collapse

Pesquisa

formação académica OCC

• 20 Respostas
  • 374 Visualizações
*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
Re: formação académica OCC
« Responder #15 em: Julho 14, 2016, 12:26:30 am »

Caro colega,

Não há nada a fazer ... a não ser fazer as disciplinas que a OCC exige!!!!

Boa tarde,

Eu tenho uma licenciatura em Gestão e um mestrado em contabilidade, Fiscalidade e Finanças empresariais  no ISEG.

Enviei as minha habilitaçoes para avaliação e também me ocorreu a mesma situação, colegas que realizaram os mesmos cursos comigo foram admitidos e ja realijaram exame em Fevereiro e a mim foi me dito que teria de fazer mais 4 cadeiras , entre elas :

Contabilidade e Relato Financeiro: 2 UC

"Contabilidade de Grupos de Empresas";

1 entre "Contabilidade do Sector Público" ou "Contabilidades Sectoriais"

Fiscalidade: 1 UC

"Direito Fiscal"

Ética e Deontologia: 1 UC

"Ética e Deontologia"

Quando eu no mestrado, já fiz uma cadeira de ética, fiz diversas cadeiras de fiscalidade assim como diversas de contabilidade.
Não sei o que fazer e como para uns fazem uma avaliação e para outros outra avaliação, alguém sabe como posso resolver esta situação?

Obrigado

Cumprimentos

Cátia

*

Offline Shrek

• 1419
  • 71
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
« Responder #16 em: Julho 14, 2016, 11:09:07 am »
Em relação a simulação empresarial basta que tenha uma licenciatura nas áreas de gestão, ecónomia ou contabilidade e terá que fazer a disciplina de simulação numa escola que tenha acordo.

Chamo a atenção que por vezes a OCC exige mais disciplinas do que apenas a de simulação empresarial pelo que terá que ver sempre com a ordem quais as disciplinas que precisa frequentar, pois tive colgas externos que tiveram que fazer fiscalidade, ética e deontologia e simulação.

« Responder #17 em: Julho 19, 2016, 12:57:29 pm »
Boa tarde,

Mas a questão é que tenho colegas de curso que foram admitidos para exame sem ter de fazer cadeiras extras. E se neste caso, alguém tem conhecimento de uma forma de tentar resolver a situação.

Não sei se poderei refutar a resposta da OCC com o plano curricular das cadeiras que me pedem para realizar.

Em relação a simulação empresarial basta que tenha uma licenciatura nas áreas de gestão, ecónomia ou contabilidade e terá que fazer a disciplina de simulação numa escola que tenha acordo.

Chamo a atenção que por vezes a OCC exige mais disciplinas do que apenas a de simulação empresarial pelo que terá que ver sempre com a ordem quais as disciplinas que precisa frequentar, pois tive colgas externos que tiveram que fazer fiscalidade, ética e deontologia e simulação.

Caro colega, Externos como assim??

Mas eu tive diversas cadeiras de fiscalidade, e tive ética,  não faz sentido me estarem a pedir para fazer estas cadeiras novamente.

*

Offline Shrek

• 1419
  • 71
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
« Responder #18 em: Julho 19, 2016, 02:17:08 pm »
Caro colega eu não estou a afirmar que vai ter que fazer essas cadeiras todas, o que dei foi exemplos de algumas colegas que tive que o tiveram que fazer pois em Gestão não tiveram as contabilidades financeiras todas, não tiveram ética, etc.
MAs por exemplo fizeram simulação empresarial como cadeira de opção no curso de gestão e ficaram dispensadas dessa cadeira tendo que frequentar as outras.
Mas a ordem procede a uma análise do curso e avalia indicando-lhe as cadeiras que terá que frequentar. Depende do curso , da escola, etc.

Os colegas que mencionou eram do mesmo curso e do mesmo ano e mesma escola ?

*

Offline AnaMargaridaP

• 357
  • 6
« Responder #19 em: Julho 19, 2016, 03:43:49 pm »
Como referi anteriormente a questão das datas é mesmo muito importante.
No meu caso, tive só que fazer simulação empresarial na ESTG mas tinha que me inscrever até dia 31-12-2015, um dia depois e já mudavam as "regras".

E tenho que entregar o comprovativo de aproveitamento até 31 de Julho de 2016.

Mas cada caso é um caso, depende do curso, da escola do ano de início do curso e do ano em que se acabou. Só tirar o mesmo curso não é um factor, tem que ser mesmo tudo igual.   
Ana Seixas

« Responder #20 em: Abril 20, 2017, 12:56:04 am »
Como referi anteriormente a questão das datas é mesmo muito importante.
No meu caso, tive só que fazer simulação empresarial na ESTG mas tinha que me inscrever até dia 31-12-2015, um dia depois e já mudavam as "regras".

E tenho que entregar o comprovativo de aproveitamento até 31 de Julho de 2016.

Mas cada caso é um caso, depende do curso, da escola do ano de início do curso e do ano em que se acabou. Só tirar o mesmo curso não é um factor, tem que ser mesmo tudo igual.

Em 2010 a Ordem publicou a formação académica que passava a ser necessária para a inscrição.

No diploma publicado - o Anúncio n.º 6060/2010 - percebe-se que depois de 31 de dezembro de 2015 os novos critérios de formação académica passam a ser aplicados a todos os candidatos a membros da OCC.

Por aplicação destes critérios é que algumas pessoas têm de fazer mais cadeiras, mas as cadeiras não são indicadas pela Ordem de forma aleatória, é sempre para corresponder aos critérios que são:

Cadeiras da área da Contabilidade e Relato Finaneiro têm de somar 27 créditos ECTS e passar por todos os conteúdos que estão no n.º 7 do Anúncio n.º 6060/2010.

Cadeiras da área da Contabilidade Analítica e de Gestão têm de somar 14 créditos ECTS e passar por todos os conteúdos que estão no n.º 8 do Anúncio n.º 6060/2010.

Cadeiras da área da Fiscalidade têm de somar 14 créditos ECTS e passar por todos os conteúdos que estão no n.º 9 do Anúncio n.º 6060/2010.

Cadeiras da área das Finanças têm de somar 14 créditos ECTS e passar por todos os conteúdos que estão no n.º 10 do Anúncio n.º 6060/2010.

Cadeiras da área do Direito das Empresas têm de somar 9 créditos ECTS e passar por todos os conteúdos que estão no n.º 11 do Anúncio n.º 6060/2010. 

Cadeiras da área da Ética e Deontologia têm de somar 2 créditos ECTS e passar por todos os conteúdos que estão no n.º 12 do Anúncio n.º 6060/2010.

E mais cadeiras das áreas complementares, a somar 40 créditos ECTS em pelo menos quatro das seis áreas descritas no n.º 13 do Anúncio n.º 6060/2010.

Apenas as licenciaturas em Contabilidade costumam correspoder a 100% a estes critérios. As licenciaturas de Gestão não costumam ter tantas cadeiras de contabilidade e as licenciaturas de Economia às vezes nem Fiscalidade têm...

As disciplinas de Projeto Simulação Empresarial não entram para estas contas e apenas servem para obter dispensa do estágio se a universidade onde são frequentadas assinou um protocolo com a OCC.
(artigo 28 e 29 do regulamento do estágio)