Se forem documentos que não impliquem correcções ao apuramento de IVA, bem como ao apuramento da materia colectavel em IRC e ainda não tenha as contas aprovadas em AG pode e deve efectuar o lançamento em 2011.
Nestas condições não haverá muitos documentos, talvez depositos com movimentação 12/11, ou recebimentos/pagamentos sem descontos nem regul de iva com lançamentos directos 12 ou 11 a 21 , 22 a 12 ou 11 ....
No entanto um dos trabalhos de final de exercicio é precisamente a conciliação dos saldos e estas situações deveriam ter sido detectadas antes da aprovação de contas.
Se forem documentos relevantes quer em termos de apuramento de Iva quer no apuramento de IRC, penso que é aconselhavel efectuar os lançamentos em 2011 e entregar declarações de substituição (IVa e Mod 22) bem como proceder a uma AG que aprove os resultados apôs estas correcções.
Se forem pequenos valores então para evitar as substituições de declaração aconselharia a efectuar os lançamentos em 2012 na conta de correcções de exercicos anteriores.