collapse

Pesquisa



LAnçamentos iniciais

  • 1 Respostas
  • 3149 Visualizações
*

Offline lumpuki

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Masculino
LAnçamentos iniciais
« em: Julho 19, 2020, 01:20:20 pm »
Boa tarde a todos

Preciso de ajuda. Eu não sou contabilista. Apenas um entusiasta, curioso. A minha motivação de aprender o básico de contabilidade é de poder a princípio ser capaz de organizar os documentos e movimentos contabilistico s do meu negócio (futuro negócio). E por outro lado, como sou programador de software, pretendo desenvolver a própria aplicação de gestão.

Feita a introdução aqui vai a minha primeira dúvida, que tem haver com os lançamentos iniciais:

Situação hipotetica:

1- No dia 1 de Janeiro, resolvi registar uma empresa unipessoal, com o cápital social de 100€. Sendo eu o único sócio, tiro os 100 € da minha conta pessoal e depoisito na conta bancária constituída para a empresa.
a) A princípio sei que devo debitar a conta Banco. Mas como registo contabilistica mente a origem deste valor? Como alguém olhando para os registos saberá que os 100 € saíram do bolso do sócio único e não de um empréstimo bancário, por exemplo? Ou seja, além da conta banco, quais outras contas devo movimentar para esta operação em específico?

2- Agora, vamos imaginar que nod ia 2 de Janeiro, resolvi registar uma marca desta empresa. Que custou, vamos supor, 50 €. MAs uma vez, este dinheiro sai do bolso do sócio. Ou seja, o capital social (100€) continua intacto.
a) qual conta devo debitar e quais devo creditar?
b) sendo a marca registrada um direito, qual valor registo no movimento? o valor do custo do processo de registo, ou o que eu acho que a marca vale ?


Desde já muito obrigado

Cumprimentos
Silva LUmpuki


*

Offline lumpuki

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: LAnçamentos iniciais
« Responder #1 em: Julho 20, 2020, 05:17:47 pm »
Olá

Sobre as questões expostas anteriormente, naquilo que andei a ler sobre o assunto, por perceber o seguinte:

1.
1.1 Primeiro devo debitar "pela subscrição das quotas", a conta "2611 - Sócio A",  com o valor 100 €
1.2 Em seguida, creditar "pela subscrição das quotas", a conta "51 - Capital", valor 100 €

Visto que o dinheiro foi depósito no banco pelo sócio A, devo proceder com o seguinte:
1.3 Debitar "pela realização do capital", a conta "121 - Banco XPTO", valor 100 €
1.4. Creditar "pela realização do capital" a conta "2611 - Sócio A", valor 100 €.

Estes movimentos,e stão correctos? a ordem está correcta? as contas foram bem indentificadas (tendo em conta o SNC)?

Quanto À 2ª questão, ainda não encontrei a resposta... quem puder explicar-me ficaria muito grato

Cumprimentos
Silva Lumpuki

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
8566 Visualizações
Última mensagem Dezembro 13, 2017, 01:56:49 pm
por csov
0 Respostas
1961 Visualizações
Última mensagem Janeiro 29, 2018, 12:05:28 am
por c_viegas
2 Respostas
2832 Visualizações
Última mensagem Janeiro 29, 2018, 05:56:43 pm
por CCgarve
3 Respostas
3892 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 01, 2018, 09:47:09 am
por MRSS2017
1 Respostas
2432 Visualizações
Última mensagem Junho 01, 2020, 04:33:12 pm
por asousa87

Receba novos posts por e-mail

Powered by follow.it

Empregos

Técnica/o de Contabilidade | Trofa por O139
[Maio 31, 2026, 07:40:39 pm]

Mensagens recentes

Residência/morada fiscal por smarisavidal
[Hoje às 01:13:02 am]


Re: Tempo de subsidio de desemprego por dafoz
[Junho 18, 2026, 03:16:25 pm]


Prorrogação do prazo de entrega MODELO 22 do IRC 2025 | 30.06.2026 por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 02:04:10 pm]


Re: Tempo de subsidio de desemprego por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 02:00:28 pm]


Re: IVA Viatura Elétrica por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 01:57:24 pm]


Re: IVA Viatura Elétrica por ccdiana
[Junho 17, 2026, 10:06:36 am]


Re: IVA Viatura Elétrica por AndreiaM
[Junho 16, 2026, 02:36:18 pm]


Tempo de subsidio de desemprego por dafoz
[Junho 15, 2026, 09:51:40 am]


IVA Viatura Elétrica por ccdiana
[Junho 13, 2026, 02:16:45 pm]


Re: Despesas de formação por AndreiaM
[Junho 11, 2026, 03:19:36 pm]


Despesas de formação por smarisavidal
[Junho 10, 2026, 04:20:39 pm]


Re: IRS Anexo J por AndreiaM
[Junho 09, 2026, 02:26:46 pm]

* Exame OCC

Não foram encontradas mensagens.

Votações

  • A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Junho 2026
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 [22] 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.