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Possível recurso da questão 33

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Offline Fátima Mendes

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Possível recurso da questão 33
« em: Março 16, 2012, 11:16:33 am »

Caros colegas,

Com o intuito de ajudá-los para o recurso, foi preparada uma análise referente a questão  33 do exame, para os que possam interessar.
Volto a recordar aos colegas, que esta é apenas uma proposta de análise, mas espero que ajude a formular o vosso pedido de recurso se assim o entenderem e concordarem com a análise.



Em termos de custos industriais a literatura disponível é satisfatória, no entanto, no que se refere à determinação de gastos em empresas comerciais e de serviços a literatura existente é escassa, mas tentarei expor o meu raciocínio.

Análise a Questão 33

 
Numa operação de transporte a atividade principal é inequivocament e a deslocação física da mercadoria, onde a unidade produtiva base é essencialmente a viatura e o motorista, imprescindível à realização da sua atividade económica.
Estas empresas, ao invés de produzirem um produto físico, prestam serviços a pessoas ou empresas que são consumidos ao mesmo tempo que são produzidos.

Para o seu custeio há que considerar os seguintes aspectos:
Os custos com pessoal (direto ou de suporte);
viaturas: Amortização, seguros, IUC, combustível, pneus, óleo, portagens, comunicações, etc.;
Equipamento Comunicação Móvel: Amortização (caso o equipamento seja propriedade da empresa);
Equipamento de Manutenção: Amortização;
Equipamento Informático: Amortização de equipamento informático e software de gestão;
Infra-estruturas imobiliárias: Considera-se a amortização de escritórios, bem como eventuais encargos com seguros;
Despesas de Funcionamento: Todos os gastos não identificados inerentes ao funcionamento de equipamentos e infra-estruturas.

NCRF 18 § 12 “Os custos de conversão de inventários incluem os custos directamente relacionados com as unidades de produção, tais como mão-de-obra directa. Também incluem uma imputação sistemática de gastos gerais de produção fixos e variáveis que sejam incorridos ao converter matérias em bens acabados.”

Os autores Horngren, Datar e Foster, no livro Contabilidade de Custos, 11.ª edição, volume 1, na página 38 define custo de conversão: “são todos os custos de produção incorridos para converter materiais diretos em produtos acabados”


Ou seja, na minha opinião (que vale o que vale), o termo custo de conversão não se adapta a uma empresa de transportes, pois esta não utiliza MOD e GGPS para converter matérias em bens acabados. “A melhor resposta” deveria ser: todas as anteriores são falsas.
Com os cumprimentos,

 

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