collapse

Pesquisa



Algumas considerações sobre o exame de avaliação profissional

  • 4 Respostas
  • 3296 Visualizações
*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Bom dia,

Após uma rápida leitura o tópico "Contestação ao exame de 30 de Maio", quero deixar algumas considerações. O exame de avaliação profissional visa na sua essência reconhecer aos proponentes competências nas áreas em apreço com vista ao exercício da profissão de "contabilista certificado".

Como devem compreender cabe à ordem "OCC" elaborar e corrigir os respectivos exames e de acordo com as normas e normativos em vigor. Ora face ao exposto, parece-me de que o exame em causa não apresenta irregularidade s graves tal como já aconteceu num passado bem recente. Com isto quero dizer de que qualquer tentativa de anular o exame ou atribuir cotação máxima aos candidatos é manifestamente utópico pensar-se possível.

Com este tópico não pretendo contrariar as vossas pretensões, ou tampouco demover-vos de iniciativas conjuntas ou individuais de fazerem chegar a vossa palavra aos responsáveis pela elaboração do exame. O grau de dificuldade como motivo para contestar é em meu entender um motivo não-válido, aliás já no passado houveram exames com taxas de aprovação na ordem dos 9.1% (ultimo exame de 2009).

Sou da opinião de que devem seleccionar as questões passiveis de recurso, e argumentem todas as que acharem possíveis de argumentar em vosso favor, mas atenção: argumentos válidos que permitam de facto contrariar a resposta atribuída como correcta por parte da ordem. Não esqueçam de que mesmo que o recurso seja indeferido, terão sempre a possibilidade de recorrer para a própria bastonária.

No passado recente, os recursos foram em muitas ocasiões aceites e com isso imensos candidatos viram o resultado de "não aprovado" para "aprovado".  Bastará verem os quadros referentes aos exames anteriores aqui no fórum, e facilmente perceberão isso mesmo. Imagino o vosso estado de ansiedade, afinal já o vivi na primeira pessoa no passado, sei da revolta que provoca, mas isso não deve retirar-nos a capacidade de analisar a situação o mais friamente possível, e com base nisso optar pela melhor solução.

Encarem este tópico apenas como uma opinião, são apenas considerações que não poderia alhear-me de as fazer em tempo oportuno. A semana passada estive de férias o que me retirou alguma capacidade de interacção, mesmo tendo vindo cá todos os dias não consegui dar a devida atenção à situação do exame.

NOTA: Deixo este link para um tópico no exame de 2015, pode ajudar http://contabilistas.info/index.php?topic=21168.0

Melhores cumprimentos,
Paulo Carvalho
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline MARY101

  • **
  • 21
  • 1
Re: Algumas considerações sobre o exame de avaliação profissional
« Responder #1 em: Julho 25, 2018, 02:57:57 pm »
Boa tarde. Em meu nome desde já agradeço os seus comentários que são sempre vistos de forma construtiva e como uma ajuda a quem é leigo nestas situações. Infelizmente aquilo que acho e cada vez mais tenho certezas é que a occ dificulta a entrada de novos membros, e não vejo outras razões além das receitas nos recursos. Acho inadmissível as dificuldades encontradas, as perguntas vagas e pouco objectivas, mas pior é que possa existir margem para pedir revisão. Se não formos nós a contestar, nós que na maioria ja passou pela situação de reprovação mas se sente completamente capaz de fazer aquele exame, então tudo se manterá ou até piorará.
Acima de tudo acho que o exame tem que ser com um português claro, respostas concretas que nao possam deixar margem se quer para duvidas. Aquela é a resposta certa sem haver contestações. 
É revoltante saber que existem profissionais que não têm capacidades para a profissão mas que laboram (eu conheço um caso destes) e que só estão inscritos porque na altura o exame nao era obrigatorio. Fazem contabilidades às 3 pancadas com a ajuda de a b e c e lá se vão safando. E nós, estamos empancados porque enfim... é aqui que tudo começa. Já nos são colocados rótulos por culpa da occ. Muito honestamente, ponho em causa se é isto que eu quero para o meu futuro, não por falta de capacidades mas por falta de honestidade da entidade que nos regula.

Mais uma vez obrigada pela sua intervenção.

Re: Algumas considerações sobre o exame de avaliação profissional
« Responder #2 em: Julho 25, 2018, 09:32:33 pm »
Alguem me consegue ajudar nestas questoes para contestar?

11- concorre mesmo para o apuramento do lucro tributavel?
14- os dispendios são reconhecidos como ativo intangível?
18- existe diferença de câmbio?
23- os contabilistas não têm autonomia técnica?
24- não pode ser por opção do cliente?
30- não é uma aquisição intracomunitar ia?
31- para mim não é localizada em Portugal,  visto que quem angaria tem domicílio francês e trata-se só sobre as comissões pagas a esse francês.
45- não concordo com "e solicitar", pois não se solicita.
46- não são apenas para as sociedades de contabilidade?
50- não seria mais correto ser responsabiliza do pela violação?

*

Offline JCG

  • **
  • 14
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Algumas considerações sobre o exame de avaliação profissional
« Responder #3 em: Julho 26, 2018, 10:33:03 pm »
De forma a tornar o processo mais transparente a OCC deveria de divulgar aos candidatos, para além da grelha de correcção, o enquadramento legal e os cálculos das questões consideradas como certas bem como a taxa de aproveitamento, a média e desvio padrão das notas obtidas...   

*

Offline AnaMargaridaP

  • ****
  • 357
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Algumas considerações sobre o exame de avaliação profissional
« Responder #4 em: Agosto 07, 2018, 02:10:14 pm »
Concordo a 100% Paulo Carvalho.

Foi sem dúvida um exame muito difícil mas esse facto não é válido para se contestar todo o exame.

Ana Seixas

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
5976 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 07, 2013, 11:23:36 am
por lena13
7 Respostas
2001 Visualizações
Última mensagem Setembro 18, 2017, 07:35:22 pm
por stalker90
0 Respostas
2544 Visualizações
Última mensagem Janeiro 17, 2018, 03:37:32 pm
por ffreitas
4 Respostas
3842 Visualizações
Última mensagem Outubro 28, 2019, 03:06:28 pm
por Contabilistas.net
0 Respostas
2044 Visualizações
Última mensagem Janeiro 15, 2024, 10:44:32 am
por Contabilistas.net

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 [4]
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.