collapse

Pesquisa



Projecção de Resultados

  • 2 Respostas
  • 3462 Visualizações
*

Offline csov

  • ****
  • 225
  • 7
  • Sexo: Feminino
Projecção de Resultados
« em: Março 20, 2018, 10:42:57 am »
Bom dia Colegas,

Foi-me solicitado pelo responsável da empresa onde trabalho a elaboração de uma projecção de resultados da empresa até 2029.

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar com algum ficheiro de calculo ou indicação dos elementos que devo ter em conta.

O objectivo é fazer uma estimativa dos futuros resultados da empresa que possam existir para distribuição e os impostos que possam decorrer dessa distribuição.

Ora estou à muito pouco tempo na empresa pelo que ainda não tenho muitos conhecimentos das variáveis que podem fazer variar os resultados, mas sei que no nosso mercado, o clima tem um impacto considerável nas vendas (pois temos muitos produtos relacionados com a parte agrícola).
Penso que o período temporal que me solicitam é irrealista, porque não consigo prever se vamos ter anos muito chuvosos ou quentes (entre outros factores) e como todos sabemos também é impossível prever a evolução das taxas de tributação dos próximos 10 anos.
Mas dizer a esta gente que até posso tentar fazer esta estimativa mas que a mesma pode sair totalmente ao lado, é entendido como falta de vontade ou falta de saber (que confesso que até pode existir, pois nunca fiz este tipo de trabalho).

Agradecia ajuda.


Obrigada.





Cátia

*

Offline asousa87

  • ***
  • 79
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Projecção de Resultados
« Responder #1 em: Março 25, 2018, 11:03:03 pm »
Olá boa noite.

Fazer projecções, muitas vezes, a um ano já é um exercicio bastante complicado, fará agora a 11 anos. Do que já vi, posso deixar algumas notas que o pode ajudar:
- o primeiro passo é encontrar bases estaveis, por exemplo, os ultimos 5 anos;
- poderá ainda ter um outra base que será o budget para o proximo ano; a partir daqui tudo será projetados com base em pressupostos
- convencer os superiores que isto são estimativas, e como tal, estão sujeitas a desvios;
- depois de os convencer que são estimativas, tem que se alinhar com eles no sentido de estarem todos de acordo com as mesmas;
- a primeira variavel de analise poderão ser as vendas (por produto ou segmento); por exemplo, nos ultimos 5 anos as vendas têm vindo a crescer x%; podemos assumir este crescimento para os proximos anos (+ inflação)? ou algures nos proximos anos poderemos ter novos produtos que implique nova taxa de crescimento? Antes de dar um previsão tem que alinhar com a gestão estes detalhes, ainda para mais tratando-se da primeira vez que este exercicio é feito; eles saberão melhor que ninguem os planos para os proximos anos;
- outro passo importante é a custo da venda (ou indiretamente a margem); nos ultimos anos tivemos margem de Y; é para manter ou poder ter alguns economias de escala ou aprendizagem que permitem diminuir custos e aumentar margem? Mais uma vez, a gestão terá uma palavra a dizer;
- depois terá que definir os custos operacionais; por exemplo, nos ultimos anos os custos com pessoal representam z% da percentagem das vendas; então poderemos usar esta % para determinar custos com pessoal (ou outro opex) para os proximos anos;
- fazendo estes passos, terá já quase um resultado operacional;
- estimar depreciações poder ser um exercicio facil, sendo que precisa de saber se a gestão está disposta a investir mais;
- custos financeiros também deverão ser faceis de calcular, se a gestão lhe der um montante médio/maximo de divida;
- Impostos também serão faceis de estimar.

Posto isto tem um PL completo, e a partir daqui pode derivar um balanço por exemplo, usando os dados que tem de PMP, PMR, rotação de stocks....
Depois poderá ainda calcular um cash flow por ano e identificar cash flow para distribuir ou eventuais necessidades de tesouraria.
A mensagem que queria passar é muito simples: para ser bem feito e com rigor, tem que haver um compromisso com a gestão...

Não sei se consegui ajudar...

Artur.


*

Offline csov

  • ****
  • 225
  • 7
  • Sexo: Feminino
Re: Projecção de Resultados
« Responder #2 em: Abril 12, 2018, 02:24:08 pm »
Muito obrigada colega Artur pela sua resposta.

Na realidade a própria gerência não se compromete com nada, pois acha que o contabilista sabe tudo.
Nunca existiram análise a resultados de anos anteriores, pelo que para obter a informação necessária do passado para ter uma base para trabalhar, teria de ser eu a recolha de toda a informação, e contar com umas quantas rasteiras pelo caminho.
Sou uma só pessoa, para fazer contabilidade, tratar da parte de recursos humanos, tratar de cobranças.... além das análises de evolução de vendas, mapa de exploração, análise mensal das margens de vendas e estão sistematicamen te a solicitar trabalhos adicionais dizendo que a contabilidade não demora assim tanto a fazer, "é só carregar no botão" dizem eles.
Adoro o que faço, mas fico realmente desanimada com as obrigações/dores de cabeça que temos sem que o mesmo se reflicta, pelo menos, monetariamente no final do mês.

Mais uma fez agradeço a resposta do colega e peço desculpa pelo desabafo.
Bom trabalho
Cátia

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
12414 Visualizações
Última mensagem Outubro 20, 2010, 06:27:07 pm
por Contabilistas.net
11 Respostas
6706 Visualizações
Última mensagem Agosto 02, 2011, 11:55:44 am
por Contabilistas.net
2 Respostas
11318 Visualizações
Última mensagem Outubro 20, 2011, 05:28:05 pm
por Nuno David
3 Respostas
3640 Visualizações
Última mensagem Outubro 30, 2011, 12:27:26 pm
por lilianacatarina
3 Respostas
11553 Visualizações
Última mensagem Novembro 09, 2011, 10:58:05 am
por Sara Meira

Exemplo de Formulário de Inscrição

Mensagens recentes

Re: Experiência Profissional por Joaoliveira25
[Hoje às 08:00:46 am]


Irs estudante por LiAAna
[Maio 17, 2024, 11:59:36 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por mazo
[Maio 17, 2024, 02:29:12 pm]


Experiência Profissional por HÉLDER ARAÚJO
[Maio 17, 2024, 10:33:59 am]


Apresentação | PMM Contabilidade por PMM Contabilidade
[Maio 16, 2024, 05:47:52 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Maio 16, 2024, 04:19:18 pm]


Parceria com empresa de Contabilidade em Braga por Contabilistas.net
[Maio 16, 2024, 04:03:54 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por Anitta
[Maio 15, 2024, 05:08:03 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por AndreiaM
[Maio 15, 2024, 02:21:14 pm]


Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por acmarques8
[Maio 15, 2024, 10:18:40 am]


Re: ERRO MODELO 22 por cams81
[Maio 15, 2024, 09:17:39 am]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 14, 2024, 07:22:18 pm]

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 [18]
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.