Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Dúvida Q2 Teste 23JAN14

6 Respostas    659 Visualizações

Iniciado por Carla Garcia, Janeiro 26, 2014, 11:54:59 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carla Garcia

2 – A empresa BV,SA subscreveu um seguro contra incêndio com um prémio anual de 6.540€. O prémio anual do seguro foi pago em setembro de 2013 e é relativo a período de 1 de setembro de 2013 a 31 de agosto de 2014.
O lançamento contabilístico efetuado aquando da receção no momento do pagamento do prémio anual (em setembro de 2012) será:
a) Débito da conta 6263 Seguros: 6.540€; Crédito da conta 2722 Credores por acréscimos de gastos: 6.540€
b) Débito da conta 281 Gastos a reconhecer: 2.180€; Débito da conta 6263 Seguros: 4.360€; Crédito da conta 12 Depósitos à ordem: 6.540€
c) Débito da conta 6263 Seguros: 6.540€; Crédito da conta 12 Depósitos à ordem: 6.540€ 
d) Débito da conta 281 Gastos a reconhecer: 5.995€; Débito da conta 6263 Seguros: 545€; Crédito da conta 12 Depósitos à ordem: 6.540€

Resposta d) Débito da conta 281 Gastos a reconhecer: 5.995€; Débito da conta 6263 Seguros: 545€; Crédito da conta 12 Depósitos à ordem: 6.540€;

Regime do acréscimo – Estrutura Conceptual §22

A minha resposta:

Ignorei o promenor de ser referido 2 pagamentos diferentes, pois assumi que o ano de 2012 foi uma gralha. Mesmo assim, o meu raciocínio foi:
Se o seguro é referente a um período de 1 de setembro de 2013 a 31 de agosto de 2014, em 2013 deve ser reconhecido um gasto referente aos 4 meses que o seguro cobre do ano de 2013, sendo os restantes meses, referentes a 2014, diferidos, logo os cálculos que fiz foram:

6.540,00€/12 meses=545,00€/mês

[2013] = 545,00€ * 4 meses = 2.180,00€
[2014] = 545,00€ * 8 meses = 4.360,00€

sendo o lançamento a efectuar:

62xxx ........... 2.180,00€
     281 .............  4.360,00€
a   22/12 ...........................6.540,00€

Daí ter respondido alínea b). Alguém me pode explicar o porquê da resposta correcta ser a alínea d)? Não me faz qualquer sentido...

Muito obrigada pela ajuda!
Cumprimentos,
CGarcia

AndreiaM

Bom dia,

De facto há uma gralha nesta questão.
Mas, a resposta b) também não está certa. O valor que está na 28 e na 62 estão trocados ;)

Considerem esta questão como anulada.
Peço desculpa pelo lapso.

AndreiaM

Sim, deve ler-se "em setembro de 2013".
Também foi engano :(
Citação de: Carla Garcia em Janeiro 26, 2014, 11:54:59 AM
Ignorei o promenor de ser referido 2 pagamentos diferentes, pois assumi que o ano de 2012 foi uma gralha.

Sónia Diogo

Boa tarde,

A única gralha que vejo é indicar o pagamento em Setembro de 2012.
Em Setembro de 2013 só consideramos gasto o que respeita a esse mês, todo o restante valor vai para Gastos a reconhecer. Em Outubro reconheço mais 545€....
Este raciocínio não está correcto???
Sónia Diogo

Carla Garcia

Citação de: mangovsky em Janeiro 26, 2014, 01:03:24 PM
O valor que está na 28 e na 62 estão trocados ;)

Lá está, falta de atenção da minha parte novamente... tenho de ter mais cuidado com isso.

Mas obrigada na mesma pela questão, só veio testar a minha atenção :)
Cumprimentos,
CGarcia

AndreiaM

Depois de ver o comentário da colega Sónia Diogo e de refletir mais um pouco sobre a questão tenho a dizer o seguinte:

Em rigor, as especializações devem ser feitas mês a mês, a fim de evidenciar na contabilidade os custos relativos a esse mês.

Por esta óptica, a resposta correta a esta questão será a d), uma vez que em setembro devemos reconhecer o gasto referente àquele mês e não o gasto até ao final do ano.

Na maioria das empresas (principalmente nas mais pequenas), estas especializações são feitas uma vez por ano e, normalmente, feitas no fecho do exercício.
Nestes casos, a resposta será conforme o raciocínio da colega Carla.

Espero ter ajudado

Bom estudo ;)

jmendes

Citação de: mangovsky em Janeiro 27, 2014, 10:34:11 PM
Depois de ver o comentário da colega Sónia Diogo e de refletir mais um pouco sobre a questão tenho a dizer o seguinte:

Em rigor, as especializações devem ser feitas mês a mês, a fim de evidenciar na contabilidade os custos relativos a esse mês.

Por esta óptica, a resposta correta a esta questão será a d), uma vez que em setembro devemos reconhecer o gasto referente àquele mês e não o gasto até ao final do ano.

Na maioria das empresas (principalmente nas mais pequenas), estas especializações são feitas uma vez por ano e, normalmente, feitas no fecho do exercício.
Nestes casos, a resposta será conforme o raciocínio da colega Carla.

Espero ter ajudado

Bom estudo ;)

Bom dia,

Não faz muito sentido em Setembro reconhecer o custo do ano, quando se deve fazer especialização. Penso que a resposta D) seria a correcta, mesmo para as pequenas empresas não façam é porque não estão a cumprir com o principio da especialização. Não estou a raciocinar correctamente? Se no principio da especialização diz para reconhecer o custo no devido momento, mas se na realidade existem empresas que não fazem devemos ir ao encontro das normas e não da realidade. Estou errada?  :o

Obrigado!