Boa noite colegas,
Estou agora a iniciar o meu trabalho na área da contabilidade e tenho duas questões para a quais espero que alguém me consiga ajudar.
Uma Empresa adquiriu um automóvel junto de uma concessionária, no valor 20 317,08 € (devido a um desconto obtido de 6 986,24 €) + IVA de 4 672,92 €, perfazendo assim um total de 24 990,00 €.
Existiu uma entrada inicial no valor de 3 431,94 €, sendo que o montante que fica em dívida será pago em prestações (amortização de capital + juros + comissões + portes...) uma vez que foi feito financiamento junto da concessionária
.
Ora as minhas duvidas são as seguintes:
1º. Qual a forma mais correcta de efectuar todos estes lançamentos contabilístico
s?
2º. Foi emitida uma factura inicial com o montante total da viatura por parte da concessionária, e agora conforme vão sendo pagas as prestações, estão a ser emitidas novas facturas (que incluem o capital + retantes encargos). Isto faz sentido? Na minha opinião, visto que já foi emitida uma factura com o valor total da viatura, agora só deveria constar nas facturas os valores referentes aos juros e restantes encargos, ou estou a pensar mal sobre o assunto?
Aguardo a vossa ajuda.

Agradeço desde já.