Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Teste diário 23SET13

289 Respostas    11.281 Visualizações

Iniciado por Paulo Carvalho, Setembro 23, 2013, 10:04:59 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo Carvalho

Futuros/as TOC,

Mais um dia para testar os vossos desenvolvimentos ao nível do estudo e em especial da capacidade de interpretar e responder em contexto de exame, afinal é isso que se pretende.
Temos a preocupação de lançar temas de relevo temas passiveis de despertar pontos que nos parecem importantes para vossa preparação e estudo.
Como temos vindo a solicitar, sempre que uma resolução vos suscite dúvidas, é de todo importante que exponham essa mesma dúvida, aliás como tem sido até aqui feito, só, que peço por favor, esperem ao menos 2 dias desde a data da colocação do teste diário, isto tem como propósito não influenciar nas respostas dos colegas que ainda não tenham participado no teste.

IMPORTANTE: Participe nesta votação, é de facto muito relevante para nós: http://contabilistas.info/index.php?topic=13614.0

Posto isto vamos ao teste do dia:

1 – Um prédio que tenha passado a figurar nos inventários de uma empresa que tenha por objecto a sua venda e ao qual esta dê diferente utilização, o IMI é devido:
a) A partir do 4º ano seguinte àquele em que tenha passado a figurar nos inventários;
b) Desde a data de aquisição;
c) A partir do 3º ano seguinte àquele em que tenha passado a figurar nos inventários;
d) Nenhuma das anteriores.

Resposta: [hide]b) Desde a data de aquisição
Artigo 9º nº2 - CIMI[/hide]

2 – António adquiriu uma quota de 35% do capital social de uma sociedade detentora de imóveis, na qual já detinha 45% do respetivo capital.
Neste caso:
a) Há lugar a pagamento de IMT, uma vez que o sujeito passivo passou a deter mais de 75% do capital social;
b) Não há lugar a pagamento de IMT, por não ser uma aquisição de bens imóveis;
c) Não há lugar a pagamento de IMT, uma vez que o sujeito passivo detém menos 90% do capital social;
d) Nenhuma das anteriores.

Resposta: [hide]a) Há lugar a pagamento de IMT, uma vez que o sujeito passivo passou a deter mais de 75% do capital social
Artigo 2º nº 2 alínea d) – CIMT[/hide]

3 – No trespasse de um estabelecimento comercial, o imposto do selo é devido:
a) Pelo adquirente do estabelecimento;
b) Não há lugar ao pagamento de imposto do selo;
c) Pelo Trespassante;
d) Pelos dois interessados no contrato.

Resposta: [hide]a) Pelo adquirente do estabelecimento
Artigo 3º nº 3 alínea a) –CIS[/hide]

4 – Alberto, sujeito passivo de IVA, dedica-se à venda de artigos em cerâmica num estabelecimento comercial situado em Viana do Castelo. Os produtos são feitos por encomenda, por um fabricante do Porto, também sujeito passivo de IVA. Alberto envia cerca de 60% da matéria-prima necessária para o fabrico dessas peças. A fatura inclui a mão-de obra e o material fornecido pelo fabricante.
Para efeitos de IVA, esta operação é considerada:
a) Uma transmissão de bens e uma prestação de serviços em simultâneo;
b) Uma transmissão de bens;
c) Uma operação fora do campo de incidência de IVA;
d) Uma prestação de serviços.

Resposta: [hide]d) Uma prestação de serviços
Artigo 4º nº 2 alínea c) - CIVA[/hide]

5 – Não concorrem para a formação do lucro tributável:
a) Os juros compensatórios;
b) A tributação autónoma das despesas de representação;
c) Ambas as anteriores;
d) Nenhuma das anteriores;

Resposta: [hide]c) Ambas as anteriores
Artigo 45º - CIRC
[/hide]

Sugestões: Siga a nossa página do facebook: www.fb.com/contabilistas.net e claro, recomende aos seus amigos.

Assine a nossa newsletter, trazemos sempre temas de relevo: http://contabilistas.info/index.php?page=page2162

Bom teste para todos!

Cumprimentos,
Paulo Carvalho
Administrador
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Ugoalex

1 - B
2 - B
3 - C
4 - D
5 - C

Confesso que IMT e IS é o meu calcanhar de aquiles... Tenho duvidas em todas!

Bom estudo para todos.

Ugoalex

paulacf80

Seguem as minhas respostas:

1.b
2.a
3.c
4.a
5.c

tiagodaniel88

CLNSILVA

bom dia ,

as minhas respostas são:

1-a
2-a
3-d
4-d
5-a

cmpts

jhareal

respostas:
1-d
2-a
3-a
4-d
5-c

jhareal

2081204

Bom dia e boa semana,

as minhas respostas são:

1.c
2.a
3.a
4.a
5.c

Continuação de bom estudo para todos

Mais uma vez obrigado ao contabilistas.net pelo excelente trabalho e apoio que nos dá em mais uma preparação.

Sandra

carlos nabais

Bom dia,

1-c
2-a
3-a
4-d
5-c

Obrigado,

Carinaa

bom dia,

1-c art 9º nº1e

2-a art 2 n2 d IMT

3-a art 3º CIS

4-d art 4º nº2 c

5-c

afpereira

Bom dia.
Aqui ficam as minhas respostas ao teste de hoje.

Questão 1: B
     Pelo n.º 2 do Artigo 9º do CIMI : Nas situações previstas nas alíneas d) e e) do número anterior, caso ao prédio seja dada diferente utilização, liquida-se o imposto por todo o período decorrido desde a sua aquisição.

Questão 2 : A
     Pela alínea d) do n.º 2 do Artigo 2 do CIMT : A aquisição de partes sociais ou de quotas nas sociedades em nome colectivo, em comandita simples ou por quotas, quando tais sociedades possuam bens imóveis, e quando por aquela aquisição, por amortização ou quaisquer outros factos, algum dos sócios fique a dispor de, pelo menos, 75% do capital social, ou o número de sócios se reduza a dois, sendo marido e mulher,casados no regime de comunhão geral de bens ou de adquiridos.

Questão 3 : A
      Pelo doc que segue em anexo.

Questão 4 : D
      De salientar que o material que é facturado é aquele que não é enviado.

Questão 5 : C
      Pela alínea d) do nº 1 do Artigo 45º do CIRC : As multas, coimas e demais encargos pela prática de infracções, de qualquer natureza, que não tenham origem contratual, incluindo os juros compensatórios.
      Pela alínea a) do nº 1 do Artigo 45º do CIRC : O IRC e quaisquer outros impostos que directa ou indirectamente incidam sobre os lucros.

Continuação de bom estudo para todos.
Andreia Pereira

JGoncalves

Ola Bom dia a todos

1 - B
2 - A
3 - A
4 - D
5 - C

mangas

As minhas respostas

1) c
2) a
3) b
4) d
5) b

Bom estudo

ANAFALUIS

Bom dia

1 - c
2 - a
3 - b
4 - d
5 - c

licinia santos

Bom dia

As minhas respostas são:

1b
2a
3a
4a
5c

Obrigado
Licinia

MariaAraujo

1-B (Artº 9 nr2 CIMI)
2-A (Artº 2 nr. 2 CIMT)
3-A (Artº 2 Alin.H  e Artº 3 nr 3 Alin. S)
4-D (Art 1 Nr. 1 e Artº 4)
5-C