Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

Emissao de faturas em moeda estrangeira

1 Respostas    7.582 Visualizações

Iniciado por Vasco, Outubro 31, 2013, 01:09:17 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vasco

Colegas, solicito a vossa opiniao sobre a seguinte questao:

Uma empresa exportadora emite faturas aos seus clientes em moeda estrangeira (usd) apresentando o respetivo contravalor em euros. Caso o cliente seja nacional, o valor que este regista nas suas contas e o valor em euros apresentado na fatura ou pode efetuar um cambio ao valor em usd?

Por ohtro lado, o cliente pode debitar diferencas cambiais ao exportador pelo facto dele ter colocado o contravalor em euros, ou seja, por ter fixado o cambio?

E possivel?

Qual o vosso entendimento sobre esta materia em termos de enquadramento no civa art 36? De realcar que as faturas sao isentas de iva.

ruifsrodrigues


Bom dia Colega.
Logo ao ser cliente nacional, essa empresa não deveria fazer qualquer mensão aos USD, pois está a  trasacionar internamente, logo não poderá debitar nenhumas diferenças cambiais porque basicamente a mercadorioa não sai do mercado nacionar, ou seja nunca pode ser considerada exportação, assim não haverá transação em moeda diferente mas sim euros, penso que haverá ai alguma complicação, mas caso esteja errado elucide-me, pois foi assim que percebi a sua pergunta.
Cumprimentos
Rui Rodrigues