Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Leasing - como proceder

4 Respostas    4.265 Visualizações

Iniciado por IsabelFerreira, Julho 26, 2015, 09:59:09 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

IsabelFerreira

Boa noite,

Peço a colaboração dos colegas.

Um cliente adquiriu umas máquinas a um determinado fornecedor. o fornecedor entregou a factura no dia 27 de Junho de 10.000€ + Iva( coloquei na declaração de Iva do segundo trimestre que vou enviar até 15 de agosto).
O meu cliente no inicio de Julho decidiu fazer um leasing com o banco para liquidar as respectivas máquinas e uma vez o leasing aprovado o fornecedor enviou uma nota de crédito ao meu cliente e apresentou a fatura ao banco em nome deste.
A minha questão é como funciona esta fatura e nota de crédito em termos de declaração periódica de Iva
Desde ja agradeço toda a colaboração.

Isa

Fernando Costa

Mais um assunto, que tem algo, não bem explicado.
Antes de emitir qualquer opinião e para poder ajudar, diga-me se o problema que tem é a nota de crédito da fatura, ter um período de Iva ,diferente da data da fatura?
Cprs
FC

Fernando Costa

Deduz o Iva da fatura no 2º trimestre. No 3º trimestre vai liquidar no campo 41 pela regularização da nota de crédito, o Iva deduzido anteriormente. Ainda neste período, vai deduzir o Iva da prestação que pagar ao Leasing.
Se pagou Iva no 2º trimestre com a dedução do Iva da Fatura, agora vai pagar o Iva do 3º trimestre, mais o Iva da nota de crédito.
Cprs
FC

IsabelFerreira

Sim fiquei confusa por ter a factura e a nota de credito em meses diferentes e em declarações de iva diferentes.
Se tudo tem sido feito normalmente o fornecedor nem passava a fatura ao meu cliente mas sim diretamente à instituição bancaria e aí eu contabilizava o contrato com a instituição e depois registava o pagamento de rendas e deduzia o respectivo Iva.

Assim fiquei confusa.....

Mas obrigada pela ajuda...

Fernando Costa

Clientes, Fornecedores, Instituições Financeiras... Só temos conhecimento, depois das coisas estarem feitas.
Cprs
FC