collapse

Pesquisa



Diferença entre fatura e notas de débito

  • 6 Respostas
  • 35362 Visualizações
*

Offline Andreia Ferreira

  • **
  • 21
  • 0
  • Sexo: Feminino
Diferença entre fatura e notas de débito
« em: Outubro 31, 2012, 04:02:17 pm »
Boa tarde, tenho uma dúvida e gostava que alguém me ajudasse. Uma empresa que faz gestão de espaços poderá passar aos seus clientes uma fatura de utilização de serviços tais como: água, luz, telefone, fotocópias, etc ou terá de passar uma nota de débito?

Obrigada .
Andreia Ferreira

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Diferença entre fatura e notas de débito
« Responder #1 em: Outubro 31, 2012, 04:54:10 pm »
O que é fazer gestão de espaços?? Arrenda? Ou só sugere aos clientes espaços disponíveis para arrendar...?? Não percebo muito bem a pergunta... Está a falar de que contas de água luz, etc...? Do escritório da empresa? Ou dos espaços? E de quem é os espaços? Sabe que tudo depende muitas vezes do que estiver estipulado nos contratos.

Saudações cordiais


Boa tarde, tenho uma dúvida e gostava que alguém me ajudasse. Uma empresa que faz gestão de espaços poderá passar aos seus clientes uma fatura de utilização de serviços tais como: água, luz, telefone, fotocópias, etc ou terá de passar uma nota de débito?

Obrigada .
Saudações cordiais (",)

*

Offline Tarrote

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Diferença entre fatura e notas de débito
« Responder #2 em: Outubro 31, 2012, 06:08:11 pm »
A partir de 1/1/2013 esta questão passa a ser irrelevante, pois só serão aceites para efeitos de dedução do IVA as facturas. A figura dos chamados "documentos equivalentes" desaparece do artigo 19.
Assim, o melhor é começar já a ganhar bons hábitos e emitir factura.

*

Offline nomics

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Diferença entre fatura e notas de débito
« Responder #3 em: Outubro 31, 2012, 06:17:02 pm »
Usualmente uma nota de débito é usada para anular o efeito do recibo (por exemplo, um cliente paga €1000 por um serviço, mas dias mais tarde verificou-se que só devia ter pago 900€ - pagou 100€ a mais. Neste caso o fornecedor passa uma nota de débito de 100€ e dá os 100€ ao cliente).
Também já encontrei situações onde uma nota de débito era emitida em consequência de um adiantamento.


Se me permite aproveitar o tópico, o CIVA fala (mas vai deixar de falar no próximo ano) em “factura ou documento equivalente”. A primeira pergunta é: o que é um “documento equivalente”?
A conclusão que cheguei foi: seja qual for o nome do documento (“fatura”, “nota de débito”, “nota de crédito”, “fatura de adiantamento”ou “Pai Natal” – que seja esse o nome do documento até), desde que cumpra o artº 36º do CIVA e que explicite no descritivo os seus fins, é um documento válido. Estou correto?

*

Offline Tarrote

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Diferença entre fatura e notas de débito
« Responder #4 em: Outubro 31, 2012, 06:37:30 pm »
Se me permite aproveitar o tópico, o CIVA fala (mas vai deixar de falar no próximo ano) em “factura ou documento equivalente”. A primeira pergunta é: o que é um “documento equivalente”?
A conclusão que cheguei foi: seja qual for o nome do documento (“fatura”, “nota de débito”, “nota de crédito”, “fatura de adiantamento”ou “Pai Natal” – que seja esse o nome do documento até), desde que cumpra o artº 36º do CIVA e que explicite no descritivo os seus fins, é um documento válido. Estou correto?
Sim, até ao fim de este ano o nome do documento é igual ao litro, desde que preencha os requisitos. Verdade seja dita que não há lógica nenhuma subjacente à emissão de uma factura ou nota de crédito, são a mesma coisa. O critério que conheço para a divisão entre os dois documentos era apenas de organização interna, sendo a factura para vendas/ps normais da actividade e a ND para o resto.
A partir do próximo ano, não chega preencher os requisitos, tem mesmo que dizer factura. Claro que podemos continuar a emitir Notas de Débito de juros, por exemplo, desde que sejam documentos sem liquidação de IVA. O que nos leva a outra questão, também importante, o IVA devido pelo adquirente (que também vai mudar de nome) embora não conste no documento, está lá presente, logo, tem que ser obrigatoriamen te em factura, se não, quem receber o documento tem a obrigação de liquidar mas não tem o direito de deduzir.

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Diferença entre fatura e notas de débito
« Responder #5 em: Outubro 31, 2012, 09:34:56 pm »
Alguém me sabe dizer como se vai proceder com os recibos verdes??!
Saudações cordiais
Saudações cordiais (",)

*

Offline Tarrote

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Diferença entre fatura e notas de débito
« Responder #6 em: Outubro 31, 2012, 09:41:13 pm »
Alguém me sabe dizer como se vai proceder com os recibos verdes??!
Saudações cordiais
Pois... Isso é que ainda não se sabe por o DL não os prevê.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
2283 Visualizações
Última mensagem Março 14, 2016, 03:25:37 pm
por Splash
2 Respostas
4596 Visualizações
Última mensagem Novembro 19, 2016, 11:46:53 am
por Marisa Prior
5 Respostas
24446 Visualizações
Última mensagem Maio 18, 2017, 11:51:08 am
por PatDan
2 Respostas
14890 Visualizações
Última mensagem Junho 12, 2017, 03:44:58 am
por Riginho
1 Respostas
1458 Visualizações
Última mensagem Abril 09, 2019, 11:18:32 am
por kushinadaime

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 [26] 27
28 29 30