collapse

Pesquisa



IFRS 16

  • 18 Respostas
  • 16804 Visualizações
*

Offline asousa87

  • ***
  • 79
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: IFRS 16
« Responder #15 em: Setembro 20, 2019, 11:12:31 am »
Bom dia.

Sem problema.

No caso das locações financeiras, eu diria que o resultado é igual, porque a otica de reconhecimento da IFRS 16 é similar à optica de reconhecimento das locações financeiras pré-adopção.
De uma outra forma, é como se todas as locações passassem a classificadas como financeiras (ativo e responsabilida de), mas em rubricas diferentes.

Artur.


*

Offline veraajsousa

  • ***
  • 74
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: IFRS 16
« Responder #16 em: Setembro 20, 2019, 12:58:08 pm »
Boa tarde,

Certo, está compreendido.
Obrigada por toda a ajuda.

Vera
Vera

*

Offline jpbalona

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: IFRS 16
« Responder #17 em: Outubro 16, 2019, 05:48:58 pm »
Boa tarde,

Necessito de uma ajuda.

Em Janeiro de 2019 adoptei a IFRS 16 e nos contractos de leasing de viaturas e maquinaria.

Nas viaturas já existentes em Jan/19, identifiquei o valor em falta para finalização do contracto e coloquei como valor de aquisição, dividindo esse valor pelos meses em falta e calculei as amortizações até ao final do contracto. ( as contas utilizadas foram 434/438/64).

Nas viaturas novas efectei da mesma forma.
Exemplo: total do contracto : 10.149,54
duraçao - 3 anos
amortização mensal : 281,93

Está correcto?

A minha outra duvida prende-se com um "abate" antes do contracto inicial terminar.

Qual a contabilização correcta, visto que não há mais ou menos valias.

Obrigado,
João

*

Offline asousa87

  • ***
  • 79
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: IFRS 16
« Responder #18 em: Outubro 17, 2019, 09:59:12 am »
Bom dia.

1ª parte: os 10,149 eur que dá como exemplo estão descontados, ou são apenas uma soma dos valores a pagar até ao final do contrato? Do seu texto não consigo confirmar se este procedimento foi realizado.
Se este procedimento foi realizado, parece me correto.

No caso das viaturas, está a assumir todos os custos relacionados, ou seja, as manutenções, seguros... Ou seja, todas as componentes que vêm na fatura da locadora correto?

No caso das máquinas, se estivermos a falar de máquinas pesadas por exemplo, pode ser necessário criar uma provisão para desmantelament o, tal como criaria se adquirisse a máquina ao invés do renting; se achar que são necessários custos de desmantelament o, deverá também inclui-los nos valor do ativo (por contrapartida de provisões, descontado ao ano em que estima realizar essa provisão).

2ª parte: do que li nas normas, não há uma conta especifica para registar estes ganhos / perdas. Já tive casos destes, normalmente com locações de menor valor e o que fiz foi criar um conta especifica para estes casos, onde coloco os ganhos / perdas relacionados com diferenças direito uso / passivo locação aquando do abate antecipado.

Espero ter ajudado.

Artur.



 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
3305 Visualizações
Última mensagem Janeiro 10, 2012, 09:53:25 pm
por mcarvalho
0 Respostas
2987 Visualizações
Última mensagem Março 28, 2012, 08:21:21 pm
por Rmartins
0 Respostas
3530 Visualizações
Última mensagem Junho 14, 2012, 05:39:50 pm
por Contabilidade88
0 Respostas
1799 Visualizações
Última mensagem Julho 02, 2012, 11:01:01 am
por Rmartins
0 Respostas
4185 Visualizações
Última mensagem Outubro 19, 2013, 02:26:46 pm
por Rcorreia

Exemplo de Formulário de Inscrição

* Exame OCC

Não foram encontradas mensagens.

Votações

  • A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Setembro 2025
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 [13]
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.