Boa tarde,
Colocaram-me esta questão e eu fiquei com muitas duvidas e não soube responder.
A mãe de um conhecido meu faleceu em 2008 e deixou muitos bens imoveis, os quais têm de ser repartidos por 5 irmãos. Ainda não fizeram as partilhas e este meu conhecido queria ficar com os imoveis todos, pagando o que os irmãos pedem pelos imoveis. A dúvida é no que toca ao IMT, só temos de ter em atenção que estes imoveis supostamente foram adquiridos em 2008, certo?
Estes imoveis têm um VPT de um valor muito alto e um perito (contratado pelos irmãos) deu um valor muito mais baixo e queriam então pedir uma segunda avaliação. O que é preciso fazer? Será que vai compensar fazer a avaliação, são cerca de 10 imóveis que têm os valores alterados, mas já me disseram que as finanças actualizam estes valores de 3 em 3 anos e q normalmente estes valores nao mudam porque estão enquadrados segundo os valores que cada camara municipal atribui.
Este senhor ao comprar a quota parte dos irmãos terá de pagar ISelo, certo?
E para os irmãos deste meu conhecido, o IRS deles no proximo ano será influenciado certo? por exemplo, cada quota parte dá direito a perto de 100.000€ por isso ainda será reconhecida uma mais valia elevada.
Obrigada