collapse

Pesquisa



Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica

  • 49 Respostas
  • 23732 Visualizações
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #15 em: Outubro 18, 2011, 02:42:43 pm »
 
Boa tarde a todos
 
Quero agradecer à Fátima pela disponibilidad e em avançar com uma possivel correcção.
É sem duvida muito importante para os membros do forum ter a opinião de alguém qualificado e que sabe da matéria.
 
Independenteme nte, de sabermos que temos de encarar esta proposta como uma sugestão e de até correr o risco das respostas da OTOC serem diferentes, é um passo muito positivo ter algo em que nos possamos basear até para possiveis contestações.
 
Muito obrigado mesmo Fátima.
 
Cumprimentos
Marco Martins

*

Offline Alice Reis

  • ***
  • 145
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #16 em: Outubro 18, 2011, 03:00:42 pm »
Mais uma vez obridgada pela v/ ajuda e colaboração.
 
Comecei a fazer os testes diários  com a analitica cpmpletamente esquecida e...por esta correção nas onze errei 1, não respondi a 2 e tenho as 8 certas...consi derando a 38 e 40 como certas pq em COIMBRA o juri tb foi claro, deu-nos a informãção de que a 38 não se consegui fazer, mas que eram considerados os 0,4 para todos.

*

Offline Ana Arc

  • **
  • 23
  • 0
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #17 em: Outubro 18, 2011, 03:16:32 pm »
Muito obrigado pelo vosso tempo dispendido. . Ajuda imenso ter uma opiniao, para nos ocuparmos enquanto esperamos.
 
Cumprimentos,
 
Ana

*

Offline VSantos

  • **
  • 46
  • 0
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #18 em: Outubro 18, 2011, 03:35:02 pm »
Mt obrigado pela excelente ajuda! espero que a resolução seja igual ao entendimento da otoc das 11 questões errei uma ( considerando as questões 38 e 40 anuladas)
Obrigado

*

Offline Patrícia_P

  • **
  • 16
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #19 em: Outubro 18, 2011, 04:18:47 pm »
Faço minhas as palavras dos colegas anteriores...s ão excelentes.
 
Obrigada por tudo.

*

Offline armsilva

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #20 em: Outubro 18, 2011, 04:22:31 pm »
Concordo com todas, excepto:
 - Questão 34: a justificação dada não me parece correcta (ao salário base acresce a quota-parte do 13º e 14º mês, bem como todos os outros encargos (seguros de saúde, subsídios, acidentes de trabalho, etc.) que possam ser directamente imputáveis ao custo da mão-de-obra directa;
 - Questão 40: a solução para mim é 1.000 euros favorável (o desvio ocorrido na secção de GGF não é imputado à produção)
Boa tarde,
Discordo da apreciação que o hmspaulo faz relativamente à questão 40. No meu entender, a Produção é o "Custo Industrial de Produção", que, por definição, (in Temas de Contabilidade de Gestão - Franco, Victor Seabra e outros - Livros Horizonte) é:
O somatório de todos os custos inerentes à função Industrial (Produção) que ocorrem durante o período, os quais podem ser classificados em três categorias:
- Consumo de Matéria-Prima (MP)
- Mão-de-Obra Directa (MOD)
- Gastos Gerais de Fabrico (GGF).
Assim, só me resta declarar a minha total concordância com a proposta apresentada pela Fátima.
Cumprimentos
ArmSilva

*

Offline lilianacatarina

  • ***
  • 187
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #21 em: Outubro 18, 2011, 05:16:06 pm »
Boa tarde
 
Antes de mais quero agradecer a ajuda q nos deram ao longo da 'preparação para este exame,e agr tb com a proposta de resolução da parte de analitica, q nos dá a ideia de resolução dos exercicios ou se no caso for, uma forma de contestar a proposta da OTOC.
 
Das 11 questoes de analitica fiz 7 questoes e acertei em todas
e a questao 38 nao fiz pois havia indicação de q seria anulada, assim como por nao xegar ao valor das opções tb nao fiz a 40.
Se nos for dado a cotação destas duas questoes anuladas e com as 7 acertadas obtenho 3.6 valores.
 
Cpts
Liliana 

*

Offline hmspaulo

  • **
  • 41
  • 1
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #22 em: Outubro 18, 2011, 05:30:35 pm »
Concordo com todas, excepto:
 - Questão 34: a justificação dada não me parece correcta (ao salário base acresce a quota-parte do 13º e 14º mês, bem como todos os outros encargos (seguros de saúde, subsídios, acidentes de trabalho, etc.) que possam ser directamente imputáveis ao custo da mão-de-obra directa;
 - Questão 40: a solução para mim é 1.000 euros favorável (o desvio ocorrido na secção de GGF não é imputado à produção)
Boa tarde,
Discordo da apreciação que o hmspaulo faz relativamente à questão 40. No meu entender, a Produção é o "Custo Industrial de Produção", que, por definição, (in Temas de Contabilidade de Gestão - Franco, Victor Seabra e outros - Livros Horizonte) é:
O somatório de todos os custos inerentes à função Industrial (Produção) que ocorrem durante o período, os quais podem ser classificados em três categorias:
- Consumo de Matéria-Prima (MP)
- Mão-de-Obra Directa (MOD)
- Gastos Gerais de Fabrico (GGF).
Assim, só me resta declarar a minha total concordância com a proposta apresentada pela Fátima.
Cumprimentos
ArmSilva

Boa tarde,
O que está em causa é a valorização da produção acabada usando o custeio padrão. Desta forma deverá consultar, nos exercícios que constam no livro que menciona, a forma de valorização usada e irá chegar à mesma conclusão que eu.

*

Offline Paulo Nunes

  • ***
  • 119
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #23 em: Outubro 18, 2011, 07:15:35 pm »
Boa tarde.
Concordo com a resolução em todas as questões.
Na questão 40 também não me deu desvio, claro que os GGF devem ser imputados na produção.
Sem dúvida que a questão tem que ser anulada. Perdi imenso tempo nas questões 38 e 40 e como não cheguei a nenhuma das soluções propostas deixei ambas em branco. Só que o tempo dispensado nestas questões fez-me imensa falta no final do exame, por causa disso na matéria de analítica deixei uma questão por fazer e outra errei porque fiz à pressa porque não li o enunciado correctamente por falta de tempo.
Errar é humano, mas a Otoc devia de ter mais cuidado nestes lapsos, é que isto prejudica imenso os alunos, espero não reprovar devido a isso.
Obrigado pela vossa dedicação.
 
Cumprimentos,
 
Paulo Nunes

*

Offline armsilva

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #24 em: Outubro 18, 2011, 10:35:30 pm »
Concordo com todas, excepto:
 - Questão 34: a justificação dada não me parece correcta (ao salário base acresce a quota-parte do 13º e 14º mês, bem como todos os outros encargos (seguros de saúde, subsídios, acidentes de trabalho, etc.) que possam ser directamente imputáveis ao custo da mão-de-obra directa;
 - Questão 40: a solução para mim é 1.000 euros favorável (o desvio ocorrido na secção de GGF não é imputado à produção)
Boa tarde,
Discordo da apreciação que o hmspaulo faz relativamente à questão 40. No meu entender, a Produção é o "Custo Industrial de Produção", que, por definição, (in Temas de Contabilidade de Gestão - Franco, Victor Seabra e outros - Livros Horizonte) é:
O somatório de todos os custos inerentes à função Industrial (Produção) que ocorrem durante o período, os quais podem ser classificados em três categorias:
- Consumo de Matéria-Prima (MP)
- Mão-de-Obra Directa (MOD)
- Gastos Gerais de Fabrico (GGF).
Assim, só me resta declarar a minha total concordância com a proposta apresentada pela Fátima.
Cumprimentos
ArmSilva

Boa tarde,
O que está em causa é a valorização da produção acabada usando o custeio padrão. Desta forma deverá consultar, nos exercícios que constam no livro que menciona, a forma de valorização usada e irá chegar à mesma conclusão que eu.
Boa noite, hmspaulo:
Peço desculpa por voltar a esta questão, mas da discussão nasce a luz.
Segui o seu conselho, mas não vi nada que me faça chegar à sua conclusão, por isso, peço que me indique o local exacto, no referido livro. o que vi, foi todas as operações desta matéria, entrarem com duas grandezas: Matérias Directas e Custos de Transformação. Ora, como os Custos de Transformação resultam da soma da MOD e dos GGF, não vejo como se pode desprezar esta variável.
Ajude-me (ajude-nos) a entender o seu raciocinio.
Cumprimentos
ArmSilva

*

Offline Vitorino

  • **
  • 21
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #25 em: Outubro 18, 2011, 10:56:54 pm »
Nao concordo apenas com a 39....a resposta era a mais longa...de resto está tudo bem..

Parabéns pelo excelente trabalho.
Cumprimentos

*

Offline DOLSIL

  • **
  • 38
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #26 em: Outubro 18, 2011, 11:52:56 pm »
Boa noite,


Quero também agradecer todo o empenho e apoio que os coordenadores e o Paulo nos têm dado.


Tem sido bastante positivo.


Assim já podemos ter uma ideia quando saírem as notas, até no sentido, em que nos encontraremos mais preparados para fundamentar alguma resposta, caso se revele necessário.


Bem haja.


DS

*

Offline Fátima Mendes

  • *****
  • 1505
  • 105
  • Sexo: Feminino
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #27 em: Outubro 19, 2011, 12:24:05 am »
Concordo com todas, excepto:
 - Questão 34: a justificação dada não me parece correcta (ao salário base acresce a quota-parte do 13º e 14º mês, bem como todos os outros encargos (seguros de saúde, subsídios, acidentes de trabalho, etc.) que possam ser directamente imputáveis ao custo da mão-de-obra directa;
 - Questão 40: a solução para mim é 1.000 euros favorável (o desvio ocorrido na secção de GGF não é imputado à produção)

 
Boa noite colegas,
 
Quanto a Q 34, peço desculpas pelo lapso cometido, o que queria escrever era "encargos mensais" e escrevi "encargos patronais". Vou proceder a alteração do ficheiro.
 
 
Quanto a Q 40, o colega diz:"O que está em causa é a valorização da produção acabada usando o custeio padrão", então mais um motivo para considerar MP, MOD, GGF. 
 
De acordo com o nº 3 do art. 2º do Decreto Regulamentar n.º 25/2009, de 14 de Setembro:
“O custo de produção de um elemento do activo obtém-se adicionando ao custo de aquisição das matérias-primas e de consumo e da mão-de-obra directa, os outros custos directamente imputáveis ao produto considerado, assim como a parte dos custos indirectos respeitantes ao período de construção ou produção que, de acordo com o sistema de custeio utilizado, lhe seja atribuível”.
 
CIPA= EIPVF+CI-EIPVF  se não houver EI e EF, CIPA=CI=MP+MOD+GGF

Logo, na minha opinião, desvio de produção=DTMP+DTMOD+DTGGF
Cumprimentos,
Com os cumprimentos,

*

Offline hmspaulo

  • **
  • 41
  • 1
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #28 em: Outubro 19, 2011, 10:31:04 am »
Concordo com todas, excepto:
 - Questão 34: a justificação dada não me parece correcta (ao salário base acresce a quota-parte do 13º e 14º mês, bem como todos os outros encargos (seguros de saúde, subsídios, acidentes de trabalho, etc.) que possam ser directamente imputáveis ao custo da mão-de-obra directa;
 - Questão 40: a solução para mim é 1.000 euros favorável (o desvio ocorrido na secção de GGF não é imputado à produção)
Boa tarde,
Discordo da apreciação que o hmspaulo faz relativamente à questão 40. No meu entender, a Produção é o "Custo Industrial de Produção", que, por definição, (in Temas de Contabilidade de Gestão - Franco, Victor Seabra e outros - Livros Horizonte) é:
O somatório de todos os custos inerentes à função Industrial (Produção) que ocorrem durante o período, os quais podem ser classificados em três categorias:
- Consumo de Matéria-Prima (MP)
- Mão-de-Obra Directa (MOD)
- Gastos Gerais de Fabrico (GGF).
Assim, só me resta declarar a minha total concordância com a proposta apresentada pela Fátima.
Cumprimentos
ArmSilva

Boa tarde,
O que está em causa é a valorização da produção acabada usando o custeio padrão. Desta forma deverá consultar, nos exercícios que constam no livro que menciona, a forma de valorização usada e irá chegar à mesma conclusão que eu.
Boa noite, hmspaulo:
Peço desculpa por voltar a esta questão, mas da discussão nasce a luz.
Segui o seu conselho, mas não vi nada que me faça chegar à sua conclusão, por isso, peço que me indique o local exacto, no referido livro. o que vi, foi todas as operações desta matéria, entrarem com duas grandezas: Matérias Directas e Custos de Transformação. Ora, como os Custos de Transformação resultam da soma da MOD e dos GGF, não vejo como se pode desprezar esta variável.
Ajude-me (ajude-nos) a entender o seu raciocinio.
Cumprimentos
ArmSilva

Caro ArmSilva,
Lamento mas não tenho o livro comigo. No entanto posso neste momento aprofundar o meu raciocínio: na altura do exame também cheguei à mesma conclusão que todos vós (nenhuma resposta estava correcta) e pensei: o júri não assumiu esta questão como sem solução apesar de o ter feito para a questão 38 (não sei se fez o exame no Auditório 1 da FIL: se o fez lembrar-se-á por certo que foi dito às pessoas que não conseguissem encontrar a solução não perderem tempo e passar para as outras questões, isto depois de já ter dado a cotação da questão 38 a todos) então é porque à partida haveria solução (pensei eu...).

Fui à base do sistema de custeio padrão que é um sistema de custeio especial que permite essencialmente medir a eficiência produtiva, isto é, tem como principal vantagens permitir "isolar" as responsabilida des e não deixar que os desvios ocorridos a montante tenham reflexo negativo/positivo a jusante. Desta forma o desvio total ocorrido numa determinada produção será o somatório dos desvios ocorridos nas diversas secções (permite desta forma medir a eficiência de cada um dos intervenientes na produção).

Citando Matz et Al (1987) in "Contabilidade de Custos", volume 2, Editora Atlas, São Paulo, Brasil os custos padrão são obtidos com base nos resultados referentes a períodos anteriores e assumem um conjunto de condições que reflectem a eficiência normal dos factores, no entanto, as condições de normalidade referidas em termos de eficiência dizem respeito essencialmente aos custos de natureza indirecta. Os custos directos, como a mão de obra e os materiais são calculados considerando as condições correntes.

A diferença que há nos GGF (1.000 euros) é um custo industrial não incorporado (o chamado CINI)...

Logo que tenha oportunidade vou procurar no livro que mencionou um exemplo do CINI.

*

Offline hmspaulo

  • **
  • 41
  • 1
Re: Proposta de resolução "contabilistas.net" Cont. Analitica
« Responder #29 em: Outubro 19, 2011, 10:34:42 am »
Concordo com todas, excepto:
 - Questão 34: a justificação dada não me parece correcta (ao salário base acresce a quota-parte do 13º e 14º mês, bem como todos os outros encargos (seguros de saúde, subsídios, acidentes de trabalho, etc.) que possam ser directamente imputáveis ao custo da mão-de-obra directa;
 - Questão 40: a solução para mim é 1.000 euros favorável (o desvio ocorrido na secção de GGF não é imputado à produção)

 
Boa noite colegas,
 
Quanto a Q 34, peço desculpas pelo lapso cometido, o que queria escrever era "encargos mensais" e escrevi "encargos patronais". Vou proceder a alteração do ficheiro.
 
 
Quanto a Q 40, o colega diz:"O que está em causa é a valorização da produção acabada usando o custeio padrão", então mais um motivo para considerar MP, MOD, GGF. 
 
De acordo com o nº 3 do art. 2º do Decreto Regulamentar n.º 25/2009, de 14 de Setembro:
“O custo de produção de um elemento do activo obtém-se adicionando ao custo de aquisição das matérias-primas e de consumo e da mão-de-obra directa, os outros custos directamente imputáveis ao produto considerado, assim como a parte dos custos indirectos respeitantes ao período de construção ou produção que, de acordo com o sistema de custeio utilizado, lhe seja atribuível”.
 
CIPA= EIPVF+CI-EIPVF  se não houver EI e EF, CIPA=CI=MP+MOD+GGF

Logo, na minha opinião, desvio de produção=DTMP+DTMOD+DTGGF
Cumprimentos,

Bom dia,
Pegando na última parte do texto "a parte dos custos indirectos respeitantes ao período de construção ou produção que, de acordo com o sistema de custeio utilizado, lhe seja atribuível". Estamos em sistema de custeio padrão logo a parte dos custos indirectos (GGF) é imputada ao custo padrão e não ao custo real...

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
27 Respostas
15381 Visualizações
Última mensagem Janeiro 21, 2012, 07:25:48 pm
por AndreiaM
24 Respostas
15244 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 22, 2013, 01:15:54 pm
por VG
16 Respostas
15318 Visualizações
Última mensagem Março 02, 2012, 04:20:14 pm
por Fatinha
31 Respostas
18230 Visualizações
Última mensagem Julho 03, 2012, 11:49:47 pm
por ana urbano
16 Respostas
15233 Visualizações
Última mensagem Julho 10, 2012, 09:44:52 pm
por Isaura Sobral

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.