collapse

Pesquisa

Q 18

• 35 Respostas
  • 15606 Visualizações
*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
Re: Q 18
« Responder #15 em: Fevereiro 23, 2013, 07:10:03 pm »
Vou analisar de novo...

- EBITDA é qualquer coisa do tipo "resultado" antes de depreciações e amortizações e por isso a alínea que diz que esse indicador não se altera com políticas de preços esta correcta.

- A alínea que fala que não se pode mudar de critério está na minha opinião incorrecta. Pode se mudar, tem é de ser feito evidencia a isso no Anexo. Não encontro é na NCRF isso...  ???

- A alínea não pode usar em simultâneo Fifo e cmp na mensuração de sandálias acho tb que está errada porque não se fala em usar ao mesmo tempo no enunciado mas sim substituir o cmp por Fifo ou Lifo...

- A alínea que ainda me levanta algumas duvidas é a poderá adoptar o Lifo mas apenas se o fizer para todas as mercadorias simultaneament e. Pela NCRF 18 parag. 25 como o colega CFPS partilhou diz que uma entidade deve usar a mesma formula de custeio para todos os inventários que tenham uma natureza ou uso semelhantes para a entidade. Uma sandália é diferente de uma bota, de um sapato ou de uma sapatilha. Não se vendem muitas botas no verão nem sandálias no inverno ;) daí se justifica que não se deve usar o mesmo critério para todas as mercadorias simultaneament e como a alínea sugere...
Saudações cordiais (",)

*

Offline phiillippa

• 235
  • 2
« Responder #16 em: Fevereiro 23, 2013, 08:23:52 pm »
Respondi Não poderá mudar o criterio de mensuração a meio do periodo de reporte
Cumprimentos
Filipa Costa

*

Offline s.calvo

• **
  • 49
  • 0
« Responder #17 em: Fevereiro 24, 2013, 10:26:32 am »
Respondi: não pode utilizar em simultaneo FIFO e CMP na mensuração de inventários de natureza semelhante (sandálias)

*

Offline MARLENE SOUSA

• 318
  • 2
« Responder #18 em: Fevereiro 24, 2013, 11:47:23 am »
Não pode usar em simultâneo o FIFO e o CMP

NCRF 18 # 25

*

Offline Carla Garcia

• 315
  • 3
« Responder #19 em: Fevereiro 24, 2013, 11:57:15 am »
A minha resposta foi: "Não pode utilizar em simultâneo FIFO e custo médio ponderado na mensuração de inventário de sandálias."
Cumprimentos,
CGarcia

*

Offline is

• 158
  • 0
« Responder #20 em: Fevereiro 24, 2013, 12:47:23 pm »
Nao pode usar em simultâneo 2 criterios de mensuração (fifo e cmp) para bens da mesma natureza.

Pode mudar a meio do reporte se existir razão para tal... esta julgo ser a melhor resposta.

Respondi o mesmo

*

Offline paulacf80

• 366
  • 5
« Responder #21 em: Fevereiro 24, 2013, 06:49:47 pm »
Olá Liquinhas,

O significado de simultâneo é "usar ao mesmo tempo", fui ver o significado da palavra porque também tive o mesmo raciocinio no exame que a Liquinhas!

- A alínea não pode usar em simultâneo Fifo e cmp na mensuração de sandálias acho tb que está errada porque não se fala em usar ao mesmo tempo no enunciado mas sim substituir o cmp por Fifo ou Lifo...

*

Offline slopes

• 90
  • 1
« Responder #22 em: Fevereiro 24, 2013, 10:48:52 pm »
Colega mas isso é o que fala na alínea sobre a passagem no período de reporte, o uso em simultâneo será para diferentes custeios para o mesmo produto.

O EBITDA, eu não percebo como dizem que não altera, não altera com a passagem, mas no final do ano de reporte o valor de existencias será diferente caso se apliquem diferentes custeios.

Vamos aguardar, mas de qualquer das formas, esta é uma boa hipótese para recurso.

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #23 em: Fevereiro 24, 2013, 11:27:42 pm »
Colega as existências depreciam-se??! ;)
EBIT é antes de juros e impostos e EBITDA é isso mais antes das depreciações e amortizações. É uma sigla que quer dizer em inglês earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que traduzido literalmente para o português significa: "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" (Lajida).
Termo muito utilizado por analistas financeiros na análise de balanços de contabilidade de empresas de capital aberto.
Para se chegar ao Ebitda de uma empresa ou empresas, é preciso utilizar a seguinte conta: lucro bruto menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período e os juros. Dessa forma, é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, alugueis ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período). São também retirados para a apuração do Ebitda os juros dos empréstimos que muitas vezes as empresas contratam para alavancar as suas operações, sendo assim, é importante ter em conta que o Ebitda pode dar uma falsa perspectiva sobre a efectiva liquidez da empresa.
Essa "purificação" dos números que representam o lucro da empresa vai além da retirada dos acréscimos referentes à rendas acessórias ou amortizações. No entanto, o Ebitda nada diz sobre a qualidade dos lucros. Esse indicador é capaz de retirar, também, distorções referentes à maior ou menor incidência de impostos, decorrentes de incentivos ou majorações fiscais, razão pela qual é muito utilizado para comparar empresas de setores ou portes distintos, ou ainda aquelas que residem em países diferentes, cuja carga tributária possa divergir bastante.
Por eliminar os efeitos dos financiamentos e das decisões meramente contabilística s, a sua utilização pode fornecer uma boa análise comparativa, pois mede a produtividade e a eficiência do negócio. Como percentual de vendas pode ser utilizado para identificar empresas que sejam mais eficientes dentro de um segmento de mercado. Tem como função, também, determinar a capacidade de geração de caixa operacional da empresa.
No Balanço Funcional equivale ao Lucro Operacional. O Ebitda é um indicador relevante e importante, mas o conhecimento e compreensão das suas limitações leva a que nas análises e avaliações de empresas a utilização de outros indicadores tradicionais esteja também presente.

Desculpem o testamento, retirei as informações da Wikipédia ;) mas acho que se percebe bem o que é o EBITDA! Acredito que a alteração de política de custeio não o afecte... Estou certa??! Altera o EBITDA alteração de depreciações, juros e impostos... Saiu em exame uma com estes indicadores: Q20 exame Fev 2012
Saudações cordiais (",)

*

Offline slopes

• 90
  • 1
« Responder #24 em: Fevereiro 24, 2013, 11:45:12 pm »
Colega,

O EBITDA ou EBIT difere apenas no valor das amortizações, claro que as existências não são depreciadas, mas se há uma alteração no EBIT logo o EBITDA também é afecto.
No meu entender há que olhar para a demonstração e compreender quais os valores que alteram, neste caso se alterarem o valor de existências, com a alteração de custeios, os ganhos antes de impostos terão aumentos ou diminuições, seja o EBIT ou EBITDA.
Poderia distinguir este caso se fosse acerca de AFT, ou na passagem de quotas de amortização, aqui o EBITDA também alterava, porque o valor escriturado também teria impacto e alterava o EBIT posteriormente dos valores de imparidades e reversões.

« Última modificação: Fevereiro 24, 2013, 11:55:05 pm por slopes »

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #25 em: Fevereiro 24, 2013, 11:54:40 pm »
O debate é sempre útil e importante! Obrigada pela participação! Confesso que me está a dar um pequeno nó na cabeça... Estou a tentar pensar e ver o mecanismo do cálculo dos lucros e não estou a conseguir um pensamento claro... Vou pensar melhor a coisa amanhã porque deu nó  : ???
Saudações cordiais (",)

*

Offline slopes

• 90
  • 1
« Responder #26 em: Fevereiro 24, 2013, 11:59:11 pm »
Liquinhas,

O EBITDA é o primeiro valor que faz o somatorio na demosntração de resultados, se houver variação no valor de existencias ou nos bens escriturados em AFT, este valor obrigatoriamen te altera, o EBIT terá a ver apenas com o valor das depreciações, imparidades e reversões, e é posterior ao EBITDA.

Também posso estar aqui a perceber mal, mas com este debate é certo que isto não esqueço mais.

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #27 em: Fevereiro 25, 2013, 12:27:33 am »
É só isto que não percebo e ainda estou para aqui a matutar...:
"Para se chegar ao Ebitda de uma empresa ou empresas, é preciso utilizar a seguinte conta: lucro bruto menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período e os juros. Dessa forma, é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, alugueis ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período). São também retirados para a apuração do Ebitda os juros dos empréstimos que muitas vezes as empresas contratam para alavancar as suas operações, sendo assim, é importante ter em conta que o Ebitda pode dar uma falsa perspectiva sobre a efectiva liquidez da empresa."

O que é realmente o indicador posso ainda não ter percebido mas tb não esqueço mais colega slopes!!! Lol
Saudações cordiais (",)

*

Offline Diana Rodrigues

• **
  • 33
  • 0
« Responder #28 em: Fevereiro 25, 2013, 02:56:42 pm »
Como já foi dito, também acho que o ebitda sofre alterações, pois uma mudança de mensuração dos inventários vai fazer com que o custo dos produtos vendidos (assim que vendidos) seja diferente ao custo que seriam mensurados, se a empresa continua-se a usar o método anterior.
Mudar de método a meio do período é possível, aliás já aconteceu isso num teste anterior.
A do LIFO n faz sentido porque além de já n se poder usar, não existe problema algum em a empresa usar o custo médio para batatas e fifo para cebolas.
Relativamente à de não se poder mensurar os custos dos inventários com 2 métodos diferentes, parece-me óbvio! Se no custo médio as botas custaram 2000 mas no FIFO custarem 2500, qual é o custo que vais ser considerado numa venda?? não faz sentido. Nunca se pode usar métodos diferentes para o mesmo produto. É a mesma coisa que dizer que o inventário está valorizado por 2000 mas também por 2500. É à escolha do freguês.

lol... não me parece mesmo fazer sentido que não seja outra se n a "Nao pode utilizar em simultâneo.... .... sandálias", mas sabe-se lá....

*

Offline SílviaTav

• 368
  • 6
« Responder #29 em: Fevereiro 25, 2013, 10:41:39 pm »
Com dúvidas: não poderá mudar de criterio...

Exemplo de Formulário de Inscrição

Mensagens recentes

Re: IRC Lucro não distribuído por alexandraM
[Dezembro 04, 2025, 08:39:02 pm]

Re: Ajudas de Custo por Nelson Oliveira
[Dezembro 04, 2025, 07:39:28 pm]

Re: IRC Lucro não distribuído por ESOJ
[Dezembro 04, 2025, 07:18:49 pm]

Compra Carteira Clientes Contabilidade por cmacedo
[Dezembro 04, 2025, 06:04:03 pm]

Re: Declaração da Segurança Social na Opção 2B (dispensa de estágio por experiência) por AndreiaM
[Dezembro 04, 2025, 02:55:46 pm]

Re: IRC Lucro não distribuído por AndreiaM
[Dezembro 04, 2025, 02:34:22 pm]

Re: Ajudas de Custo por AndreiaM
[Dezembro 04, 2025, 02:33:20 pm]

Ajudas de Custo por Nelson Oliveira
[Dezembro 04, 2025, 11:33:14 am]

IRC Lucro não distribuído por ESOJ
[Dezembro 04, 2025, 12:12:57 am]

Relatório de Pedido de Dispensa de Estágio - Auditor por Fenix1982
[Dezembro 02, 2025, 11:57:43 pm]

Declaração da Segurança Social na Opção 2B (dispensa de estágio por experiência) por tomasalmeida
[Novembro 29, 2025, 02:18:56 pm]

Re: Novo posto de trabalho por Sérgio53
[Novembro 28, 2025, 10:06:44 am]

* Exame OCC

Re: Exame 25 outubro 2025 por sandro.aasm
[Novembro 06, 2025, 10:31:46 am]

Exame 25 outubro 2025 por sandro.aasm
[Outubro 28, 2025, 10:23:59 am]

Votações

• A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Dezembro 2025
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
[7] 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.