contabilidade propriamente dita... regista-se apenas os rendimentos  e gastos certo? Ou é necessário contas de terceiros...ba ncos...

E em termos de vencimento? é necessário processar vencimentos?

Muitas dúvidas...

Boa tarde colega,

Também estou para o mesmo, o meu 1º cliente é um trabalhador independente com estabeleciment o aberto e empregados...
de momento está enquadrado no regime simplificado, mas eu coloco-me a questão senão faria sentido ter contabilidade organizada.. é uma ENI com comércio e prestação de serviços.
Fico a aguardar tal como a colega, algumas luzes sobre o assunto.

Parabéns Rita, o recém-CC e já com um cliente  ;D que venham mais  :D
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline ssilva

  • ***
  • 124
  • 0
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #5 em: Novembro 04, 2015, 03:49:20 pm »
Mas em termos de contabilidade. ..como se faz? como se fosse uma empresa?~também temos de fazer processamento de salários? ter contas de terceiros? a conta de depósito à ordem tem de ser uma conta própria?

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #6 em: Novembro 04, 2015, 04:00:26 pm »
Mas em termos de contabilidade. ..como se faz? como se fosse uma empresa?~também temos de fazer processamento de salários? ter contas de terceiros? a conta de depósito à ordem tem de ser uma conta própria?

Se quiser ter contabilidade (independenteme nte da fiscalidade) sim, é tudo igual como fosse uma empresa.
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline Rita Ferreira

  • ****
  • 735
  • 47
  • Sexo: Feminino
  • A Vida é feita de Escolhas!
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #7 em: Novembro 04, 2015, 04:08:54 pm »
Boa tarde!

Fui confrontada pela primeira vez com a necessidade de proceder à contabilidade de um trabalhador independente. Muitas dúvidas:
É necessário software de contabilidade?
Em termos de contabilidade propriamente dita... regista-se apenas os rendimentos  e gastos certo? Ou é necessário contas de terceiros...ba ncos...

E em termos de vencimento? é necessário processar vencimentos?

Muitas dúvidas...

Boa tarde colega,

Também estou para o mesmo, o meu 1º cliente é um trabalhador independente com estabeleciment o aberto e empregados...
de momento está enquadrado no regime simplificado, mas eu coloco-me a questão senão faria sentido ter contabilidade organizada.. é uma ENI com comércio e prestação de serviços.
Fico a aguardar tal como a colega, algumas luzes sobre o assunto.

Parabéns Rita, o recém-CC e já com um cliente  ;D que venham mais  :D

Obrigada Vera,

esta cliente estava à minha espera :) mas que venham muitos mais  ;D
Cumprimentos!
Rita Ferreira

*

Offline TeresaFreire

  • ****
  • 451
  • 17
  • Sexo: Feminino
  • Viver é uma continua aprendizagem
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #8 em: Novembro 05, 2015, 02:36:00 am »
Olá
Eu como só fiz até hj em empresas tenho muitas dúvidas...
Alguém vai ter k explicar isso aos novos CCs... Vera :)
Software e isso como fazem? Só em exel?
Cumprimentos
Teresa Freire

*

Offline Louis

  • **
  • 36
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #9 em: Novembro 05, 2015, 09:05:47 am »
como disse o colega, se pretende ter contabilidade, deve ter um software fazer um excel parece-me complicado.

Eu só tenho TI com contabilidade organizada. E não o vencimento do próprio não se processa mas se tem trabalhadores tem que ter programa de salários e processar como se fosse uma empresa.

*

Offline Rita Ferreira

  • ****
  • 735
  • 47
  • Sexo: Feminino
  • A Vida é feita de Escolhas!
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #10 em: Novembro 05, 2015, 09:23:30 am »
como disse o colega, se pretende ter contabilidade, deve ter um software fazer um excel parece-me complicado.

Eu só tenho TI com contabilidade organizada. E não o vencimento do próprio não se processa mas se tem trabalhadores tem que ter programa de salários e processar como se fosse uma empresa.

Obrigada Louis :)
Cumprimentos!
Rita Ferreira

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #11 em: Novembro 05, 2015, 09:55:20 am »
como disse o colega, se pretende ter contabilidade, deve ter um software fazer um excel parece-me complicado.

Eu só tenho TI com contabilidade organizada. E não o vencimento do próprio não se processa mas se tem trabalhadores tem que ter programa de salários e processar como se fosse uma empresa.

Exacto, custos com pessoal do TI só a SS e AcTrb, se tiver trabalhadores então funciona como qualquer empresa com RH, fazer processamento, entregar DMR, SS...

Também sou da opinião que fazer uma contabilidade em Excel é complicado, pois embora sendo um TI, se querem fazer contabilidade têm que pensar como se fosse uma empresa. Mas temos programas de contabilidade relativamente baratos ou então o TOCOnline (que nunca experimentei, nem sei como funciona)....
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #12 em: Novembro 05, 2015, 10:18:29 am »
Primeiro tem que se ver, no portal das finanças, se tem contabilidade organizada, nos outros dados da actividade / contabilidade / tipo.
Atenção que se estiver no regime simplificado de IRS, pode na mesma ter que ter contabilidade organizada se foi tomada tal opção numa declaração de início ou alterações, e pode estar obrigada a tal opção (e respectiva declaração) se tiver certos subsídios, só para dar um exemplo.

Contabilidade simplificada
Tem que se ter os livros de registo de compras de mercadorias, matérias-primas e de consumo; vendas de mercadorias e ou livro de registo de produtos fabricados; serviços prestados; despesas e de operações ligadas a bens de investimento; mercadorias, matérias-primas e de consumo, de produtos fabricados e outras existências à data de 31 de Dezembro de cada ano.
No entanto tais livros são dispensados se houver um sistema não especificado legalmente, que permita apurar as quantias relacionadas com os diversos impostos
Quem trabalha na agricultura silvicultura e pecuária tem que ter ainda de registar o movimento de produtos, gado e materiais; e imobilizações, que podem ser substituídos pelos livros e demais elementos de escrita exigidos pelo sistema adotado na Rede de Informação de Contabilidades Agrícolas ou pelas listagens do Sistema Gestagro, independenteme nte de os sujeitos passivos estarem integrados na referida rede.
CIRS116 CIVA50

Contabilidade organizada
É igual as empresas só com uma pequena alteração, é que se tipo acabar o dinheiro em caixa e o empresário puser dinheiro do dele, a contrapartida é capital, se o empresário puser dinheiro do bolso e não da caixa ou banco da actividade é lançado a capital, no entanto não esquecer do LGT63C...

Gestão de pessoal
Tem que haver em ambos os casos, para se preencher todas as declarações, e mapas e relatórios, além de ter a impressão que algures está escrito que tens que ter registos de tudo do pessoal, mas não há estabelecido procidementos. ..


*

Offline TeresaFreire

  • ****
  • 451
  • 17
  • Sexo: Feminino
  • Viver é uma continua aprendizagem
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #13 em: Novembro 05, 2015, 11:33:48 am »
Estamos sempre a aprender!
Obrigada a todos pela ajuda
Cumprimentos
Teresa Freire

*

Offline ssilva

  • ***
  • 124
  • 0
Re: Contabilidade Trabalhador Independente
« Responder #14 em: Novembro 05, 2015, 02:41:58 pm »
Bem, já entendi que funciona  como se fosse empresa... Em termos contabilístico s já não tenho grandes dúvidas. Só fiquei sem perceber a questão do "vencimento", se há uma conta afeta à atividade no final do mês quando quiser tirar dinheiro como faz? Tem de ser através de processamento de salários certo? mas tem de se entregar contribuição à segurança social e fazer retenções?

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
5036 Visualizações
Última mensagem Janeiro 26, 2012, 01:44:02 pm
por CristinaA
3 Respostas
7599 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 03, 2012, 11:12:41 am
por bf
7 Respostas
4657 Visualizações
Última mensagem Julho 22, 2014, 09:58:41 pm
por AndreiaM
8 Respostas
5827 Visualizações
Última mensagem Abril 21, 2017, 02:12:41 pm
por kushinadaime
4 Respostas
2428 Visualizações
Última mensagem Janeiro 19, 2016, 02:28:02 pm
por Crisjovi

Mensagens recentes

Re: Formulário W-8BEN-E por Joaquim Alexandre
[Hoje às 11:36:43 am]


SAGE - DMR por cslosilva
[Hoje às 10:22:57 am]


ERRO MODELO 22 (NA SUBMISSÃO) por RMSP71
[Maio 09, 2024, 06:17:08 pm]


Re: Deduçao do IVA - Aquisiçao de um Tuk Tuk Electrico por mariajoao
[Maio 09, 2024, 04:25:15 pm]


Re: ERRO MODELO 22 por RMSP71
[Maio 09, 2024, 03:55:24 pm]


Re: Deduçao do IVA - Aquisiçao de um Tuk Tuk Electrico por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:19:13 pm]


Re: Modelo 30 - IRS por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:16:20 pm]


Re: Formulário W-8BEN-E por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:14:22 pm]


Re: UNIPESSOAL - Transparência Fiscal por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:12:38 pm]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 09, 2024, 02:07:53 pm]


Ficha de Admissão de Funcionário por luciasimoes1994
[Maio 09, 2024, 11:14:15 am]


ERRO MODELO 22 por RMSP71
[Maio 09, 2024, 11:07:33 am]

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 [10] 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.