collapse

Pesquisa



ATCUD: A MUDANÇA NA FATURAÇÃO JÁ EM JANEIRO DE 2023!

  • 0 Respostas
  • 1360 Visualizações
ATCUD: A MUDANÇA NA FATURAÇÃO JÁ EM JANEIRO DE 2023!
« em: Outubro 20, 2022, 03:27:45 pm »
Caros membros,

A implementação do Código Único do Documento (ATCUD) em faturas e documentos fiscalmente relevantes, está prevista na  Portaria nº 195/2020, de 13 de agosto e será uma realidade já em 2023.

Esta alteração fiscal vem descomplicar a comunicação ao portal das finanças por parte de pessoas singulares, das respetivas despesas dedutíveis em IRS, desenvolvendo, simultaneament e, o controlo das operações realizadas pelos sujeitos passivos, tendo como principal objetivo o combate à fraude e evasão fiscal.

O que é o código único de documento - ATCUD?

O Código Único do documento é constituído pelo código de validação da série e por um número sequencial do documento dentro da série implementado nas faturas, dados pela AT.

Este código carateriza-se por um conjunto de oito carateres e permitir identificar um documento independenteme nte de quem o emite, qual o seu tipo ou série utilizada.

O que significa ATCUD?

ATCUD significa código único do documento, e este é sempre fornecido pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Quando entra em vigor o ATCUD?

A introdução do ATCUD passa a ser obrigatória apenas a partir de 01/01/2023.

A inclusão do QR Code nas faturas e restantes documentos fiscalmente relevantes passou a ser obrigatória desde o dia 1 de janeiro de 2022. Mas no que respeita à impressão do ATCUD nos mesmos tipos de documentos comerciais, esta exigência fiscal foi sucessivamente adiada até 31/12/2022.

O que muda na Faturação com o ATCUD?

As empresas e os restantes sujeitos passivos que utilizem programas de faturação, estão obrigados a emitir faturas, recibos e outros documentos fiscalmente relevantes com a identificação do Código Único do Documento (ATCUD) imediatamente acima do Código QR (QR Code) e deve aparecer obrigatoriamen te em todas as páginas.

O QR Code já é obrigatório desde o início do ano de 2022, para todos os documentos de faturação e outros documentos fiscalmente relevantes processados por softwares de faturação certificados pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

De acordo com o Despacho nº 351-2021.XXII, o ATCUD pode ser associado às séries em uso e comunicadas durante o ano 2022, mas só é obrigatório a partir de 1 de janeiro de 2023.

Na prática, os softwares de faturação certificados passam a estar preparados para comunicar as séries atuais e as novas por Webservice, comunicando eletronicament e a informação para o portal da AT.

Para que os programas possam iniciar a comunicação das séries, é necessário que seja identificado o utilizador do portal da AT, que tem poderes para este ato de comunicação. Portanto, deverá criar (ou editar) o utilizador no portal da AT e de seguida registá-lo no seu software de faturação.

Séries de faturação (ATCUD) como comunicar à AT?

As empresas e outros sujeitos passivos devem comunicar previamente à AT a identificação das séries de faturação utilizadas (ou a utilizar) na emissão de faturação e recibos, sendo que esta comunicação deverá ser efetuada eletronicament e por Webservice através do software de faturação.

Em alternativa, tem disponível a comunicação manual de séries diretamente no portal da Autoridade Tributária.

Os dados que devem ser transmitidos à AT são:

  • Série do documento
  • Tipo de documento
  • Início da numeração sequencial que vai utilizar na série
  • Data prevista de início da utilização da série

Como criar o utilizador para comunicar as séries?

As séries de faturação podem ser comunicadas manualmente  ou por webservice, sendo que para isso é necessário criar ou atribuir esta possibilidade a um utilizador registado no portal da AT, na área de Gestão de Utilizadores do site.

Como criar um utilizador para comunicar séries por Webservice?

Para conseguir efetuar a comunicação das séries a partir de um software de faturação certificado, deverá antecipadament e ativar no portal das finanças, a opção WSE – Comunicação e Gestão de Séries por Webservice.

Como criar um utilizador para comunicar séries manualmente?

Para efetuar a comunicação das séries de forma manual diretamente no portal da AT, terá de selecionar na gestão de utilizadores, a opção CGS – Comunicação e Gestão de Séries.

Como obter o código de validação (ATCUD)?

As empresas devem comunicar à Autoridade Tributária a identificação das séries de faturação. Após ser feita a comunicação, a AT devolve um código de validação, correspondente à série comunicada. Antes de criar uma série, deve pedir à AT o ATCUD.

O ATCUD será apresentado na face das faturas e dos documentos fiscalmente relevantes, no ato da emissão do documento, por software ou outro meio eletrónico como terminais eletrónicos, máquinas registadoras ou balanças eletrónicas.

Em que documentos deve constar o ATCUD?

  • Faturas e documentos
  • Documentos de transporte (guias de transporte) - comprovam a deslocação de mercadorias no âmbito do regime dos bens em circulação
  • Documentos de conferência
  • Recibos- documentos de quitação que comprovam o recebimento

Quem está abrangido pelo ATCUD?

Quem está abrangido pela emissão de faturas e documentos fiscalmente relevantes são todos os sujeitos passivos com sede, instituição estável ou morada em território nacional e outros sujeitos passivos cuja obrigação de emissão de fatura se encontre sujeita às regras estabelecidas na legislação interna nos termos do artigo 35.º-A do CIVA e que se encontrem (ou tenham encontrado) numa das seguintes situações:

  • Volume de negócios superior a 50.000€, no ano civil anterior, ou no exercício em que se inicia a atividade, o período em referência seja inferior ao ano civil, e o volume de negócios anualizado relativo a esse período seja superior àquele montante
  • Tenham softwares de faturação
  • Tenham contabilidade organizada ou por ela tenham optado


O que são documentos fiscalmente relevantes?

Os documentos de transporte, recibos e todos os documentos emitidos, independenteme nte da sua denominação, que sejam suscetíveis, principalmente, de apresentação ao cliente, que possibilitem a conferência de mercadorias ou de prestação de serviço, como por exemplo, as guias de remessa e recibos, etc.

Para garantir o cumprimento desta alteração legal sem esforço, a CentralGest disponibiliza no software de faturação a comunicação automática das séries por webservice, e muito breve já será possível começar a comunicar as séries atuais e começar tranquilamente o ano de 2023.

Cumprimentos,
Equipa CentralGest

 

Mensagens recentes

Iva - Stocks por DANIELA FERREIRA
[Hoje às 11:59:49 am]


Iva -atividade comercial ipss por DANIELA FERREIRA
[Hoje às 11:56:26 am]


Anexo B IRS - 049B : A retenção na fonte declarada ultrapassa o valor máximo por durrr
[Hoje às 06:10:53 am]


Re: IRS Jovem por dafoz
[Hoje às 12:33:12 am]


Divulgação Questionário por Ana_Pereira11
[Abril 19, 2024, 10:05:09 pm]


Compensação pecuniária de natureza global por kiko
[Abril 19, 2024, 03:55:55 pm]


Re: IRS Jovem por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:47:49 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:40:05 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:37:20 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Abril 18, 2024, 02:29:32 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por brandus
[Abril 18, 2024, 12:51:17 pm]


IRS Jovem por dafoz
[Abril 18, 2024, 12:17:37 pm]

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 [20]
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30