Bom dia, eu tenho algumas dúvidas em relação à contabilização de uma IPSS, sendo esta a minha primeira contabilidade e agradecia qualquer ajuda para um melhor aprofundamento do mesmo assunto.
Factos: IPSS com 3 valências (Formação, Transporte, Centro de Dia)
1ª Pergunta: Estas valências encontram-se associadas ao SP cada um com o seu CAE mas o nº fiscal é o da IPSS. Isso faz dele um SP misto certo?
2º Pergunta: Não compensa tirar as valências da atividade estatuária principal, e criar autonomamente uma empresa para cada atividade em que a IPSS funciona como Administradora?
3º Pergunta: Pelo artigo 9º do CIVA, atualmente ela encontra-se isenta de IVA. Ou seja só se contabiliza-se o IVA Suportado, OU leva-se tudo a gasto(IVA incluido e não se discrimina) e depois divido na Contabilidade Analitica pelos Centros de Custo?
4º Pergunta: Em relação à comunicação dos inventários à AT, tenho jogos e livros de uma pequena biblioteca, mas muitos já estão inutilizados ou desaparecidos, ou seja tenho que ajustar estes ativos e pensar como obsoletos/monos e por isso dar baixa na contabilidade e no ficheiro da AT não inclui-los?
Por enquanto são estas as minhas dúvidas, mas mais irão a caminho
Agradecia a partilha do conhecimento dos colegas para poder executar o meu trabalho com máxima eficácia.
Cumprimentos a todos