collapse

Pesquisa

Relatos e desabafos - exame

• 40 Respostas
  • 541 Visualizações
*

Offline Bnt007

• 88
  • 0
Re:Relatos e desabafos - exame
« Responder #15 em: Junho 30, 2011, 01:51:15 pm »
Eu mandei calar os vigilantes durante o exame. Logo fui fiscalizado, vieram mexer-me nas coisas e verificar o que tinha. Encontraram um código com umas coisas comentadas e fui logo chamado à atenção, queriam anular o exame. Mas eu gravei a carinha delas na minha cabecinha, pode ser que num acto de fiscalização dentro da minha área, eu seja também pertinente :) Se aprovarem o acordo da Troika, o acesso a esta ordem tem que ser repensado tal como a gerência da mesma...

*

Offline Glytch

• 67
  • 0
« Responder #16 em: Junho 30, 2011, 02:03:04 pm »
Caros colegas,

Para mim a partir do momento que tem no cabeçalho indicação de não ser possivel levar documentação explicada é eticamente errado faze-lo. Em relação ao barulho testemunhei o ex presidente do Conselho directivo do Iscap a mandar calar pessoal que copiava falando para o lado alto e outra situação com outra prof a fazer o mesmo noutro exame.

Claro que se não estivermos preparados de nada serve, mas define o caracter moral de alguem que esta disposto ou não a fazer algo ilegal para ter uma possivel vantagem no exame. E isto colegas é de condenar... por isso não digam que não é pertinente a questão!
« Última modificação: Junho 30, 2011, 02:11:14 pm por Glytch »

*

Offline Nuno Ferreira

• **
  • 28
  • 2
« Responder #17 em: Junho 30, 2011, 02:37:36 pm »
Obviamente, que a pertinencia da questão é inegável, quer seja pelo motivo ético quer seja pelo facto de o ónus que eventualmente pode resultar da utlização de documentação não permitida... Ficar habilitado a exercer uma função de tamanha responsabilida de não é pêra doce... mas quando não se sabe a responsabilida de que se tem não se olha a meios...!

Mas sabem o que é igualmente grave? Um exame, de acesso a uma Ordem Profissional, para o qual é preciso pagar caro para aceder, conter erros ou gralhas... Pior, só mesmo pedir aos membros estagiários para proceder às alterações necessárias e com as referidas alterações a resposta deixar de fazer sentido... como aconteceu na questão 16 do exame de Junho de 2011...

Mais grave ainda? Hum... será que licenciados em Economia e Gestão devem ser colocados no mesmo nível dos licenciados em Contabilidade nos exames de avaliação profissional? Nada contra os licenciados em Economia ou Gestão, longe de mim tal ideia, mas um licenciado em Contabilidade forma-se para ser... Contabilista, e daí assumir assumir a responsabilida de técnica pela Contabilidade das empresas que representa, sendo para tal necessário ser submetido a um exame de avaliação pela Ordem que representa os profissionais habilitados para tal... Ok, faz sentido ser a OTOC a fazer essa avaliação, pacífico.
Quantas unidades curriculares de área cientifica de Contabilidade há numa licenciatura de Economia ou de Gestão? Menos certamente do que na licenciatura de Contabilidade. ..
A quanto o corporativismo obriga!

*

Offline joaoftd

• 252
  • 3
« Responder #18 em: Junho 30, 2011, 02:47:29 pm »
Quantas unidades curriculares de área cientifica de Contabilidade há numa licenciatura de Economia ou de Gestão? Menos certamente do que na licenciatura de Contabilidade. ..

Ámen a isto.

A quanto o corporativismo obriga!

Duplo Ámen a isto!

*

Offline Alpha

• 89
  • 0
« Responder #19 em: Junho 30, 2011, 03:44:56 pm »
Colega Nuno Ferreira,

Lamento, mas não concordo consigo. Eu venho de um curso de gestão pré-bolonha numa Universidade Pública. No decorrer da licenciatura tive as seguintes disciplinas ligadas à vertente contabilistico/financeira, partilhadas com os colegas de Contabilidade e Economia:

Anuais: Contabilidade Geral, Contabilidade Analitica e Economia.
Semestrais: Fiscalidade, Auditoria, Análise Financeira, Investigação Operacional, Análise e
Avaliação de Projectos de Investimento e Ética.

Ou seja, nove disciplinas transversais a ambos os cursos (s/ mencionar direito, estatistica, etc.)
Além disso, o exame da OTOC funciona como um filtro nesta matéria. Se não fossemos capazes não seríamos aprovados.

Cumps!

*

Offline Nuno Ferreira

• **
  • 28
  • 2
« Responder #20 em: Junho 30, 2011, 03:57:54 pm »
... mas num exame em que a resposta é dada, há sempre a sorte de se acertar, certo?

Das disciplinas que mencionou apenas 6 são de área científica de Contabilidade. ..

Mas tudo bem, cada um tem a sua opinião, e minha, se me permite é esta!

Cumprimentos

*

Offline Alpha

• 89
  • 0
« Responder #21 em: Junho 30, 2011, 04:13:06 pm »
... mas num exame em que a resposta é dada, há sempre a sorte de se acertar, certo?

Das disciplinas que mencionou apenas 6 são de área científica de Contabilidade. ..

Mas tudo bem, cada um tem a sua opinião, e minha, se me permite é esta!

Cumprimentos

Caro Colega,

Todas as disciplinas que apresentei foram leccionadas por professores do núcleo científico de Contabilidade da faculdade.

Claro que tem direito à sua opinião, só mencionei que, pessoalmente não partilho o seu ponto de vista.

E, com todo o respeito, se eu acertasse as 50 perguntas do exame "à sorte" eu não ia fazer exame, ia jogar no euromilhões.

Cumps!

*

Offline Nuno Ferreira

• **
  • 28
  • 2
« Responder #22 em: Junho 30, 2011, 04:23:40 pm »
Mas, carríssimo colega, não precisa acertar das 50 para passar...!

E permita-me apenas um reparo, o facto das disciplinas serem leccionadas por professores do núcleo científico de Contabilidade da faculdade, não faz com a mesma seja da área científica de Contabilidade. Quantos ECTS (créditos) tem a licenciatura em Gestão? Esses ETCS (créditos) são distribuídos de um modo obrigatório ou optativo. Na licenciatura em Contabilidade, correspondem a 50% do total de ETCS (créditos). Em Gestão tem a mesma componente/peso científica de Contabilidade? Se assim, for estou de acordo consigo...

Cumprimentos

*

Offline Alpha

• 89
  • 0
« Responder #23 em: Junho 30, 2011, 04:41:18 pm »
Colega,

Eu não sei o que são ect´s. Quando dei contabilidade usava o poc e nunca tinha ouvido falar em bolonha.

Já partilhámos as nossas opiniões que valem o que valem. Felizmente a otoc partilha a mesma opinião que eu. E é essa a opinião que me interessa.

Não me vou alongar mais nesta matéria.! :-X

Cumps!

*

Offline Nuno Ferreira

• **
  • 28
  • 2
« Responder #24 em: Junho 30, 2011, 04:56:31 pm »
Tenho que lhe dar razão, não nos vamos alongar mais. A razão ficará do lado de quem a tiver. No futuro, não duvide, tudo será diferente! O corporativismo não vai durar para sempre.

Tive muito gosto em conversar consigo.

O meu nome é Nuno Ferreira, quando tiver alguma duvida, estarei pronto a ajudar. É uma questão de me procurar por aqui.

Sinceros cumprimentos!

Nuno Ferreira

*

Offline S@ndr@

• 139
  • 2
  • Saudade de quem amo muito
« Responder #25 em: Junho 30, 2011, 04:58:08 pm »
Boas tardes:
Apenas venho dar a minha opinião acerca de dois pontos!
1º em relação a levar Snc explicados e documentaçao comentada. Sinceramente não achoq ue quem o fez tivesse muito tempo ou paciencia para lá andar a pesquisar durante o exame. Contudo, acho muito pouco ético, saberem que não devem levar, e contudo levam...

Em relação à 2º questão, é que também fiz exame no Porto, e não vi qualquer tipo de confusão ou falhas da parte de quem vigiava! Eu pelo menos não vi! De facto, à entrada estava tudo muito confuso e barulhento, mas à medida que o pessoal se foi sentando, td foi acalmando, e o exame decorreu até de forma bastante agradavel, para o que eu imaginava.

Cumprimentos

*

Offline Fábio

• 58
  • 0
« Responder #26 em: Junho 30, 2011, 05:15:41 pm »
Bom, eu quero-vos dizer que fiz o exame em Santarém, numa sala que não era maior que algumas da faculdade, e não houve balburdia nenhuma. O exame foi feito em silencio. Se alguem cabulou ou não, isso já nao posso garantir, sei que eu não cabulei, mas isso fica pela consciencia de cada um.

Cumprimentos.. .

*

Offline curioso

• 58
  • 0
« Responder #27 em: Junho 30, 2011, 09:05:53 pm »
Eu fiz exame no Porto e deixem-me dizer-vos que foi uma vergonha!

Atrás de mim estava uma mesa de 2 raparigas com outras 2 na mesa à esquerda. Notava-se que se conheciam pois já estavam a falar antes do exame começar. Fizeram o exame em conjunto. Mas a falar alto, ouvia quem quisesse. Foram por 2 vezes chamadas à atenção mas não ligaram e continuaram.
Curiosamente eu com a minha ganância fui apanhado a pensar, elas estão a perguntar sempre tudo a uma rapariga da mesa da esquerda, ela deve saber muito! Então na segunda parte que tinha várias dúvidas tentei apanhar alguma coisa do que disseram. Consegui facilmente tal era o volume da conversa, no entanto as respostas eram ridículas por isso desliguei de imediato e concentrei-me em fazer apenas por mim.

Ao meu lado ainda pior. Apanhei uma senhora com os seus 40 anos. Na primeira parte quando faltavam uns 30´ pediu-me duas respostas, como sabia disse-lhe sem problemas, podendo ajudar e ainda por cima sendo uma pessoa mais velha não me importei. Passado um bocado voltou-me a perguntar outras duas, uma não sabia e a outra disse-lhe. Intervalo, não me preocupei mais com o assunto.

Chega a 2ª parte... Ui!
De início normal, ela estava a fazer pela ordem e a minha estratégia passava por responder logo a ética que é o mais rápido, passar para analítica para poder resolver as questões com tempo e depois dedicar todo o resto a fiscalidade e a financeira sem me ter que preocupar com o que ainda faltava.

Quando terminei a analítica ela que ainda estava nas questões de fiscalidade, perguntou-me logo duas respostas de analítica. Disse-as mas fiquei logo de pé atrás "fogo nem tentaste resolver!". A partir daí cortei.
Ela perguntava-me e eu dizia que não tinha respondido mas como assinalava as respostas na folha para depois poder ver com mais calma em casa ela não tem com mais nada, toca a inclinar-se para cima do meu exame para tentar ler as opções que assinalei. Mas toda inclinada mesmo!
Incomodou-me de uma maneira que nem me estava a conseguir concentrar na tarefa. Quando uma vigilante passou lá ao lado e claramente a viu a olhar para o meu exame eu olhei para ela e ela nada, fez de conta que não viu. Fiquei fulo.
Deixei de assinalar as respostas no enunciado pois nessa fase já estava com medo que me anulassem o exame que devia estar em tudo idêntico nestas fase, é que nesta segunda parte ela apenas estava a copiar as minhas respostas, não a via a tentar resolver o que quer que fosse, apenas tentava ver o que tinha assinalado e marcar a opção correspondente no seu exame.

Tive que me concentrar mesmo para não me passar de vez e tentar fazer a segunda parte o melhor que pudesse, e esta parte não me estava a correr particularment e bem por isso a pressão era ainda maior.

Enfim, quando acabei assinalei as respostas que faltavam no meu enunciado arrumei e entreguei.

Fui ao Porto em Fevereiro e não foi nada disso mas desta vez foi vergonhoso.

PS: tenho a perfeita noção de que quem ler o meu post vai ficar a pensar que sou um snob, acreditem que não é esse o caso.
Já passei por muitos exames ao longos de todos estes anos de estudo, já copiei e já deixei copiar. Mas nunca num exame desta importância nem nunca sem saber se a pessoa ao meu lado percebia alguma coisa do assunto ou não.
É que com a pressão normal de um exame desta importância, mais a pressão acrescida de ter reprovado em Fevereiro e ainda ter que me preocupar com o barulho que vinha de trás e com a minha vizinha que queria copiar por mim... não foi fácil.

Fica o desabafo.

*

Offline Bnt007

• 88
  • 0
« Responder #28 em: Junho 30, 2011, 10:54:41 pm »
Para o colega licenciado em contabilidade:

Uma licenciatura em contabilidade não tem praticamente nada de diferente de uma licenciatura em gestão ou economia. Basta ver o plano curricular. Que além do mais é reconhecido pela OTOC(Veja a lista em anexo no site).
Mais digo, de que serve um mestrado em contabilidade? sou licenciado em Gestão e tenho quase o respectivo grau. De que serve o mesmo para a OTOC? NADA!!! A Ordem dos advogados já tem o mestrado em estudo e parece que vai dispensar o exame ou já dispensa, não sei, não sou estudante de direito, mas sei que estava em estudo.
-
Chega de hipocrisias! As ordens fecharam os acessos de forma pouco justa. Basta ver que agora os estágios para os que agora se licenciam aumentaram em duração. Ainda à pouco falava com uma colega TOC das antigas que me dizia: para que? para que mais tocs??? Não basta já os que estão no activo? Eu retorqui, ninguém vive para sempre! "Deus nessas coisas não falhou".
-
É uma vergonha o que se está a fazer aos jovens que querem entrar num mercado de trabalho profissionaliz ante. Muitos tem familiares com contabilidade que há muito esperam a sua ajuda. Já nem falo de angariar clientes. Falo da possibilidade de estes jovens poderem ter uma profissão e não trabalharem numa caixa do jumbo ou numa empresa de trabalho temporário, sendo os mesmos possuidores de uma licenciatura adequada.
Esta falta de sensibilidade, permite extrapolar para o porque de o País estar como está.

*

Offline Joaquim Santiago

• **
  • 30
  • 3
« Responder #29 em: Julho 01, 2011, 01:12:33 am »
Quanto a discução acerca deos cursos de contabilidade e gestão é ver a quantidade de unidades curriculares iguais e a creditação existente em cada unidade cientifica dos mesmo para verificar se existe assim tanta diferença. Na minha opinião não existe assim tanta diferença, até porque, para um curso poder ser reconhecido pela OTOC tem que cumprir determinadas requisitos de creditação em algumas áreas cientificas, pelo que os cursos tem de ser adaptados a essa necessidade de cumprir os requisitos. E depois e preciso fazer o exame pelo que isso da diferença entre contabilidade ou gestão é uma falsa questão.

Quanto a realização do exame, fiz exame agora em Junho em Aveiro, e foi feita uma chamada por ordem alfabetica em que cada um se sentava por essa ordem, impedindo assim que quem se conhecesse pudesse ficar junto e fazer exame em conjunto. Durante a chamada se faltasse alguem esse lugar ficava vazio, sendo depois ocupado pela pessoa quando chuegasse, ficando assim tudo sentado por ordem alfabetica. Quanto as mesas eram individuais e com o espaço existente entre elas era muito dificil tentar ver alguma coisa para o lado ou perguntar, pelo que o exame se realizou em silencio e nao dei conta de nada de copiar, ate porque durante grande parte do exame havia professores a movimentar-se pela sala. Quanto a codigos anotados e snc explicado nao dei conta de nada mas cada um sabe o risco que corre ao levar sem ser permitido, conforme ninguem viu podiam ter visto e ter corrido mal.