Boa tarde,
Pode criar a sua empresa sempre que quer, vou começar pelos
custos:1º Criação da empresa: 360€ conservatória + 75€ criação do nome + 20€ +/- livro de atas + 50€ +/- carimbos completos e da gerência
Não esquecendo que é necessário o capital social, sei que a conservatória diz que pode abrir uma empresa com 1 €, mas com as despesas de abertura já estaria em inconformidade com o
artº 35º do CSC pelo que aconselho a iniciar com um capital social que se sinta à vontade para as despesas iniciais: criação da empresa + imobilizado (da sua atividade para a empresa) + outro tipo de despesas.
Em IRC:
- 1º ano é isento PEC, no 2º ano caso não atinja os valores mínimos são 500€ x 2
- a taxa de IRC é de 17% até 12.500 ou 15.000 os restantes creio que irá se manter os 23% no próximo ano;
- caso tenha lucro Pag. p/ Conta
....
A nível da empresa:
- tem que pagar a sua seg. social, só se estiver a trabalhar noutro local, caso contrário são 34,75% sobre o ordenado que pretenda + IRS (se atingir);
- no seu caso como pode assinar não precisa de pagar uma avença à Contabilidade;
- Um programa, ou atualizar o atual...
Vantagens:A meu ver, permite separar a vida pessoal da vida profissional, para quem não o saiba fazer enqto ENI.
O seu IRS passa a ser tributado por uma taxa mais baixa, pois agora deve ser tributado a uma taxa superior à de um TCO.
O meu conselho, caso pretenda abrir a empresa, crie em Janeiro para usufruir as isenções que tem direito.
Senão:Criar uma empresa implica investir, e saber gerir os primeiros meses para que depois não falte capital, onde trabalho vejo muitos clientes que são bons ENI's mas depois são maus donos de empresas!!!
Espero ter ajudado

;P